4 coisas essenciais para criar um questionário de pesquisa de mercado

Daniela Schermann
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
4 coisas essenciais para criar um questionário de pesquisa de mercado

O primeiro passo para criar uma pesquisa de mercado de sucesso é elaborar suas perguntas. O questionário de pesquisa reúne todas as questões que os entrevistados vão responder para que você possa obter os dados que precisa.

Com os resultados da pesquisa de mercado em mãos, você pode tomar decisões com segurança, sem depender apenas da sua intuição para escolher o melhor caminho.

Para criar um questionário de pesquisa eficaz, algumas dicas são muito importantes. Antes de mais nada, é preciso conhecer os diferentes tipos de pergunta que você pode utilizar em um questionário. Além disso, existem recursos que ajudam a tornar o seu questionário mais interativo e dinâmico para quem for responder, como por exemplo, fotos e vídeos.

Essas são dicas muito importantes que você deve sempre ter em mente ao criar um questionário de pesquisa. Mas, além disso, existem 5 coisas que você não pode esquecer nunca (e que são muito fáceis de esquecer, por isso a atenção precisa ser redobrada):

1. Perguntas obrigatórias

Normalmente, em um questionário de pesquisa, existem perguntas obrigatórias e perguntas opcionais. O entrevistado não consegue avançar sem antes responder uma pergunta obrigatória, mas pode escolher pular uma pergunta opcional.

Ao fazer um questionário na plataforma de pesquisa do Opinion Box, é preciso marcar ou desmarcar a caixa “pergunta obrigatória”, que aparece ao acrescentar/editar cada pergunta. Nunca se esqueça de conferir se as perguntas estão marcadas da forma correta, pois isso pode prejudicar seus resultados.

2. Alternativas de respostas

Ao criar uma pergunta com alternativas, é importante verificar se você está cobrindo todos os cenários possíveis de resposta.

Por exemplo, se você está perguntando com qual frequência o entrevistado consome determinado produto, certifique-se de que todos os intervalos possíveis estão sendo incluídos.

Em muitos casos, é válido incluir uma opção que ajude a cobrir todos os cenários, como por exemplo “outros” ou “nenhum”. Não deixe de analisar se não é o caso de incluir uma dessas alternativas nas suas questões.

Recomendado para você:  Questionário: 21 dicas resumidas para criar um questionário eficaz

3. Paginação

Pode parecer um simples detalhe, mas a paginação faz toda a diferença na vida de quem responde a pesquisa. Por isso mesmo, a paginação ajuda a aumentar a taxa de resposta da sua pesquisa de mercado.

Dividir seu questionário de pesquisa em diferentes páginas ajuda na organização e visualização das perguntas. Além disso, a paginação é essencial para otimizar seu questionário para dispositivos móveis.

Não existe uma regra precisa, mas a gente recomenda que não se passe de 3 a 4 perguntas por página.

4 coisas essenciais para criar um questionário de pesquisa de mercado  

4. Teste de questionário

Ao terminar de criar um questionário de pesquisa, ficamos tão empolgados e ansiosos para lançar a pesquisa, que muitas vezes acabamos nos esquecendo de um item fundamental.

O teste do questionário ajuda a encontrar erros de ortografia, problemas de lógica e dificuldades de compreensão de um ou outro enunciado. Teste seu questionário e, de preferência, peça para que uma outra pessoa, que não participou do processo de criação da pesquisa, também faça o teste.

Terminei de criar o questionário de pesquisa. E agora?

O próximo passo da sua pesquisa de mercado é definir o público que irá responder à pesquisa. No Opinion Box, você pode fazer a pesquisa com seus próprios contatos, por email ou por link, ou utilizar nosso painel de respondentes.

Temos um painel com mais de 100 mil pessoas prontas para responder às suas pesquisas. Basta selecionar o perfil que deseja e nós enviaremos suas perguntas apenas para as pessoas que se encaixam neste perfil.

Precisa de ajuda para criar a sua pesquisa de mercado? Fale com um de nossos especialistas.

4 coisas essenciais para criar um questionário de pesquisa de mercado4 coisas essenciais para criar um questionário de pesquisa de mercado4 coisas essenciais para criar um questionário de pesquisa de mercado4 coisas essenciais para criar um questionário de pesquisa de mercado

Também poderá gostar de:

Como utilizar a plataforma de pesquisa de mercado do Opinion Box Provavelmente você já sabe. Mas, se ainda não sabe, vai gostar de saber que o Opinion Box possui uma plataforma de pesqu...
Redes sociais: como funcionam os algoritmos e o que isso tem a ver com... Não é novidade para ninguém a importância das redes sociais para empresas, produtos e serviços. O Facebook e outras rede...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail