Por trás da mais completa pesquisa de Marketing de Conteúdo no Brasil

Renato Mesquita (Autor convidado)
Por trás da mais completa pesquisa de Marketing de Conteúdo no Brasil

As pesquisas de mercado são fundamentais para você conhecer não só o seu produto ou os seus clientes, mas também o seu mercado como um todo.

Hoje nós convidamos o Renato Mesquita, da Rock Content, a maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil, para contar sobre uma pesquisa que eles realizaram para entender melhor o mercado de marketing de conteúdo. Olha só que legal!

Tendências do Marketing de Conteúdo 2015

O Marketing de Conteúdo é um mercado relativamente novo em terras brasileiras. A maioria das referências e empresas ainda vêm dos EUA. Muitos ainda não sabem o que esse conceito realmente significa ou como usá-lo como parte essencial de suas estratégias de Marketing Digital

Foi com esse pensamento e curiosidade que nós, da Rock Content, produzimos a mais completa pesquisa sobre Marketing de Conteúdo do Brasil para finalmente entender como andam as coisas por aqui.

Sobre a pesquisa: metodologia

O Tendências do Marketing de Conteúdo 2015 começou dentro da Rock Content como um projeto ambicioso. A Clara Borges e o Diego Gomes, responsáveis pelo projeto, tinham uma meta definida em mente: começar do zero e publicar a pesquisa dentro de um prazo de 45 dias.

O formulário foi inspirado por muitas pesquisas desse tipo que já foram realizadas lá fora, tendo como principais inspirações as pesquisas do Content Marketing Institute e da Hubspot. Todas as etapas da pesquisa passaram por aprovação prévia do nosso time da Rock Content. As perguntas foram testadas e revisadas, o título foi escolhido em conjunto (decidimos após consulta com a equipe pelo título Tendências do Marketing de Conteúdo 2015), mudanças e melhorias foram sendo feitas no caminho enquanto nosso time garantia que a pesquisa estava pronta para ser lançada.

Esse trabalho em conjunto foi essencial para o incrível resultado que tivemos.

Em apenas 4 dias de lançamento e divulgação em diversos canais – a pesquisa foi lançada por e-mail para cerca de 150 mil pessoas e divulgada de maneira extensa no Facebook, Twitter, LinkedIn – a nossa pesquisa Tendências do Marketing de Conteúdo 2015 recebeu 2.233 respostas de participantes de diversas empresas, indústrias e áreas de atuação no Brasil. Sorteamos um alto-falante Beats Pill como incentivo para participação na nossa pesquisa.

Recomendado para você: Marketing de conteúdo e pesquisa de mercado: como gerar conteúdo relevante para o seu público-alvo

Depois de encerrado o período de captação de respostas tivemos que correr contra o tempo: uma semana foi dedicada para análise e mensuração de dados, uma semana para escrita e revisão do relatório e uma semana para a diagramação de todas as peças da pesquisa pelo nosso time de Design.

Resultados

Os resultados que conseguimos com a pesquisa foram muito reveladores.

Por trás da mais completa pesquisa de Marketing de Conteúdo no Brasil

69% dos participantes revelaram que já usam o Marketing de Conteúdo como parte de sua estratégia de Marketing, com 57% desses com pelo menos 2 membros de sua equipe sendo responsáveis pela geração de conteúdo.

Por trás da mais completa pesquisa de Marketing de Conteúdo no Brasil

Além disso, para o próximo ano, 61% dos nossos entrevistados preveem um aumento de investimento no orçamento dedicado para o Marketing de Conteúdo – o que são ótimas notícias para nós aqui na Rock Content 😉

Conclusão

O relatório completo tem essas e muitas outras respostas e estatísticas que nos deixam muito esperançosos com a realidade do Marketing de Conteúdo no Brasil.

Sugerimos que você acesse a pesquisa completa aqui para conferir melhor todos os dados que coletamos.

O que vemos é que esse novo jeito de fazer Marketing está conquistando as novas empresas – que vêem nele uma oportunidade para se destacar de maneira original e que conquiste o seu cliente.

Nosso objetivo principal foi entender como os profissionais brasileiros estão utilizando o Marketing de Conteúdo em suas empresas e analisar as perspectivas da área para o futuro.

Esperamos que essa pesquisa seja útil e que sirva de referência para profissionais que lidam com o assunto (ou que estão pensando em investir em conteúdo).

E ano que vem estaremos de volta para o Tendências do Marketing de Conteúdo 2016. Nos vemos lá!

Também poderá gostar de: