Questionário: Perguntas de pesquisa de mercado para lançar produto novo

Daniela Schermann
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Questionário: Perguntas de pesquisa de mercado para lançar produto novo

Surgiu uma boa ideia para desenvolver um produto ou serviço, que tem tudo para dar certo? Ótimo! Mas fazer uma pesquisa de teste de conceito de produto antes de lançá-lo oficialmente pode ser fundamental. A pesquisa de teste de produto economiza tempo e dinheiro, além de fazer as correções necessárias antes de colocá-lo no mercado.

Ao fazer uma pesquisa de teste de produto, você vai descobrir se a sua ideia é mesmo genial, pode identificar qual o seu público alvo, saber se já existem concorrentes no mercado e quais os pontos fortes e fracos deles e descobrir até mesmo quanto as pessoas estão dispostas a pagar pela novidade.

Primeiro passo: apresentar o produto

Descreva em linhas gerais no questionário o que é o seu produto. Muitas pessoas se preocupam com a confidencialidade das informações, com receio de que algum dos entrevistados copie a ideia. Ainda que haja uma chance muito remota disso acontecer de fato, existem algumas formas de se prevenir. Você pode não revelar todos os aspectos do produto, por exemplo.

Explique apenas o suficiente para que as pessoas entendam o que ele faz e para o que serve, sem revelar detalhes de como funciona ou do que é feito. Outra estratégia é realizar a pesquisa quando você já estiver em uma etapa mais madura do processo – assim, qualquer pessoa que for começar a desenvolver o projeto do zero não terá tempo hábil para alcança-lo.

O mais importante, no entanto, é confiar na sua ideia e na sua habilidade para desenvolvê-la. Se você estiver focado, confiar na sua ideia e souber o que precisa ser feito para desenvolvê-la, acredite, ninguém irá fazer isso antes de você.

Questionário: Perguntas de pesquisa de mercado para lançar produto novo

Avaliar a aceitação do produto

Após a explicação, é hora de descobrir o que as pessoas acharam da sua ideia. A melhor forma de medir a aceitação é usando perguntas de escala. Pense em dois ou três adjetivos que melhor definem o seu produto e peça para as pessoas darem uma nota. Por exemplo, uma escala de 1 a 10 em que 1 é “nada inovador” e 10 é “muito inovador”. Se achar pertinente, peça para as pessoas justificarem a sua nota.

Outras formas de medir a aceitação é perguntar se as pessoas comprariam o produto e se elas o indicariam para alguém.

Recomendado para você: NPS: tudo o que você precisa saber sobre a metodologia de satisfação de clientes utilizada por empresas do mundo todo

Identificar a concorrência

Descubra quem são os seus concorrentes e o que o público pensa sobre os produtos da concorrência. Esta é uma excelente forma de encontrar oportunidades de se diferenciar, tanto no desenvolvimento do produto quanto na comunicação e posicionamento da marca.

Pontos de venda e comunicação

Onde seu produto será comercializado? Onde os clientes irão pesquisar informações sobre ele? Você já pode ter algumas ideias em mente, mas não deixe de perguntar para seu público o que eles imaginam. Você pode se surpreender com as respostas obtidas.

E quem eu devo entrevistar em uma pesquisa de teste de produto?

Quando você tem uma ideia e conta para amigos e conhecidos, todos torcem para o seu sucesso. Neste caso, a opinião deles acaba sendo muito parcial e por isso, não é recomendável que você envie a pesquisa para o seu mailing pessoal.

A melhor opção é utilizar um painel de respondentes. Se você não tem certeza de qual é o seu público alvo, faça com o público geral. Mas se já sabe, por exemplo, que seu produto atende apenas as mulheres ou será comercializado apenas em um estado ou região do país, utilize filtros de segmentação e fale diretamente com quem te interessa.

Nós queremos ajudar você a ter sucesso nas suas pesquisas. Por isso, oferecemos gratuitamente um questionário com 15 perguntas editáveis para uma pesquisa de teste de produto. Faça sua pesquisa hoje mesmo, teste sua ideia e boa sorte!

Acesse aqui gratuitamente o seu questionário de Teste de Produto.

Questionário: Perguntas de pesquisa de mercado para lançar produto novoQuestionário: Perguntas de pesquisa de mercado para lançar produto novoQuestionário: Perguntas de pesquisa de mercado para lançar produto novoQuestionário: Perguntas de pesquisa de mercado para lançar produto novo

Também poderá gostar de:

5 filmes que podem te dar lições sobre pesquisas de mercado Dizer que as pesquisas de mercado estão sempre presentes na vida de todos já não surpreende ninguém.Nas salas de ci...
Como fazer pesquisa de mercado para abertura de novas empresas Se você acredita que tem uma ideia inovadora para um negócio, encontrou uma boa oportunidade para empreender ou percebeu...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail