Teste de produto: Como fazer pesquisa de mercado para lançar um produto novo?

Danielle Salgado
Teste de produto: Como fazer pesquisa de mercado para lançar um produto novo?

Você teve uma boa ideia para desenvolver um produto ou serviço que tem tudo para dar certo? Ótimo! No entanto, fazer uma pesquisa de teste de produto antes de lançá-lo oficialmente no mercado pode ser fundamental. Esse tipo de pesquisa é muito importante para economizar tempo e dinheiro, além de possibilitar a oportunidade de fazer as correções necessárias para o produto em fase de teste.

Ao fazer uma pesquisa de teste de produto, você vai descobrir se a sua ideia é mesmo genial. Além disso, também poderá identificar qual o seu público-alvo, saber se já existem concorrentes no mercado e quais os pontos fortes e fracos deles e descobrir até mesmo quanto as pessoas estão dispostas a pagar pela novidade.

O que é teste de produto?

O teste de produto é o processo que ele passa antes de ser lançado oficialmente no mercado. O principal objetivo é chegar a um conceito que esteja atrelado às necessidades dos consumidores que fazem parte do público-alvo dele.

Dessa forma, todo produto novo precisa satisfazer alguma dor, desejo ou necessidade do consumidor. Sendo assim, antes de lançar um produto no mercado, faça uma pesquisa de mercado para apresentar valor ao seu produto e ver se os consumidores identificam e concordam com sua proposta.

A partir de uma pesquisa de teste de produto, por exemplo, é possível avaliar questões importantes, como o sentimento do cliente e o quanto ele está disposto a pagar por ele. Assim, você conseguirá identificar as melhores ideias e oportunidades para seguir adiante.

Além disso, por meio do teste de produto é possível oferecer diferentes versões dele para identificar qual delas agrada mais o seu público e obter um feedback sobre cada um deles. 

Quando fazer uma pesquisa de teste de produto?

Muitas pessoas acreditam que a pesquisa de teste de produto acontece somente antes de lançá-lo no mercado.

No entanto, você também pode fazê-la para avaliar um produto ou serviço que já está disponível para os consumidores.

Dessa forma, você pode testar um produto que já existe para entender como melhorá-lo, ampliá-lo ou desenvolver produtos similares, além de identificar os diferenciais em relação à concorrência e outros atributos de valor.

Como fazer uma pesquisa de teste de produto?

Primeiramente, para começar uma pesquisa de teste de produto, é preciso apresentá-lo para os respondentes.

Dessa forma, o primeiro passo é descrever em linhas gerais no questionário o que é o seu produto. É importante ressaltar que muitas pessoas se preocupam com a confidencialidade das informações, com receio de que algum dos entrevistados copie a ideia.

Nesse sentido, ainda que haja uma chance muito remota disso acontecer de fato, existem algumas formas de se prevenir. Você pode não revelar todos os aspectos do produto, por exemplo.

Sendo assim, explique apenas o suficiente para que as pessoas entendam o que ele faz e para o que serve, sem revelar detalhes de como funciona ou do que é feito.

Além disso, outra boa estratégia para evitar isso é realizar a pesquisa quando você já estiver em uma etapa mais madura do processo – assim, qualquer pessoa que for começar a desenvolver o projeto do zero não terá tempo hábil para alcançá-lo.

O mais importante, no entanto, é confiar na sua ideia e na sua habilidade para desenvolvê-la. Se você estiver focado, confiar na sua ideia e souber o que precisa ser feito para desenvolvê-la, acredite, ninguém irá fazer isso antes de você.

Se você está pensando em fazer uma pesquisa de teste de produto, recomendamos a leitura do nosso ebook com informações completas sobre esse tipo de pesquisa:

Avaliar a aceitação do produto

Após a explicação, é hora de descobrir o que as pessoas acharam da sua ideia. Nesse sentido, a melhor forma de medir a aceitação é usando perguntas de escala. Pense em dois ou três adjetivos que melhor definem o seu produto e peça para as pessoas darem uma nota.

Por exemplo, você pode utilizar uma escala de 1 a 10 em que 1 é “nada inovador” e 10 é “muito inovador”. Se você achar pertinente, peça para as pessoas justificarem a sua nota.

Outras formas de medir a aceitação é perguntar se as pessoas comprariam o produto e se elas o indicariam para alguém.

Recomendado para você:  Metodologia NPS: o que é e qual a importância?

Identificar a concorrência

Descubra quem são os seus concorrentes e o que o público pensa sobre os produtos da concorrência. Esta é uma excelente forma de encontrar oportunidades de se diferenciar, tanto no desenvolvimento do produto quanto na comunicação e posicionamento da marca.

Além disso, com o feedback dos seus clientes sobre a concorrência, é possível fazer benchmarking para entender o que pode dar certo ou não com o seu novo produto.

Pontos de venda e comunicação

Onde seu produto será comercializado? Onde os clientes irão pesquisar informações sobre ele? Você já pode ter algumas ideias em mente, mas não deixe de perguntar para seu público o que eles imaginam. Você pode se surpreender com as respostas obtidas.

Esse é um momento importante para considerar se o seu produto será comercializado apenas online ou se é viável abrir uma loja física, por exemplo.

Além disso, ao entender os canais de venda e comunicação, você também poderá elaborar um planejamento de estratégia omnichannel, entendendo quais são os canais em que o seu público estará mais presente e como fazer com que eles funcionem de forma integrada.

E quem eu devo entrevistar em uma pesquisa de teste de produto?

Quando você tem uma ideia e conta para amigos e conhecidos, todos torcem para o seu sucesso. Neste caso, a opinião deles acaba sendo muito parcial e por isso, não é recomendável que você envie a pesquisa para o seu mailing pessoal.

A melhor opção é utilizar um painel de respondentes. Se você não tem certeza de qual é o seu público alvo, faça com o público geral. Mas se já sabe, por exemplo, que seu produto atende apenas às mulheres ou será comercializado apenas em um estado ou região do país, utilize filtros de segmentação e fale diretamente com quem te interessa.

Nós queremos ajudar você a ter sucesso nas suas pesquisas. Por isso, oferecemos gratuitamente questionários com perguntas editáveis para uma pesquisa de teste de produto. Faça sua pesquisa hoje mesmo, teste sua ideia e boa sorte!

Além disso, aqui no Opinion Box você consegue criar a sua própria pesquisa de teste de produto na nossa Plataforma de Pesquisa. Caso o seu projeto seja mais elaborado, também é possível fazer pesquisas customizadas com o nosso time de especialistas que cuidará do seu projeto do início ao fim.

Quer saber mais sobre como criar a sua própria pesquisa de mercado online? É só clicar no banner abaixo e entrar em contato com nossos consultores.

Também poderá gostar de: