Sustentabilidade: os consumidores estão preocupados com ações sustentáveis?

Pedro D'Angelo
Sustentabilidade: os consumidores estão preocupados com ações sustentáveis?

A sustentabilidade é um tema que faz parte do dia a dia da sua empresa? O Opinion Box quis entender a preocupação dos consumidores em geral com a sustentabilidade. Será que eles adotam práticas sustentáveis em sua casa? Será que se preocupam com isso na hora de escolher marcas e produtos?

A pesquisa de mercado foi realizada no mês de junho com 2.065 internautas a partir de 16 anos de todos os estados e do Distrito Federal. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

O que é sustentabilidade?

Antes de mais nada, é importante definir do que estamos falando. Quando pensamos em ações sustentáveis, normalmente nos lembramos do meio ambiente. Ser sustentável é cuidar da natureza, mas também é muito mais do que isso. Ações sustentáveis são aquelas que visam suprir as necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Resultados da pesquisa

O questionário da pesquisa abordou diferentes temas para entender o que os consumidores pensam sobre sustentabilidade. Veja os resultados a seguir:

Marcas sustentáveis

33% dos entrevistados afirmaram que se preocupam muito com as práticas sustentáveis de uma empresa ao comprar um produto, e 53% disseram que se preocupam um pouco. Apenas 9% disseram que não se preocupam com a sustentabilidade ao escolher uma marca ou produto.

Além disso, 55% disseram que frequentemente ou sempre dão preferência a empresa ou marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente, e apenas 15% disseram que raramente ou nunca o fazem.

Ainda pensando na relação dos consumidores com marcas e empresas sustentáveis, nós listamos dez fatores para que os entrevistados selecionassem todos aqueles que o impediriam de comprar produtos ou contratar uma empresa.

O principal motivo, apontado por 58% dos entrevistados, é se a empresa está envolvida em casos de trabalho escravo. Empresa conhecida por poluir o meio ambiente (52%) e envolvida em escândalos de corrupção (50%) estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente. 7% disseram que nenhum dos fatores listados faria o entrevistado desistir da compra. Confira a lista completa na no infográfico!

Sustentabilidade: os consumidores estão preocupados com ações sustentáveis?

 

Práticas de sustentabilidade

No dia a dia, as pessoas também se mostram preocupadas com o tema da sustentabilidade. 42% se mostraram preocupados em buscar informações se a empresa em que trabalha adota práticas conscientes com o meio ambiente ou não.

E a alimentação? 40% costumam consumir muito mais produtos naturais do que industrializados. Além disso, 45% costumam ler frequentemente ou sempre os rótulos dos produtos que consome.

Por fim, listamos 10 atitudes sustentáveis que as pessoas podem tomar e pedimos para que os entrevistados marcassem todas as atitudes que já tomou ou toma com frequência.71% disseram que utilizam lâmpadas econômicas em sua residência, 71% adotam medidas para economizar água e 65% para economizar energia elétrica.

 

E você? No dia a dia da sua casa, se preocupa com ações sustentáveis? E sua marca, preocupa-se com a sustentabilidade?

Faça sua própria pesquisa de mercado

Essa pesquisa foi realizada no Painel de Respondentes do Opinion Box. Quer saber a opinião dos consumidores sobre sua marca, produto ou sobre algum tema relevante para o seu negócio?

Cadastre-se no Opinion Box e faça sua pesquisa de mercado hoje mesmo. Em até 7 dias úteis você pode ter resultados completos que vão te ajudar a tomar decisões com mais segurança.

Também poderá gostar de: