Agências digitais: Como utilizar as pesquisas online em suas estratégias

Daniela Schermann
Agências digitais: Como utilizar as pesquisas online em suas estratégias

O mercado de agências digitais está em plena ascensão. Hoje, qualquer empresa precisa ter uma estratégia de presença online para sobreviver. Mais do que isso, os esforços em marketing digital trazem retornos rápidos e de fácil mensuração.

Nós já contamos aqui no blog quais são as pesquisas que uma agência de publicidade precisa fazer. Hoje vamos falar quais são as pesquisas que as agências digitais não podem deixar de realizar para melhorar suas estratégias, ações e entregas para o cliente.

Pesquisa de buyer persona

Assim como em qualquer negócio, um dos primeiros passos para as agências digitais é conhecer a buyer persona do seu cliente. Buyer persona nada mais é do que uma representação do seu cliente ideal. Se você vai desenvolver uma estratégia de marketing digital, você precisa entender quem é o seu público-alvo. Só assim você poderá definir os canais online que precisa investir, as redes sociais em que precisa estar presente, a linguagem que irá utilizar e os materiais ricos que vai criar.

Um dos pontos fundamentais para você ter sucesso em uma estratégia de marketing digital é ser relevante para seu público. Você nunca vai conseguir isso se não souber com quem está falando.

Para fazer uma pesquisa de buyer persona completa, a gente já adiantou boa parte do seu trabalho e criou um questionário editável com as perguntas que não podem faltar em uma pesquisa de buyer persona.

Para acessar o questionário de buyer persona, clique aqui .

Pesquisas para marketing de conteúdo

Como eu já disse, ser relevante para o seu público é uma das chaves para se obter sucesso. Mas como ser relevante em um mundo saturado de informações?

Tente calcular a quantidade de novos conteúdos que chegam até você diariamente: textos nas suas redes sociais, vídeos pelo WhatsApp, convites para baixar ebooks e infográficos no seu email.

Por que você escolhe clicar em alguns e em outros não?

Uma boa forma de conseguir relevância é fornecer conteúdo exclusivo e inédito para o seu público. As pesquisas são uma excelente forma de se obter isso. Através de um questionário online, é possível gerar dados novos sobre algum assunto que seja pertinente ao seu negócio.

Esses dados podem ser transformados em diferentes conteúdos, como textos para blog, webinars, ebooks, infográficos, posts para mídias sociais e até email para sua estratégia de inbound marketing.

Aqui no blog a gente tem o exemplo de algumas pesquisas de conteúdo muito legais que já foram feitas pelo Opinion Box, como a pesquisa realizada com os idosos, as pesquisas sobre uso de smartphone, um estudo sobre aborto e outro sobre o Aedes Aegypti.

Quer saber mais sobre como a pesquisa pode impulsionar a estratégia de conteúdo dos clientes e das agências digitais? Veja este post que fizemos sobre pesquisa e marketing de conteúdo

Pesquisas para SEO

As discussões em torno do SEO não param. Muitos já deram sua morte como certa, outros afirmam que ele não deveria existir, alguns são fanáticos por SEO e outros ainda até hoje não entenderam como funciona ou para que serve.

Seja qual for a sua opinião, a verdade é que é difícil negar que, gostando ou não, para se obter visibilidade no universo online, é preciso entender como funciona o SEO, ou Search Engine Optimization.

Para estabelecer uma estratégia de SEO, é preciso, mais uma vez, entender o comportamento online do seu consumidor. E, novamente, as pesquisas poderão te ajudar nesta tarefa. Com uma pesquisa bem simples, é possível entender, por exemplo, quais são as palavras que seus clientes buscam no Google quando estão buscando pelo seu produto. Com isso, você pode descobrir novos termos para a sua lista de palavras-chave, que sozinho seria muito difícil imaginar.

Além disso, você pode descobrir que tipo de informação o seu usuário espera encontrar em um site sobre o seu produto e, assim, otimizar o seu site para os mecanismos de busca.

Recomendado para você: 4 estratégias de marketing que sua empresa deveria estar investindo

Pesquisa para avaliação de site

Recentemente nós lançamos uma nova versão do site do Opinion Box. Ao longo do processo, fizemos diferentes pesquisas para saber a opinião das pessoas sobre o site como um todo. Testamos frases, imagens, navegabilidade e outros aspectos para ter certeza de que o produto final estava claro, fácil de usar e transmitindo as mensagens que nós gostaríamos que ele transmitisse.

Pesquisas de avaliação de site podem trazer resultados muito interessantes. Nós recomendamos que sejam feitas tanto para os clientes quanto para as próprias agências digitais.

Jornada de compra

Você já deve ter ouvido que 70% da decisão de compra de um cliente acontece antes mesmo dele ter o primeiro contato com a empresa vendedora. Neste processo, entender a jornada de compra do seu cliente torna-se fundamental.

Aqui no blog, nós fizemos um post sobre jornada de compra e as pesquisas que você precisa fazer em cada etapa. Leitura essencial para quem vai analisar a fundo cada passo que o cliente dá até comprar um produto ou contratar um serviço.

Pesquisas para estratégia de social media

Um erro muito comum nas ações de social media é criar perfis de uma marca em todas as redes possíveis, sem pensar que cada uma delas possui um público específico e exige uma estratégia diferenciada e uma linguagem própria. Além disso, muitas vezes se esquece que não adianta só ter o perfil. É preciso alimentá-lo, monitorá-lo, interagir com os seguidores, avaliar as métricas e atualizar a estratégia constantemente.

Para que uma estratégia de social media tenha sucesso, é preciso que ela seja muito bem planejada e executada, e que esteja alinhada com os valores da marca e com seu público. Assim, o primeiro passo é descobrir quais são as redes que o seu público está presente. Você pode descobrir isso na pesquisa de Buyer Persona, ou fazer uma pesquisa específica para isso, em que você vai perguntar não apenas quais redes ele segue, mas quais horários ele mais acessa, por quais dispositivos, quais conteúdos ele gosta de ver nesta rede, quais ele curte e quais compartilha.

Além disso, você pode usar suas redes sociais para realizar suas pesquisas online e, ao mesmo tempo, usar suas pesquisas online para aumentar seu engajamento com seu público nas redes sociais.

Pesquisas para mídia online

Investir no Facebook ou no Google? A resposta para esta pergunta não é simples e depende de vários fatores.

Com uma pesquisa, você consegue descobrir, mais uma vez, como é o comportamento online do seu consumidor e pode entender qual canal é mais vantajoso para direcionar seus investimentos.

Existem muitas outras pesquisas que uma agência digital pode fazer para seus clientes ou para si. É necessário ter em mente que, no mundo competitivo de hoje, errar não é uma opção. Por isso, muitas vezes, tomar uma decisão com base no que se imagina ou se acredita pode ter um custo muito alto.

Assim, toda vez que você não tiver certeza do que fazer, do que seu público pensa ou como ele irá reagir, é hora de fazer uma pesquisa.

Pesquisas para agências NA PRÁTICA

E agora, que tal tirar os planos de pesquisa do papel? Baixe o nosso guia de pesquisa de mercado clicando no banner abaixo. Você vai aprender a fazer suas próprias pesquisas em 4 passos muito simples. Faça o download e comece a conseguir os dados mais úteis para sua agência agora mesmo.

Também poderá gostar de: