Pesquisa de mercado para iniciantes

Daniela Schermann
Pesquisa de mercado para iniciantes

Se você nunca fez pesquisa de mercado porque acha que é caro ou difícil, este texto é para você. Nós vamos explicar tudo o que você precisa saber para começar a aproveitar os benefícios da pesquisa de mercado.

O que é pesquisa de mercado?

Vamos começar pelo princípio. Pesquisa de mercado é qualquer estudo que consiste em ouvir um determinado grupo de pessoas para obter informações que vão ajudar uma empresa, uma organização ou um profissional a encontrar as respostas que precisa para resolver um problema.

Quais são os tipos de pesquisa de mercado para iniciantes?

Existem diversos tipos de pesquisa de mercado, desde as mais simples, que envolvem um pequeno questionário a ser respondido por um grupo de pessoas, até as mais complexas. Estas podem envolver modelos preditivos, conhecimentos avançados de estatísticos e de outras áreas, como psicologia, sociologia e até antropologia.

As pesquisas de mercado se dividem em dois grupos: as pesquisas quantitativas e as qualitativas. Em linhas gerais, as pesquisas quantitativas envolvem uma quantidade maior de entrevistados para que seja possível expressar numericamente a frequência e a intensidade das respostas. Aqui, as análises dos dados são praticamente matemáticas e estatísticas.

Já as pesquisas qualitativas procuram entender de forma mais profunda as motivações e os comportamentos que levaram a uma resposta. Elas buscam compreender e interpretar de forma subjetiva as opiniões e expectativas dos entrevistados.

Para que serve a pesquisa de mercado?

As pesquisas de mercado servem para ajudar organizações, empresas ou pessoas na tomada de decisões. Elas podem ser utilizadas toda vez que alguém quiser tomar uma decisão baseada em dados e não em achismos.

Assim, toda pesquisa de mercado se inicia com a definição de um problema: aquilo que você pretende que a pesquisa te ajude a decidir ou responder. O problema de pesquisa pode ser resumido em uma única questão, como por exemplo “Por que minhas vendas estão caindo?” “Como posso fazer os clientes voltarem a minha loja para uma segunda compra?”, “Devo investir em uma nova loja física ou em um e-commerce?”.

Normalmente, são decisões estratégicas para o rumo do negócio, que devem ser tomadas com cautela e com base em informação.

Pesquisa de mercado para iniciantes  

Quais empresas podem fazer pesquisa de mercado?

Hoje, qualquer empresa pode fazer uma pesquisa de mercado. As ferramentas digitais tornaram as pesquisas de mercado mais baratas, rápidas e acessíveis, permitindo que empresas de qualquer tamanho ou mercado possam realizá-las.

Aqui no Opinion Box, nosso objetivo é democratizar a pesquisa de mercado. Por isso, temos diversos tipos de clientes, desde multinacionais até startups e pequenas empresas.

Eu preciso ser um especialista para criar uma pesquisa de mercado para iniciantes?

Não. Hoje qualquer pessoa pode criar o seu próprio questionário, escolher as pessoas que vão responder a pesquisa e analisar os resultados através de ferramentas online, como a Plataforma de Pesquisa do Opinion Box.

No caso de uma pesquisa mais complexa, que precise de um público muito específico ou de um questionário mais detalhado, você pode contar com o nosso time de especialistas.

Quanto custa uma pesquisa de mercado?

O orçamento de uma pesquisa de mercado pode variar muito, de acordo com a complexidade e especificidade do projeto.

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você pode fazer uma pesquisa com o nosso Painel de Respondentes. Elas são cobradas por entrevista. O preço das entrevistas começa em seiso reais e varia de acordo com o tamanho do questionário e os filtros de segmentação utilizados.

Além disso, no caso de projetos mais complexos, você pode fazer uma pesquisa com nossos especialistas. Nesse caso, nós cuidamos do projeto do início ao fim de forma totalmente customizada. Apesar de ser um pouco mais caro do que as pesquisas realizadas na Plataforma, ainda possuem preços muito acessíveis.

O que é o Painel de Respondentes?

O Painel de Respondentes é uma base de consumidores online prontos para responder às suas pesquisas. São mais de 150 mil pessoas em mais de 3 mil cidades em todas as regiões do país. A distribuição do perfil do Painel reflete o perfil dos internautas brasileiros, de acordo com os dados do PNAD/IBGE.

Os usuários do Painel se cadastram voluntariamente para participar das pesquisas em troca de microrrecompensas. O cadastro é realizado via CPF, que passa por uma checagem na Receita Federal. Além disso, as informações fornecidas pelos usuários são auditadas constantemente.

O Painel de Respondentes do Opinion Box é o primeiro painel multiplataforma do país, em que os usuários participam da pesquisa via web ou mobile.

Você pode utilizar o Painel para fazer pesquisas tanto na Plataforma quanto nos projetos com especialistas.

Por onde eu começo?

Para fazer uma pesquisa na Plataforma de Pesquisa, basta se cadastrar gratuitamente e começar a criar uma pesquisa. Você vai criar o seu questionário, escolher o público da sua pesquisa e, em seguida, é só acompanhar os resultados em tempo real.

Se preferir fazer uma pesquisa com nossos especialistas, você só precisa entrar em contato com a gente para solicitar um orçamento.

Também poderá gostar de: