Por que sua estratégia de pesquisa de mercado está dando errado

Pedro D'Angelo
Por que sua estratégia de pesquisa de mercado está dando errado

Fazer uma pesquisa de mercado está cada vez mais fácil, rápido e barato. Com as ferramentas de pesquisa online, então, a vida de quem vai fazer pesquisas tem ficado muito melhor. Isso não quer dizer, porém, que uma estratégia de pesquisa de mercado tem tudo para dar certo tão facilmente.

É necessário uma série de cuidados para que sua pesquisa te forneça todos os insights necessários para que sua empresa possa vender mais, garantir a satisfação do cliente ou manter os funcionários satisfeitos. E se as coisas não estão funcionando do jeito que você esperava, o que pode estar acontecendo?

Vamos listar alguns dos erros mais comuns que podem explicar por que sua estratégia de pesquisa de mercado está dando errado – e o que fazer para sair da pior, é claro.

Seu objetivo não está claro

As pessoas responderam seu questionário, a coleta correu com tranquilidade e, justo na hora de analisar os resultados, as entrevistas não estão te levando a lugar algum. Se as respostas que você obteve não estão conclusivas, pode ser que o erro esteja logo no primeiro passo da elaboração do projeto de pesquisa: seu objetivo final não está claro.

Para resolver essa situação, tenha sempre em mente que, antes de mais nada, sua pesquisa deve ter um problema bem delimitado. O problema é aquilo que você está procurando saber, o objetivo claro que você deseja alcançar.

A dica para definir o problema da sua pesquisa é resumi-la em uma única pergunta, como por exemplo: “O que o público achou do meu evento?” ou “Quanto o cliente pagaria por um delivery do meu produto?”. Se o seu projeto de pesquisa de mercado ainda não possui um objetivo bem claro, um problema específico, passe mais tempo na etapa de planejamento do projeto antes de avançar.

Recomendado para você: 5 formas de evitar perguntas tendenciosas ao criar o seu questionário

O tamanho da amostra está errado

Vamos supor que você pretende abrir uma loja de produtos fitness na sua cidade. Para saber se o consumidor local compraria seus produtos, você resolveu entrevistar 50 pessoas. Dos resultados, 30 pessoas disseram que certamente consumiriam produtos fitness. Outras 10 disseram que não, não se interessam por produtos do segmento. As 10 restantes não souberam opinar ou ficaram “em cima do muro”.

Matematicamente, 60% dos entrevistados mostraram interesse no seu novo negócio. Parece ótimo, mas pense bem: você tomaria a decisão de abrir uma empresa, alugar um espaço, contratar funcionários e comprar de fornecedores com base em meras 30 pessoas? Provavelmente não.

Nesse caso, o tamanho da sua amostra foi insuficiente em vista do seu objetivo. E decidir quantas entrevistas são necessárias para uma pesquisa de mercado pode parecer tarefa difícil, mas isso não é necessariamente verdade.

Tendo em vista o tamanho da sua população e o quanto sua pesquisa deve ser exata, você consegue facilmente chegar à amostra ideal. E é claro que vamos te ajudar nisso também, é só ler esse post.

“Ninguém quer responder meu questionário”

Depois da pesquisa lançada, uma das piores situações que podem aparecer pelo caminho é que aparentemente ninguém quer responder seu questionário. Além da sensação de tristeza e rejeição, isso ainda pode causar transtornos em relação aos prazos do projeto, por exemplo.

Se os respondentes não querem responder à pesquisa, várias atitudes podem e devem ser tomadas, variando de acordo com o tipo de coleta que você escolheu. Caso a sua pesquisa seja feita por email, lembre-se que quanto maior o seu mailing melhor, afinal a taxa de retorno nesse caso costuma variar entre 1% e 5%. A qualidade do mailing também diz muito, por isso não sair por aí comprando listas com e-mails aleatórios, pois eles não costumam trazer o retorno esperado.

Caso sua pesquisa esteja sendo realizada em um Painel de Respondentes, se os resultados estão demorando a aparecer, pode ser que você tenha escolhido mal o seu público-alvo. Nesse exemplo, se a sua pesquisa for feita no painel do Opinion Box, não se preocupe: nosso time de especialistas fará tudo que for necessário para evitar que isso aconteça antes mesmo da pesquisa ser enviada para os respondentes.

(x) Nenhuma das respostas anteriores

Se nenhum dos cenários que levantamos explica o porquê da sua estratégia estar dando errado, precisamos conversar. Para que a gente possa te ajudar a entender o problema, entre em contato com nosso time de especialistas. Certamente iremos encontrar a sua falha e corrigi-la.

Também poderá gostar de: