Competitividade empresarial: vantagens competitivas que a pesquisa de mercado oferece

Daniela Schermann
Competitividade empresarial: vantagens competitivas que a pesquisa de mercado oferece

Não é novidade para ninguém que o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo. De um lado, clientes mais ansiosos e exigentes, que nos desafiam a entregar produtos com qualidade, agilidade e preços acessíveis. De outro, mercados em constantes transformações, com novos produtos e serviços surgindo a todo momento. Soma-se a isso um cenário macroeconômico desafiador e uma busca incessante pela produtividade máxima ao menor custo. Como se diferenciar e ganhar competitividade empresarial em um cenário tão complexo? Se você pensou em pesquisa de mercado, ponto para você.

A pesquisa de mercado oferece dados e informações para que as empresas possam obter sucesso e crescer de forma sustentável. Veja aqui as vantagens competitivas que a pesquisa de mercado traz para o seu negócio:

1. Tomar decisões com mais segurança

Imagine que você recebeu um dinheiro extra. Estou falando aqui de uma boa quantia, que represente de dois a cinco anos do seu salário. Qual a primeira coisa que você faz com esse dinheiro?

A grande maioria das pessoas iria avaliar e pesquisar qual o melhor caminho a seguir. Alguns iriam pesquisar na internet informações sobre o mercado imobiliário ou sobre investimentos. Outros iriam conversar com amigos e familiares de confiança. Há ainda os que iriam procurar o gerente do banco, um consultor ou outro especialista que pudesse ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Em qualquer um dos caminhos, a opção escolhida é a mesma: buscar mais informações para tomar uma decisão com segurança. E, se fazemos isso na vida pessoal, por que não faríamos na vida profissional? Ao tomar decisões que vão impactar o dia a dia do seu negócio, é preciso reunir dados que te ajudem nessa decisão, e não ouvir apenas a sua intuição.

A pesquisa de mercado fornece informações sobre o que os consumidores pensam sobre a sua marca, produto, serviço, concorrência ou mercado. Com base nessas informações, é possível tomar decisões estratégicas com mais segurança.

2. Competitividade empresarial diante da concorrência

Ao observar como as outras empresas estão se planejando e agindo, é possível avaliar quais estratégias e ações estão dando certo e entender quais fariam sentido para o seu próprio negócio.

Por isso, ouça o que os consumidores têm a dizer sobre seus concorrentes. Eles consomem estas marcas? De que forma e com qual frequência? Estão satisfeitos ou estariam dispostos a mudar de marca? Quais qualidades e defeitos os consumidores apontam para cada um de seus concorrentes?

Essas e muitas outras respostas podem ser obtidas em uma pesquisa de mercado de análise da concorrência. A dica para se ter sucesso, nesse caso, é fazer a pesquisa com um público de consumidores isentos. Por isso, utilizar um Painel de Respondentes, nesse caso, é a melhor opção.

3.Identificar erros a tempo

Sabe aquela frase: “Errar é humano, persistir no erro é burrice”? O problema é que, no dia a dia de uma empresa, às vezes persistimos no erro exatamente porque não identificamos o erro. Neste caso, não dá pra chamar de burrice, ou falta de conhecimento, mas de desconhecimento mesmo.

São tantos processos, pessoas e departamentos, que uma informação ou outra pode passar batida. E aí um pequeno erro se torna um problema maior que pode levar inclusive a problemas de caixa, receita ou imagem de marca.

A informação, mais uma vez, será o grande aliado para que você identifique erros com velocidade. A dica, aqui, é ouvir os dois principais públicos que estão em contato direto com a sua marca: o seu consumidor e o seu público interno.

Pesquisas de mercado com os clientes e com o time de profissionais fornece informações valiosas para os gestores. Se algo vai mal, uma pesquisa de satisfação, por exemplo, pode te ajudar a identificar o problema e agir a tempo.

4.Descobrir pontos fortes e fracos em relação à concorrência

A pesquisa de mercado é uma excelente ferramenta para monitorar a sua concorrência. Você utilizá-la para fazer benchmarking ou para fazer uma análise do seu mercado como um todo e descobrir quais os pontos fortes e fracos que sua marca possui em relação aos concorrentes.

Com esses resultados em mãos, é possível identificar pontos de melhoria e oportunidades.

5.Prever tendências de mercado

Ao ouvir o seu consumidor frequentemente, é possível identificar tendências de mercado e mudanças no comportamento do consumidor. Essas informações permitem que as marcas se antecipem e aproveitem essas mudanças da melhor forma possível.

Em um mundo em constante transformação, prever tendências é vital. Imagine se os táxis pudessem prever que serviços como Uber e Cabify iriam se popularizar. Ou se a rede hoteleira imaginasse que as pessoas passariam a se hospedar em apartamentos pelo Airbnb. Sobre esse assunto, nós já fizemos um post muito legal aqui no blog, que fala sobre como as mudanças de comportamento do consumidor podem transformar mercados inteiros. Confira.

6.Identificar problemas relativos à imagem da marca

Crise de imagem pode devastar um negócio da noite para o dia. A realidade está aí para nos mostrar dezenas de cases de marcas que foram reconhecidas pelos consumidores como machistas, homofóbicas, preconceituosas ou retrógadas e tiveram muita dificuldade para se recuperar inteiramente.

A pesquisa de mercado pode te ajudar a evitar crises de imagem. Primeiramente, avalie constantemente a imagem da sua marca, tanto com seus consumidores quanto com o seu público interno.

Além disso, sempre que for lançar uma nova campanha, lembre-se de fazer um teste de campanha antes. Assim será possível identificar se a campanha está transmitindo os valores e as mensagens que se espera, evitando problemas e desinformação.

7.Reter talentos no seu time

Uma empresa é feita de pessoas. Essa frase se tornou um clichê porque é a mais pura verdade. Por isso, é preciso cuidar bem do seu time. Reter talentos é um desafio para muitas empresas, mas a pesquisa de mercado pode ser a solução. Ao fazer uma pesquisa de clima organizacional, é possível identificar motivos de insatisfação dos colaboradores, sinais de desmotivação, problemas de cultura e outros sinais de que algo não vai bem.

Com os resultados em mãos, torna-se possível agir e impedir que pessoas capacitadas e talentosas abandonem o barco.

Utilize a pesquisa de mercado como uma ferramenta a seu favor e ganhe em competitividade empresarial para obter sucesso no seu negócio. Quer começar agora mesmo? Converse com o nosso time de especialistas pelo chat online no site do Opinion Box e conheça as nossas soluções.

Também poderá gostar de: