Pesquisas de mercado: você está fazendo até sem perceber

Pedro D'Angelo
Pesquisas de mercado: você está fazendo até sem perceber

Se você ainda acredita que pesquisas de mercado são difíceis de fazer e só especialistas devem se aventurar nessa tarefa, vai acabar se surpreendendo ao perceber como ela faz parte do seu dia a dia.

Aqui no blog nós já desvendamos alguns mitos clássicos sobre o universo das pesquisas, mas ainda existe muita gente que considera o assunto muito distante da sua realidade. Não seja uma dessas pessoas: nas tarefas mais banais do seu cotidiano é possível encontrar um método ou um tipo de pesquisa que é utilizado para resolver um ou outro problema da sua vida.

Você está na dúvida de qual carro comprar, se está na hora de mudar de emprego, ou até mesmo se deve insistir naquele relacionamento amoroso ou não. Qual a primeira coisa que você faz? Pede a opinião de alguém. Por que na hora de tomar as decisões no seu negócio você deveria agir de forma diferente?

Pesquisas de mercado: você está fazendo até sem perceber

É aqui que entram as pesquisas de mercado. Veja então três exemplos simples de como fazemos pesquisa frequentemente nas nossas vidas:

Escolhendo uma roupa

Você está comprando uma roupa e está na dúvida se ficou bom. Ou então, você está para sair à noite e não consegue escolher o look ideal. O que fazer? A resposta mais óbvia é pedir opinião! Seja da sua mãe ou daquela amiga mais antenada no mundo da moda, é importante saber que, nesse momento, você deve ir atrás de quem entende do assunto e – claro – te conhece e quer te ajudar. Se você procura ouvir as pessoas seguindo essa lógica, parabéns, você já está por dentro de um dos princípios das pesquisas de mercado. Mais trivial do que parece, não?

Pesquisas de mercado: você está fazendo até sem perceber

Testando uma nova receita

Você descobriu uma nova receita por aí ou quer imitar aquele prato que viu no Masterchef , então é hora de recorrer aos amigos, família, namorado ou namorada para servir de cobaia. Nessas horas, o que você basicamente está fazendo, saiba você ou não, é um teste de produto. É esse tipo de pesquisa que as empresas fazem quando vão lançar alguma novidade no mercado e precisam saber da opinião do público para aprovar ou não a novidade. Esses testes existem para identificar se a ideia, que pareceu tão boa enquanto era desenvolvida, realmente vai ter a aprovação de quem mais entende do assunto: o consumidor.

Pesquisas de mercado: você está fazendo até sem perceber

Pedindo opinião no Facebook

Nada mais normal atualmente do que recorrer às redes sociais para tirar dúvidas e pedir ajuda em todo tipo de questão. Seja na hora de decidir um destino de viagem ou pedir uma sugestão de restaurante, por exemplo, basta postar sua pergunta na timeline do Facebook para saber tudo o que seus amigos pensam sobre o assunto. Além de te ajudar a decidir a sua questão, você ainda fica conhecendo melhor os seus amigos de rede social. Isso nada mais é do que uma pesquisa de opinião, que pode te oferecer insights sobre os mais variados assuntos, partindo das mais variadas pessoas.

Pesquisas de mercado: você está fazendo até sem perceber

Recomendado para você:

…e a maioria vence!

No fim das contas, seja em temas polêmicos, em momentos de indecisão ou em casos em que um grupo precisa tomar decisão, é importante lembrar que o que acaba pesando é a opinião da maioria. Nas decisões da sua empresa, você deve agir da mesma forma .

Pesquisas de mercado: você está fazendo até sem perceber

Se você não sabe qual é a decisão certa a tomar, ou se o grupo de diretores está com a opinião dividida em relação a qual estratégia seguir, não faça uma escolha sem realizar uma pesquisa de mercado e saber o que a maioria dos consumidores pensa sobre aquele assunto. E, principalmente, não tome nenhuma grande decisão sem ouvir o seu público alvo. Existem situações em que só fazendo uma boa pesquisa para saber o caminho e a decisão corretos – seja na vida pessoal, seja no dia a dia da sua empresa.

Viu como as pesquisas estão presentes de várias formas em nosso cotidiano? Então já comece a pensar no seu próximo projeto! Cadastre-se gratuitamente no Opinion Box e baixe nosso Guia de Pesquisa para aprender a dar os próximos passos e descobrir tudo que uma boa pesquisa de mercado pode te oferecer.

Também poderá gostar de: