Questionário de pesquisa: quantas perguntas eu preciso fazer?

Daniela Schermann
Questionário de pesquisa: quantas perguntas eu preciso fazer?

Seria muito bom se houvesse uma resposta simples e direta para essa pergunta. Mas, para definir o tamanho ideal do seu questionário de pesquisa, é preciso levar em conta alguns pontos importantes.

Eu vou falar sobre cada um desses pontos para que você possa ter certeza que o seu questionário de pesquisa está do tamanho ideal. Vamos lá?

Os objetivos da pesquisa de mercado

A pergunta mais importante que você precisa se fazer não é qual o número de questões que o seu questionário de pesquisa precisa ter. O que você precisa ter em mente é se todas as questões do seu questionário estão alinhadas com os objetivos da sua pesquisa.

Por exemplo, uma pesquisa de NPS tem como objetivo avaliar a satisfação dos clientes de uma marca, e seu questionário possui apenas uma ou, no máximo, duas questões. A primeira pergunta quer saber, em uma escala de 1 a 10, se a pessoa indicaria o produto ou serviço avaliado para um amigo ou conhecido. A segunda pergunta quer saber o que motivou a resposta da primeira questão. Com essas duas respostas, já é possível atingir os objetivos da pesquisa de NPS.

Em outros casos, você precisará de muito mais perguntas para entender o perfil e os hábitos do seu consumidor, por exemplo. Mas é sempre importante se perguntar se todas as perguntas que estão no questionário realmente importam para o objetivo inicial.

É bem comum, quando se está construindo um questionário de pesquisa, se empolgar e querer fazer muitas perguntas sobre diferentes temas. Mas isso apenas vai tornar o questionário muito extenso, e não vai trazer resultados reais para o seu problema de pesquisa de mercado. Por isso, é sempre importante avaliar se todas as questões estão alinhadas com seus objetivos iniciais.

Taxa de abandono do questionário de pesquisa

Se você estiver fazendo a pesquisa de mercado com os seus contatos, é importante ter em mente que a taxa de retorno da sua pesquisa pode ser bem baixa. Em geral, elas variam entre 1% e 5% do total do seu mailing.

Isso vai depender da qualidade do mailing, da forma como o email com o convite da pesquisa foi escrito e, principalmente, do tamanho do seu questionário. Basta se colocar no lugar do seu entrevistado: nós sabemos que uma das coisas mais valiosas, para qualquer pessoa hoje, é o tempo dela. Se o seu questionário é muito longo, significa que a pessoa vai ter que passar mais tempo respondendo àquelas perguntas.

Por isso, quanto maior o questionário de pesquisa, maior o número de pessoas que vão desistir de responder às perguntas no meio.

Orçamento disponível para a pesquisa de mercado

Sim, o tamanho do questionário influencia diretamente no preço da sua pesquisa de mercado. Isso vale tanto para as pesquisas no Painel de Respondentes quanto para as pesquisas com seus contatos, já que você só consegue fazer pesquisas no plano gratuito com até 10 questões.

Este é mais um motivo para você avaliar se todas as perguntas que estão no seu questionário precisam realmente estar lá.

Objetividade é importante, mas não exagere

Até agora, eu bati muito na tecla de que é importante ter um questionário enxuto e objetivo. Isso é verdade, mas como tudo na vida, é importante não exagerar! Certifique-se de que seu questionário está dando conta do recado e que você vai conseguir extrair resultados reais da pesquisa.

Uma boa forma de fazer isso é pedir para alguém testar o seu questionário. Peça para um colega, sua mãe, amigo, marido ou namorada responder às perguntas. Ao final, peça para ele dizer como se sentiu respondendo à pesquisa. Teve dificuldades de responder alguma questão ou se sentiu falta de algum tema ou pergunta?

Além disso, antes de enviar o seu questionário, revisite o briefing da sua pesquisa de mercado e relembre seus objetivos. Com as perguntas que você criou, será possível atingir os seus objetivos iniciais? Se a resposta for sim, então você está pronto para enviar seu questionário de pesquisa.

Mas então, qual o tamanho ideal do questionário de pesquisa?

Como eu disse no início do post, não existe um número exato de perguntas. O tamanho ideal é aquele que vai atingir seus objetivos, sem se tornar muito cansativo para os entrevistados.

Quer mais dicas e informações para criar o seu questionário de pesquisa? Baixe agora mesmo o nosso kit de questionário! Você vai receber um ebook, um infográfico e uma seleção dos melhores posts do nosso blog sobre o assunto.

Questionário de pesquisa: quantas perguntas eu preciso fazer?  

Quero fazer uma pesquisa de mercado

Se você quer fazer uma pesquisa de mercado para tomar decisões com base em dados e não em achismos, precisa conhecer o Opinion Box.

Nós temos uma plataforma de pesquisa de mercado em que você pode fazer sua pesquisa sozinho. Você cria o seu questionário e o envia para os seus contatos ou para o nosso Painel de Respondentes. Temos mais de 1 milhão de usuários em todo o país, prontos para responder às suas perguntas.

Se precisar falar com um público específico ou quiser ajuda para fazer sua pesquisa de mercado, não se preocupe! Nós temos um time de especialistas em pesquisa de mercado pronto para te ajudar. Podemos responder às suas dúvidas ou até mesmo cuidar da pesquisa do início ao fim. Converse com a gente!

Também poderá gostar de: