Pesquisa de mercado e os 4Ps do marketing

Daniela Schermann
Pesquisa de mercado e os 4Ps do marketing

Se você estuda ou trabalha com marketing, com certeza sabe o que é o mix de marketing e os 4 Ps do marketing.

O conceito foi criado pelo autor Jerome McCarthy e amplamente difundido por Philip Kotler. Meu objetivo aqui não é dar uma aula sobre marketing e explicar detalhadamente cada um desses conceitos.

Mas eu pretendo mostrar como a pesquisa de mercado pode ajudar a sua empresa no mix de marketing e em cada um dos Ps do marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Vamos lá?

Os 4 Ps do marketing

Os 4 Ps do marketing, também chamados de mix de marketing, são os quatro pilares de qualquer estratégia de marketing. Vamos falar sobre cada um dos 4 Ps do marketing:

P de produto

O produto de uma empresa é aquilo que ela oferece. Pode ser um bem físico ou um serviço. Todo produto precisa ter um propósito, ou seja, tem que resolver uma dor ou um desejo dos clientes.

Quem está pensando em criar um novo produto deve definir qual o propósito do produto antes de começar a desenvolvê-lo.

Em marketing, o produto envolve diferentes aspectos: as características físicas e os atributos daquele produto, a marca e o nome e os diferenciais que ele possui em relação a outros produtos similares disponíveis no mercado.

A pesquisa de mercado, neste caso, serve tanto para testar um novo produto antes mesmo de lançá-lo no mercado, quanto para entender como o seu público-alvo avalia o seu produto.

Pesquisas de satisfação também são fundamentais para entender se o produto está cumprindo o seu propósito. Você também pode fazer pesquisas para avaliar aspectos específicos do seu produto. Faça um teste de embalagem de um produto físico, por exemplo, ou uma avaliação de site de um produto online.

Está na dúvida em relação ao nome ou logomarca do seu produto? Faça uma pesquisa de mercado e deixe que os consumidores te ajudem a decidir.

No caso do nome, ofereça uma lista de possibilidades e peça que eles escolham a melhor opção, ou que digam o que pensam quando veem cada uma daquelas palavras. No caso da logomarca, utilize fotos no seu questionário para mostrar as opções.

Se o seu produto já está disponível no mercado e possui concorrentes similares, faça uma pesquisa de análise da concorrência para comparar os diferentes produtos e entender os pontos fortes e fracos da sua marca em relação às demais.

P de Preço

Ao lançar um novo produto, temos muita dificuldade em conseguir precificá-lo. No caso de um produto já consolidado no mercado, é difícil tomar a decisão de aumentar o preço sem saber o impacto que isso pode causar no volume de vendas.

O preço de um produto envolve tanto o valor que ele tem para o consumidor quanto o valor dos custos. E envolve também outras variáveis, como a percepção de marca do público e os diferenciais que você oferece em relação à concorrência.

Uma boa precificação está intimamente ligada ao fracasso ou sucesso de um produto. Ao realizar uma pesquisa de teste de produto, é possível entender qual o valor que ele tem para o consumidor.

Mas você também pode fazer uma pesquisa de elasticidade de preço, tanto para produtos já existentes no mercado quanto para produtos que ainda serão lançados.

A pesquisa de elasticidade de preço apresenta uma escala de intenção de compra a partir de um determinado valor. Ou seja, apresentamos um produto e perguntamos quanto o entrevistado estaria disposto a pagar por ele. Depois, apresentamos alguns valores e medimos a intenção de compra para cada um deles. Assim, é possível determinar qual a melhor opção de valor para aquele produto.

Outra pesquisa importante a ser feita antes de precificar um produto é uma pesquisa de imagem de marca. Com esse tipo de pesquisa de mercado, é possível identificar como sua marca é percebida pelo seu público.

P de Praça

Se você tem um produto excelente com um preço justo, agora você precisa que ele chegue até os seus clientes. Praça é o termo que determina os canais de distribuição e os pontos de venda do seu produto.

O desafio aqui é entender se o seu público-alvo está encontrando facilmente o seu produto. Uma pesquisa de avaliação de pontos de venda, no caso de lojas físicas, e uma pesquisa de avaliação de site, no caso de e-commerce, são fundamentais.

Ao realizar uma pesquisa de avaliação de ponto de venda, lembre-se de perguntar sobre diferentes aspectos do ponto de venda, como facilidade para encontrar o produto desejado, atendimento, conforto e outros itens importantes.

Além disso, entender o comportamento do seu consumidor pode ajudá-lo a definir quais os melhores canais de distribuição para o seu produto.

Se as suas buyer personas utilizam muito as redes sociais, você pode considerar vender seus produtos por lá, por exemplo.

Pesquisa de mercado e os 4Ps do marketing

P de Promoção

Aqui, o termo promoção não é utilizado no sentido de desconto ou oferta, mas diz respeito a tudo que é feito para promover o seu produto.

Para isso, é preciso definir quais canais utilizar, o tipo de linguagem, quando anunciar e tudo o que envolve a comunicação do seu produto.

As pesquisas de buyer persona e de hábitos de consumo são fundamentais para que você conheça a fundo o seu público-alvo. Só assim você vai saber qual a melhor forma de se comunicar com ele.

Outros tipos de pesquisa para os 4 Ps do marketing

Além disso, outros tipos de pesquisa podem ser realizados para que você possa encontrar o equilíbrio ideal entre os 4 Ps do marketing. Você pode fazer pesquisas de teste de campanha ou de conceito para avaliar a sua comunicação. Pode fazer uma pesquisa de hábitos de mídia para definir os melhores canais. Pode fazer uma pesquisa de jornada de compra para entender onde e como ele pesquisa os produtos.

Se a sua empresa é atendida por uma agência de publicidade, converse com ela para entender quais tipos de pesquisa de mercado vocês deveriam fazer.

Com as informações certas, é possível trabalhar com excelência os 4 Ps do marketing. Dessa forma, seu produto certamente irá vender mais e sua empresa vai ter sucesso. Então, o que você está esperando para começar a criar a sua pesquisa de mercado?

Também poderá gostar de: