Estratégias de marketing digital: Pesquisa Opinion Box e Digitalks

Daniela Schermann
Estratégias de marketing digital: Pesquisa Opinion Box e Digitalks

Quem trabalha com marketing digital, sabe que a todo momento novas ferramentas e estratégias surgem para tornar as ações mais eficazes e eficientes. Mas será que os profissionais conseguem acompanhar todas as inovações na hora de traçar suas estratégias de marketing digital?

O Opinion Box e o Digitalks quiseram ir a fundo nessa questão e fizeram uma pesquisa com 399 profissionais de marketing de todo o Brasil. O objetivo era entender como os profissionais enxergam as principais estratégias de marketing digital, e se eles realmente as conhecem.

As entrevistas foram realizadas entre os dias 28 de março e 11 de abril e os resultados foram apresentados com exclusividade no Fórum de Marketing Digital no Rio de Janeiro.

Agora, nós trazemos para você os principais dados e conclusões da pesquisa:

Conhecimento de estratégias de marketing digital

Quando perguntamos aos profissionais de marketing se eles conheciam diferentes ferramentas e estratégias de marketing digital, os resultados foram bem positivos. Todos conhecem blogs e email marketing, 99% conhecem os vídeos online e pelo menos 9 em cada 10 conhecem e-books, Social Media Ads, SEO e Webinars.

Algumas estratégias são um pouco menos conhecidas, mas ainda assim a maioria conhece, como por exemplo o funil de vendas (89%), automação de marketing (88%), mídia programática (86%) e o Real Time Marketing (82%). O menos conhecido de todos é o growth hacking, que apenas 58% disseram conhecer.

Utilização de estratégias de marketing digital

A pesquisa descobriu, no entanto, que o fato de conhecer não significa que o profissional tenha o costume de utilizar.

9 em cada 10 usam o email marketing em suas ações, 87% possuem um blog e 84% fazem vídeos online. 77% utilizam Social Media Ads em suas ações, 71% adotam estratégias de SEO, 70% produzem e divulgam ebooks e apenas 65% trabalham com o funil de vendas.

Webinars (55%), mídia programática (55%), automação de marketing (53%), Real Time Marketing (43%) e growth hacking (24%) possuem baixa aderência entre os profissionais de marketing.

Efetividade das estratégias de marketing digital

Na opinião dos profissionais de marketing, Social Media Ads é, atualmente, a estratégia mais eficiente. Ela foi escolhida por 22% dos profissionais e ficou em primeiro lugar no ranking, seguida por email-marketing (15%) e SEO (13%).

Em quarto lugar ficaram os vídeos (11%). Os blogs, apesar de serem utilizados por 87% dos entrevistados, ficaram apenas em sétimo lugar. E, em último lugar no ranking, na décima segunda posição, estão os e-books.

Mas a que se refere essa efetividade? Deixamos a pergunta em aberto para os entrevistados e várias respostas foram oferecidas. Geração de leads, resultados, conversão e ROI (retorno sobre o investimento) foram alguns dos resultados apontados.

Como será o futuro do marketing digital?

Pedimos para os entrevistados fazerem um exercício de futurologia e dizer quais estratégias de marketing digital serão mais eficientes em 2018. Em primeiro lugar ficaram os vídeos online, seguidos por Real Time Marketing e a mídia programática. Vale destacar que, no ranking anterior, essas mesmas estratégias estavam em 4º, 11º e 6º lugar respectivamente.

Pensando em 2018, os email marketing estão na última posição, sendo que no ranking anterior esles estavam na segunda.

Será que as previsões estão incorretas ou será que o marketing digital realmente se transforma tão rapidamente assim? Vamos ter que esperar 2018 para saber.

Como gastar menos com marketing e vendas

Se você trabalha com marketing digital e acompanhou os resultados da pesquisa até aqui, deve estar se perguntando como definir quais as estratégias de marketing digital mais importantes para o seu negócio.

Nós podemos te ajudar. Baixe agora nosso ebook gratuito, que ensina como definir as estratégias ideais para o seu negócio. Você vai ter melhores resultados gastando menos:

Estratégias de marketing digital: Pesquisa Opinion Box e Digitalks  

Também poderá gostar de:

Email marketing: pesquisa inédita sobre as melhores práticas A sua empresa utiliza email marketing para divulgar promoções, serviços e produtos? Ao enviar campanhas por email, você ...
Como gastar menos em marketing e vendas com pesquisa de mercado: ebook... Investir em marketing e vendas é fundamental para quem quer fazer o seu negócio crescer. As ferramentas online e o marke...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail