100 Open Startups: O Opinion Box foi eleito a startup mais atraente de Marketing e Varejo de 2017

Daniela Schermann
100 Open Startups: O Opinion Box foi eleito a startup mais atraente de Marketing e Varejo de 2017

O Movimento 100 Open Startups divulga, anualmente, o ranking das 100 startups mais atraentes para as grandes empresas. Em 2017, mais de duas mil e oitocentas empresas participaram do processo, que conta com diferentes etapas, e o Opinion Box ficou em primeiro lugar na categoria Marketing e Varejo e em quarto lugar no ranking geral.

Dá para imaginar a nossa alegria? Estamos muito felizes e realizados com essa notícia, que nos enche de motivação e orgulho. Queremos compartilhar com vocês o processo do programa e os aprendizados que tivemos nesse caminho.

O Movimento 100 Open Startups

O 100 Open Startups é uma plataforma online patrocinada por empresas globais que, juntas, avaliam e classificam startups do mundo inteiro. Fazem parte das empresas patrocinadoras grandes marcas como Accenture, Algar, Johnson & Johnson, Natura, IBM, Cemig e outras 55 grandes empresas.

As startups mais atraentes são selecionadas a partir de uma metodologia que envolve cinco etapas e uma pontuação baseada em atratividade, geração de negócios e atração de investimentos.

Como o Opinion Box entrou para o ranking

Nós sabíamos que a disputa era acirrada. Mas tínhamos certeza, também, de que estávamos preparados. Com um trabalho contínuo para desenvolver os nossos produtos, uma equipe capacitada, clientes de diferentes tamanhos e segmentos e um esforço contínuo para crescer e se fortalecer, sabíamos que estávamos prontos para conquistar uma posição de destaque no ranking.

Nós nos inscrevemos na plataforma do Movimento 100 Open Startups em outubro de 2016. Após fazer o cadastro, as startups são avaliadas pelos executivos das empresas patrocinadoras, que selecionam aquelas que têm maior potencial para a etapa seguinte.

A terceira etapa é composta por diferentes eventos realizados nas capitais da inovação. Nós participamos do evento de Belo Horizonte, que foi realizado em novembro, na FINIT.

Lá, nosso CEO, Christian Reed, reuniu-se com diferentes empresas para apresentar nossas soluções em pesquisa de mercado online. Além disso, realizou um pitch para possíveis investidores.

100 Open Startups: O Opinion Box foi eleito a startup mais atraente de Marketing e Varejo de 2017

Para você ter uma ideia, o evento em Belo Horizonte registrou 1.857 reuniões, 746 avaliações presenciais e 390 matches. Os matches ocorrem quando grandes empresas ou investidores sinalizam um interesse pela startup.

Este evento divulga um ranking informal, com as empresas que geraram maior pontuação a partir dos marches e reuniões realizadas. O Opinion Box ficou em terceiro lugar do ranking, entre centenas de startups participantes.

Em fevereiro, então, aconteceu a última e mais importante etapa do evento. As melhores empresas de cada um dos eventos nas capitais da inovação se reuniram em São Paulo. Nosso COO, Felipe Schepers, fez mais de 30 reuniões durante o evento e conquistou o segundo lugar do ranking dessa etapa.

100 Open Startups: O Opinion Box foi eleito a startup mais atraente de Marketing e Varejo de 2017

A metodologia de pontuação do ranking

A pontuação das startups é feita com base no interesse que ela é capaz de gerar nas grandes empresas. Existem 4 níveis de pontos, que variam de 1 a 20. Por exemplo, a cada contrato que a startup fecha com uma grande empresa, ela ganha 10 pontos. Conheça os detalhes da metodologia.

O Opinion Box e o 100 Open Startups

Para nós, participar do 100 Open Startups foi uma experiência única. Pudemos ter diversos aprendizados e experiências marcantes ao longo desse processo, conectando o Opinion Box com empresas e pessoas incríveis em um curto intervalo de tempo.

A dinâmica do evento é surpreendente. Colocar startups de diversos segmentos em contato com grandes empresas, gerando oportunidades reais de negócios e investimentos, é um formato singular. Para nós, a experiência foi tão positiva que já conseguimos gerar proposta para mais de 15 empresas e fechar pelo menos um projeto com 8 delas.

Estamos muito felizes com todos esses resultados, que nos colocaram em primeiro lugar na categoria Marketing e Varejo e em quarto lugar no ranking geral.

Dicas para a sua startup

Se a sua empresa pretende participar do 100 Open Startups de 2018, aqui vão algumas dicas:

Antes de cadastrar sua empresa, tenha em mente que, para ser atraente, a empresa precisa resolver uma dor ou demanda do mercado. Por isso, pergunte-se a você mesmo: qual dor ou necessidade nós estamos resolvendo? Se você não souber responder a esta pergunta, talvez valha a pena refletir mais um pouco sobre seu modelo de negócio.

Recomendado para você:  Pesquisa de mercado para startups: quais fazer e como fazê-las

Agora, se o seu produto já passou pelas fases iniciais de MVP, já foi testado, já tem clientes e está faturando, isso é fundamental para se diferenciar e se tornar atraente para as empresas.

Outro ponto fundamental é conhecer bem seu mercado e saber dimensioná-lo. É preciso saber responder perguntas relativas ao potencial real do seu mercado, quem são seus principais concorrentes e quais são seus diferenciais.

Se tudo correr bem e a sua startup passar para a fase dos eventos presenciais, parabéns! Agora é hora de estar preparado para falar com as empresas. Seja o mais objetivo possível, pois você não vai ter muito tempo. Deixe tempo para que as empresas possam fazer perguntas e ouvir suas respostas.

Além disso, não desperdice os contatos feitos durante o evento. Se alguma empresa demonstrou interesse, entre em contato o quanto antes para se mostrar disponível e continuar a relação.

Será preciso coragem e ousadia. Não tenha medo de falar com as empresas, mesmo aquelas que você inicialmente não tinha selecionado para o speed-dating. E outro ponto que pode fazer toda a diferença: Tenha uma apresentação para investidores e outra para possíveis clientes, já que o foco é diferente.

Queremos agradecer ao Movimento 100 Open Startups e às empresas patrocinadoras pela oportunidade. Além disso, queremos parabenizar as outras empresas que fazem parte do ranking. Confira aqui o ranking completo.

Também poderá gostar de:

Opinion Box é o vencedor do prêmio Fischer ProXXIma Startup A notícia chegou para a gente pelo WhatsApp apenas com vogais: "Aeeee". Foi assim que o Felipe Schepers conseguiu avisar...
StartupBrasilLive: Conheça o dia a dia do Opinion Box com o Startup Br... Aqui no Opinion Box, temos a missão de democratizar a pesquisa de mercado e torná-la mais rápida, prática e eficiente. A...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail