Pesquisa de mercado online: 3 formas de coletar respostas

Daniela Schermann
Pesquisa de mercado online: 3 formas de coletar respostas

Fazer uma pesquisa de mercado online é fácil e rápido. Ao criar um questionário, obter respostas e analisar os dados, as empresas podem tomar decisões com mais segurança, baseando-se em dados e não em intuição.

Uma das maiores dificuldades para quem quer fazer uma pesquisa de mercado online é encontrar pessoas para responder à sua pesquisa. Qual a forma mais rápida e eficaz de obter os resultados?

Conheça a seguir três formas de coleta para a sua pesquisa de mercado online. Cada uma tem vantagens e desvantagens, dependendo do tipo de pesquisa que você pretende fazer. Entenda as diferenças entre elas e escolha a que melhor se adequa às suas necessidades:

Pesquisa por link

Após criar o seu questionário, algumas ferramentas geram um link com a sua pesquisa. Você pode divulgar esse link em redes sociais, newsletter da empresa ou no seu site.

Por outro lado, é importante ter em mente que, ao fazer uma pesquisa por link, você não tem controle sobre a amostra da pesquisa. Qualquer pessoa que tiver acesso ao link poderá responder às perguntas, independentemente do seu perfil.

Assim, você pode receber muitas respostas de um único grupo demográfico, ou ter respostas de muitas pessoas que já conhecem a sua marca, quando o objetivo não era esse.

Pesquisa por email com seus contatos

Para fazer uma pesquisa por email com seus contatos, você precisa criar o seu questionário e organizar a lista de emails. Algumas plataformas permitem com que você pode importar seus contatos em um arquivo .csv ou inseri-los manualmente.

Além disso, você pode customizar o assunto e o conteúdo da sua mensagem para aumentar o engajamento dos entrevistados.

Pesquisas de satisfação, de clima organizacional ou de buyer personas são exemplos de pesquisas que você pode fazer por email com seus contatos.

Pesquisa com o Painel de Respondentes

Se você não possui um mailing de clientes, se precisa entrevistar algum público específico ou quer respostas imparciais, a solução ideal para você é o Painel de Respondentes.

No Opinion Box, nós temos um painel com mais de 150 mil consumidores online, prontos para responder à sua pesquisa. São internautas que se cadastraram voluntariamente em mais de 3 mil cidades de todas as regiões do país.

O Painel de Respondentes é ideal para pesquisas de hábitos de consumo, testes de campanha ou de produto e pesquisas de imagem de marca. Nesses casos, você precisa da opinião de um público diversificado, que não necessariamente conheça a sua marca ou a sua empresa.

Além disso, você pode entrevistar públicos específicos, como por exemplo, mães, pessoas que possuem cartão de crédito ou que compraram uma geladeira nos últimos dois anos. Nós encontramos os respondentes para você e ainda garantimos a entrega do número de respostas que você solicitou e no prazo acertado.

Como fazer uma pesquisa de mercado online?

No Opinion Box, você pode fazer a sua pesquisa com um painel de respondentes sozinho, sem sair da frente do computador. Para isso, é preciso se cadastrar na nossa Plataforma de Pesquisa. Depois, basta definir a forma de coleta e criar seu questionário. Você acompanha os resultados da sua pesquisa em tempo real.

Se preferir, nós temos um time de especialistas que pode cuidar do seu projeto do início ao fim. Se você precisa entrevistar um público específico, quer ter acesso a recursos avançados de pesquisa ou não tem tempo para fazer a sua pesquisa, conte com a gente.

Além disso, se o seu cronograma parece ser muito difícil de cumprir, não desista da sua pesquisa sem falar com a gente. Dependendo da complexidade do projeto, podemos garantir a entrega dos seus resultados em menos de 24 horas.

Quer saber como definir a melhor forma de coleta e o público ideal da sua pesquisa? Baixe agora mesmo o nosso infográfico:

Pesquisa de mercado online: 3 formas de coletar respostas

Também poderá gostar de: