Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: qual a diferença?

Pedro D'Angelo
Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: qual a diferença?

Pesquisa quantitativa ou pesquisa qualitativa? Os dois termos são sempre falados e vamos explicar ambos. Neste post nós vamos ensinar a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa e qual a hora certa para fazer cada uma delas.

Se você vai fazer uma pesquisa de mercado, invariavelmente vai se deparar com esta dúvida: seu projeto pede uma pesquisa de mercado quantitativa ou uma pesquisa qualitativa? Quem sabe, talvez, ambas?

Quem trabalha, já trabalhou ou ainda está na fase de procurar entender o universo das pesquisas de mercado, certamente já se deparou com a distinção entre pesquisas quantitativas e qualitativas.

Mas qual a diferença entre essas duas abordagens? Para que serve cada uma delas? Vamos entender melhor as duas metodologias agora mesmo.

Veja o que você vai encontrar neste post:

O que é pesquisa quantitativa

Como o próprio nome diz, uma pesquisa quantitativa quantifica os dados para responder um questionamento, um problema de pesquisa.

A quantificação, nesse caso, se dá tanto na forma de coleta dos dados via questionário quanto na análise dos resultados e sua apresentação posterior. Pesquisas quantitativas são usadas em situações nas quais você pretende validar estatisticamente uma hipótese. Isso sem, necessariamente, entender as motivações por trás das respostas.

Uma pesquisa de mercado quantitativa deve, então, seguir um modelo estruturado de questionário e entrevista.

Com o método quantitativo, o respondente tem acesso a hipóteses já formuladas e, com sua opinião, pode comprovar ou derrubar essas hipóteses – ou mesmo formular novas. O questionário, nesse caso, deve seguir um ou mais caminhos pré-determinados.

As informações obtidas em uma pesquisa quantitativa vêm em formato de números ou de dados que possam ser “transformados” em números. Pegando como exemplo a metodologia de NPS (Net Promoter Score), podemos identificar a abordagem quantitativa na pergunta padrão da pesquisa. “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”.

No caso do NPS, o respondente dá uma nota na escala proposta, que posteriormente é agrupada em 3 grupos distintos. Os grupos representam os clientes promotores da marca avaliada, os clientes neutros e os detratores da marca.

A pesquisa de NPS é só um exemplo. Mas toda vez que você responde uma pesquisa de satisfação ou qualquer outra pesquisa que venha em formato de questionário para você selecionar opções de resposta, você está respondendo a uma pesquisa quantitativa.

Utilizando de uma pesquisa quantitativa, seu projeto terá resultados uniformes, que facilitarão um entendimento mais padronizado dos dados obtidos. É por isso que os resultados de pesquisas quantitativas são facilmente traduzidos em gráficos e tabelas.

Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: qual a diferença?

O que é pesquisa qualitativa

Basicamente – e diferente das pesquisas quantitativas -, uma pesquisa qualitativa explora informações mais subjetivas e em profundidade. A pesquisa quali leva em consideração as particularidades dos entrevistados em uma análise ampla e não-mensurável ou quantificável.

Esse tipo de pesquisa é conduzido de forma exploratória, em que o entrevistado é estimulado a opinar mais livremente, nem sempre de forma que pode ser expressada em números ou mesmo em palavras. Isso porque pesquisas qualitativas, mais do que seguir um questionário, seguem um roteiro, conferindo mais liberdade e participação opinativa do entrevistado.

A condução do método qualitativo, portanto, é mais livre e pode vir em formatos diversos, como entrevistas de profundidade ou mesmo os conhecidos grupos focais – técnica de marketing que reúne um grupo de pessoas para discutir determinados assuntos com a presença de um moderador.

Opte por realizar uma pesquisa qualitativa, por exemplo, quando seu objetivo incluir uma contextualização mais profunda das respostas para validar o teste de um produto, conceito ou campanha.

Depois de coletados os dados, o resultado de uma pesquisa qualitativa também é apresentado de forma diferente. Ao invés de gerar números, traduzidos em gráficos e tabelas, a pesquisa é apresentada em forma de relatórios aprofundados. Esses relatórios destacam trechos de entrevistas, frases e opiniões mais relevantes encontrados durante a pesquisa.

Quanti ou quali: qual das duas fazer?

Como qualquer decisão de um projeto, a escolha entre o método quantitativo ou qualitativo será diferente para cada situação.

Dessa forma, antes de definir o tipo de abordagem que seu projeto pede, é preciso ter em mente claramente o seu problema, seu objetivo e a forma como seus dados deverão ser apresentados após a coleta, para tomar a decisão mais acertada.

Ou seja, você precisa pensar se o que você precisa para aquele projeto é validar estatisticamente uma hipótese, saber a opinião geral de um grupo de pessoas homogêneo, ou entender em profundidade a opinião de um grupo de pessoas.

Se não está certo de qual tipo de pesquisa deve fazer, a dica, claro, é procurar um especialista. E nós podemos ajudar. É só entrar em contato para conversarmos sobre o seu projeto agora mesmo.

Pesquisa qualitativa e quantitativa: como fazer as duas juntas

Não pense que um projeto deve considerar apenas uma das duas abordagens. Em pesquisas de tendências, por exemplo, é comum que os relatórios utilizem dados coletados em pesquisas quantitativas e qualitativas, unidos. Isso fornece ao relatório insights bastante amplos sobre o que as pessoas estão consumindo e buscando, por que isso acontece e em que contexto se dá esse padrão de comportamento.

Além disso, pesquisas quanti e quali podem se unir de outra forma em um projeto. Realizando uma pesquisa qualitativa para levantar hipóteses elaboradas pelos respondentes, você pode optar por dar continuidade ao estudo de forma quantitativa.

Assim, você pode trabalhar com as principais hipóteses e confirmar não só sua aceitação. Também dá para analisar o grau de incidência delas em uma população maior, por meio de um questionário de pesquisa quantitativa.

Veja como uma pesquisa quantitativa pode complementar uma qualitativa.

Quero fazer uma pesquisa quantitativa

Por fim, na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box você cria seu questionário, definir o público que irá respondê-la e analisar os dados. Tudo isso sem sair da frente do computador, em poucos dias e com custos acessíveis. Em no máximo 5 dias você consegue o resultado final da pesquisa. Além de acompanhar as entrevistas em tempo real. E se quiser testar gratuitamente a Plataforma, basta fazer o seu cadastro gratuitamente.

Caso sua pesquisa seja mais complexa ou você precise de ajuda com o projeto, não se preocupe: é só falar com nosso time de especialistas. Nossa equipe pode assumir seu projeto e cuidar dele do início ao fim. Além disso, você pode falar com públicos mais específicos, com questionários e amostras mais complexas. Fale com a gente! É só entrar em contato ou solicitar uma consultoria gratuita para conversar com nossos especialistas. Clique no banner abaixo para conversarmos!

Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: qual a diferença?

Também poderá gostar de: