Ranking 100 Open Startups: O Opinion Box é a martech mais atraente de 2020

Daniela Schermann
Ranking 100 Open Startups: O Opinion Box é a martech mais atraente de 2020

O Movimento 100 Open Startups divulga, anualmente, o ranking das 100 startups brasileiras mais atraentes para as grandes empresas. Só na edição deste ano, quase duas mil empresas participaram do processo de avaliação das startups, que conta com diferentes etapas, e o Opinion Box ficou em primeiro lugar na categoria martechs e em terceiro lugar no ranking geral.

Só essa notícia já nos deixaria felizes e cheios de motivação e orgulho, mas o melhor: é o quarto ano consecutivo que ficamos no topo do pódio de marketing! 

Para comemorar mais essa vitória e contar um pouco da nossa trajetória, queremos compartilhar com vocês o processo do programa e os aprendizados que tivemos nesse caminho.

O Movimento 100 Open Startups

A 100 Open Startups é a plataforma internacional de maior impacto na conexão de grandes empresas e startups. Com o registro de mais de 9.400 acordos de negócios, o movimento ajuda a despertar o interesse na colaboração para a inovação em inúmeros executivos e empreendedores.

Nosso COO, Felipe Schepers, conta um pouquinho sobre as possibilidades que o 100 Open Startups pode trazer – e já trouxe para o Opinion Box: “Um movimento com o do 100 Open possibilita que as inovações que estão sendo criadas por diferentes startups cheguem mais fácil às grandes empresas, trazendo impacto real nos negócios de ambos os lados e no mercado de forma geral.”

Como parte do método que tem foco principal na geração de negócios, o movimento publica anualmente o Ranking 100 Open Startups com as startups mais atraentes para o mercado corporativo. A publicação tem como objetivo dar alta visibilidade para as startups selecionadas pelo mercado, e com isso ampliar as oportunidades para estas iniciativas que encontram-se em estágio adequado para a conexão com grandes empresas, geração de valor e de novos negócios.

A metodologia de pontuação do ranking

A metodologia do Ranking 100 Open Startups dá pontos para as startups que mais despertam interesse em grandes instituições. São considerados 16 tipos de relacionamento entre as empresas, divididos em 4 categorias, com pontuação equivalente a 1, 5, 10 e 20 pontos, que avaliam fatores que vão desde o estágio atual da startup até os negócios já gerados por ela.

Atualmente, mais de 2 mil grandes empresas contribuem para a constituição do Ranking que destaca as startups com melhor desempenho no período de um ano, em uma série de eventos realizados pelo 100 Open Startups, despertando interesse e fechando contratos com grandes empresas. 

Para entender melhor a metodologia completa do ranking, clique aqui e acesse o site do 100 Open Startups.

O Opinion Box e o 100 Open Startups

Para nós, participar de cada edição do 100 Open Startups foi uma experiência única. Pudemos ter diversos aprendizados e experiências marcantes ao longo desse processo, conectando o Opinion Box com empresas e pessoas incríveis em um curto intervalo de tempo.

A dinâmica do evento é surpreendente. Colocar startups de diversos segmentos em contato com grandes empresas, gerando oportunidades reais de negócios e investimentos, é um formato singular. Na prática, a participação do Opinion Box nos eventos do 100 Open Startups já resultou em uma série de novos contatos, propostas e grandes clientes, como a Faber-Castell e a Accenture!

Estamos muito felizes com todos esses resultados, que nos colocaram em primeiro lugar na categoria Martechs pelo quarto ano consecutivo e no top 3 do ranking geral.

Quer fazer parte dessa história?

Se você se interessou pela nossa história e quer fazer parte da martech mais atraente do Brasil, fique de olho nas nossas vagas disponíveis!

Para conferir e se inscrever nas vagas que temos disponíveis, é só acompanhar por aqui. Estamos te esperando para conquistarmos ainda mais prêmios e reconhecimento no mercado!

Dicas para a sua startup

Se a sua empresa pretende participar do 100 Open Startups, aqui vão algumas dicas:

Antes de cadastrar sua empresa, tenha em mente que, para ser atraente, a empresa precisa resolver uma dor ou demanda do mercado. Por isso, pergunte-se a você mesmo: qual dor ou necessidade nós estamos resolvendo? Se você não souber responder a esta pergunta, talvez valha a pena refletir mais um pouco sobre seu modelo de negócio.

Agora, se o seu produto já passou pelas fases iniciais de MVP, já foi testado, já tem clientes e está faturando, isso é fundamental para se diferenciar e se tornar atraente para as empresas.

Outro ponto fundamental é conhecer bem seu mercado e saber dimensioná-lo. É preciso saber responder perguntas relativas ao potencial real do seu mercado, quem são seus principais concorrentes e quais são seus diferenciais.

Se tudo correr bem e a sua startup passar para a fase dos eventos presenciais, parabéns! Agora é hora se preparar para falar com as empresas. Mesmo sendo uma reunião curta (cerca de 15 a 20 min), isso não significa que você não precisa estar preparado. Se conseguir marcar uma conversa, antes da conversa busque informações da empresa, entenda o que ela faz e já pense em caminhos relacionados entre a dor que você resolve e onde pode contribuir na empresa que vai conversar.

O Felipe Schepers, que participa de todos os eventos do 100 Open Startups desde nossa primeira premiação, conta um pouquinho sobre como é a dinâmica para as startups. “A lógica de speed-datings permite que desenvolvemos uma capacidade de se reinventar a cada conversa, entendendo como os nossos negócios podem atender a necessidades diferentes em cada empresa. Além disso, permite que, em pouco tempo, se consiga otimizar diversas etapas do funil de vendas, criando uma oportunidade real de negócio.”

Além disso, não desperdice os contatos feitos durante o evento. Se alguma empresa demonstrou interesse, entre em contato o quanto antes para se mostrar disponível e continuar a relação.

Será preciso coragem e ousadia. Não tenha medo de falar com as empresas, mesmo aquelas que você inicialmente não tinha selecionado para o speed-dating. E outro ponto que pode fazer toda a diferença: Tenha uma apresentação para investidores e outra para possíveis clientes, já que o foco é diferente.

Por fim, queremos agradecer ao Movimento 100 Open Startups e às empresas patrocinadoras pela oportunidade. Outro agradecimento especial vai para todo o time Opinion Box, nossos clientes e parceiros – sem os quais, nada disso seria possível. Além disso, queremos parabenizar as outras empresas que fazem parte do ranking junto conosco. Confira aqui o ranking completo.

Também poderá gostar de: