Pesquisa de mercado de A a Z

Daniela Schermann
Pesquisa de mercado de A a Z

A ideia desse post começou como uma brincadeira entre nossos especialistas em pesquisa de mercado. O objetivo era encontrar uma palavra relacionada ao universo de pesquisa de mercado que começasse com cada uma das letras do alfabeto. Desafio aceito, a lista se formou rapidamente. E nós gostamos tanto dela que resolvemos transformar em um post.

São 26 letras e 26 tópicos para você conhecer os termos, técnicas e dicas para criar uma pesquisa de mercado. Aqui nós trazemos um resuminho de todos os temas, e nos links você poderá se aprofundar mais sobre cada um deles:

A – Amostra

A amostra de uma pesquisa determina a quantidade e o perfil das pessoas que você precisa entrevistar. Se sua pesquisa vai testar um produto para gestantes, o ideal é entrevistar mulheres grávidas ou que planejam ter filhos. Se é um produto para carros, não tem porque entrevistar quem não dirige ou não tem automóvel.

Para definir a quantidade de entrevistas necessária, ou seja, o tamanho da amostra, basta responder a duas perguntas simples. A primeira delas é: qual o universo da minha pesquisa? Ou seja, se eu fosse entrevistar todas as pessoas do meu público-alvo, quantas entrevistas eu precisaria fazer? A segunda é: o quanto minha pesquisa precisa ser exata? Aqui neste post sobre amostra de pesquisa, a gente ensina mais detalhadamente como calcular a amostra da sua pesquisa de mercado.

B – Buyer Persona

Buyer Persona é a representação do cliente ideal da sua empresa. A pesquisa de Buyer Persona é uma das pesquisas mais importantes que uma empresa precisa fazer. É o caminho mais rápido para conhecer seu cliente e definir as estratégias de marketing da empresa. Para te ajudar a fazer sua pesquisa, nós oferecemos um questionário com 25 perguntas para criar sua Buyer Pesona.

C – Comportamento do consumidor

Tão importante quanto saber quem é o seu cliente ideal é conhecer o comportamento do consumidor. É preciso saber como ele pesquisa e compra produtos e quais meios de pagamento ele mais utiliza. É fundamental entender se ele prefere canais online ou offline e quais redes sociais ele mais acessa. Com qual frequência costuma comprar? Prefere promoções ou paga mais caro em troca de serviço e qualidade? Sem entender o comportamento do consumidor, é impossível planejar qualquer ação.

 

D – Digital

É impossível falar em pesquisa de mercado hoje em dia sem falar no digital. Além da revolução digital ter transformado completamente o comportamento do consumidor, ela também modificou a forma de se fazer pesquisas. Aqui no Opinion Box, por exemplo, nós fazemos pesquisas pela web, pelo mobile e, agora, também por chatbot.

O digital colaborou para tornar as pesquisas mais rápidas, fáceis e baratas. E, com isso, mais empresas podem recorrer à ferramenta para tomar decisões com segurança.

E – Especialistas

Na nossa plataforma de pesquisa, você pode criar a sua pesquisa sozinho, sem sair da frente do computador. Mas, se preferir, nós temos um time de especialistas pronto para te ajudar a criar o seu projeto do início ao fim. Nossa equipe é formada por especialistas em pesquisa de mercado, tecnologia e marketing e totalmente apaixonada pelo que faz. Para conversar com a gente, basta acessar o chat online do nosso site.

F – Fotos

Incluir fotos em seu questionário é um excelente recurso para torná-lo mais interativo e dinâmico. Além disso, as fotos são fundamentais para alguns tipos de pesquisa, como por exemplo, pesquisa de teste de produto ou avaliação de site.

G – Guia de Pesquisa de Mercado

Para quem ainda não sabe, nós possuímos um guia que traz os 4 passos para criar uma pesquisa de mercado online. O material traz dicas, orientações e exemplos que vão ajudá-lo a criar a sua primeira pesquisa de mercado.

Para baixá-lo gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:

Pesquisa de mercado de A a Z

H – Hábitos de Consumo

Este é um dos tipos de pesquisa que nós mais realizamos aqui no Opinion Box. E para ajudar qualquer pessoa a conhecer os hábitos de consumo do seu público-alvo, nós criamos um modelo de questionário com 21 perguntas para uma pesquisa de hábitos de consumo.  

I – Intervalo de confiança

O intervalo de confiança representa a probabilidade de uma pesquisa obter os mesmos resultados, respeitando a margem de erro, se outro grupo da mesma população fosse entrevistado. Assim, se dizemos que uma pesquisa tem intervalo de confiança de 95%, estamos dizendo que, se ela fosse repetida 100 vezes, em 95 delas teríamos os mesmos resultados – dentro da margem de erro, é claro.

J – Jornada de compra

Com o advento da internet, a jornada de compra do consumidor deixou de ser linear. Hoje, estima-se que 70% da decisão de compra acontece antes mesmo do cliente ter o primeiro contato com a loja.

Para ajudar as empresas e agências e entenderem melhor como os consumidores online tomam decisões e a forma como eles percebem algumas das principais estratégias de marketing digital, nós fizemos uma pesquisa em parceria com a Buscar ID. Os resultados da pesquisa sobre Jornada de Compra do e-consumidor estão reunidos em um ebook, que voce pode baixar gratuitamente. Basta clicar na imagem abaixo:

Pesquisa de mercado de A a Z

K – Know-how

Aqui a gente aproveita para destacar o nosso know-how em pesquisa de mercado. São milhares de usuários cadastrados na nossa plataforma e centenas de clientes de diferentes tamanhos e mercados que já fizeram pesquisas com nossos especialistas.

Para mostrar um pouco do nosso know-how, nada melhor do que deixar os clientes falarem da experiência de fazer pesquisa de mercado com o Opinion Box. Você pode conhecer os cases da GoodYear, da Moma Propaganda e da Into the Box.

L – Lógica de questionário

Lógica é um recurso que direciona os respondentes para diferentes caminhos no questionário com base nas respostas que eles dão em determinadas questões.

A lógica é fundamental para fazer questões de crivo e segmentar amostras. Além disso, o recurso ajuda a aumentar a taxa de retorno de questionários muito longos, pois o entrevistado só enxerga as questões que realmente são pertinentes para ele responder.

M – Margem de erro

Margem de erro é um índice de pesquisa que determina a estimativa máxima de erro de uma pesquisa. Assim, se dizemos que a margem de erro de uma pesquisa é de 2 pontos percentuais, isso significa que os resultados podem variar 2 pontos para cima ou para baixo.

Ou seja, se em uma pesquisa temos que 38% dos entrevistados são a favor de uma proposta de lei e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, o resultado estabelece-se entre 36% e 40%. Seguindo no mesmo exemplo, se entre a classe AB 49% é a favor e 51% é contra essa mesma proposta de lei, podemos dizer que, pela margem de erro, temos um empate.

N – Nuvem de palavras

Nuvem de palavras é um recurso de datavisualization muito utilizado para representar as respostas de uma pergunta aberta. Na nuvem de palavras, os termos que aparecem maiores tiveram maior representatividade nas respostas, e os que aparecem menores, tiveram uma  presença menor .

Pesquisa de mercado de A a Z

O – Opinion Box

Aqui no Opinion Box, somos todos apaixonados por pesquisa de mercado. Nossa missão é tornar a pesquisa de mercado acessível a todos e revolucionar a forma como as pessoas tomam decisões.

Temos alguns valores muito fortes que norteiam todas as nossas ações: simplicidade, inquietude, liberdade e espírito de equipe. Em nossos quatro anos de história, construímos uma trajetória que nos enche de orgulho, com 6 prêmios na prateleira e muitas histórias para contar.

Você pode saber um pouco mais sobre a gente no nosso site e conhecer um pouco do nosso jeito de trabalhar no vídeo abaixo, feito em parceria com o Startup Brasil:

P – Painel de Respondentes

Aqui no Opinion Box, você pode utilizar o nosso painel com mais de 150 mil consumidores em todo o país. Os usuários do nosso painel são qualificados e auditados constantemente e podem responder às pesquisas via web ou mobile.

O perfil do nosso Painel de Respondentes reflete o perfil dos internautas e usuários de smartphones brasileiros, de acordo com o PNAD/IBGE.

Q – Questionário

Na teoria, o questionário é um roteiro estruturado com as perguntas que os entrevistados irão responder para participar da sua pesquisa. Na prática, ele é uma das peças mais importantes, que vai garantir o sucesso da sua pesquisa de mercado.

Nós temos muitos materiais com dicas de como criar o seu questionário, mas eu indico principalmente este post com 21 dicas resumidas para fazer um questionário eficaz.

R – Resultados

Os resultados da sua pesquisa nada mais são do que os dados finais que você vai obter. Aqui no Opinion Box, nós apresentamos os resultados das pesquisas na plataforma em gráficos de fácil visualização. Nos planos pagos, você pode exportá-los para o Excel para gerar cruzamentos e análises mais aprofundadas. Aqui a gente ensina como analisar os dados da sua pesquisa e aqui, como fazer uma apresentação de resultados de sucesso.

S – Satisfação

Provavelmente o tipo de pesquisa de mercado mais conhecido é a pesquisa de satisfação. Ela realmente é muito importante para saber se você está conseguindo se relacionar bem com seu cliente e fidelizá-lo.

Quer saber tudo sobre pesquisa de satisfação? Basta conferir estes posts com as principais informações sobre pesquisa de satisfação, as perguntas que não podem faltar e os problemas que ela pode te ajudar a resolver.

T – Tipos de perguntas

Existem diferentes tipos de perguntas que você pode usar na sua pesquisa de mercado. As perguntas de resposta única, por exemplo, são usadas quando as alternativas de resposta são excludentes. Já nas de resposta múltipla, o entrevistado pode marcar quantas opções abertas. Nas perguntas de texto, ele redige a resposta com suas próprias palavras e nas perguntas de número, ele só pode digitar números.

Veja aqui o nosso infográfico com tudo o que você precisa saber para criar um questionário infalível. Ele explica de forma fácil e didática quando usar cada tipo de pergunta. Para baixá-lo gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:

Pesquisa de mercado de A a Z

U – Universo

Em pesquisa de mercado, universo significa o total de pessoas que representam o público de uma pesquisa. Assim, se considerarmos as pesquisas censitárias do IBGE, em que todas as pessoas são entrevistadas, o universo é o total de brasileiros.

É importante conhecer o universo de uma pesquisa para determinar a sua amostra.

V – Vídeos

Assim como as fotos, os vídeos podem ser utilizados para tornar sua pesquisa mais dinâmica e interativa. Você pode usar vídeos para realizar pesquisas de teste de campanha ou para demonstrar produtos em uma pesquisa de avaliação.

Além disso, os vídeos são uma importante ferramenta de marketing. Aqui a gente conta algumas ações que podem ser feitas utilizando vídeos e pesquisa de mercado.

W – WhatsApp

O queridinho dos aplicativos também merece destaque por aqui. Primeiro porque nós já fizemos várias pesquisas sobre o tema. Você pode ver como os brasileiros usam os aplicativos e também como as empresas podem usar os aplicativos de mensagem.

E o WhatsApp está aqui nesta lista também porque este é mais um canal que você pode falar com a gente: é só nos chamar no (31) 98934-6478 que nós estaremos aqui para te atender.

X – X da questão

Ta bom, a gente assume. Foi muito difícil achar uma palavra com X no universo da pesquisa de mercado. Então a gente forçou um pouco a barra. Mas todos nós sabemos que, no fim das contas, qualquer pesquisa bem feita precisa ter um objetivo bem claro, bem definido, aquilo que você realmente quer saber, que pode ser resumido em uma única questão. Aquilo que tecnicamente chamamos de problema de pesquisa, mas que poderia muito bem se chamar… o X da questão.

Y – Geração Y

A geração Y merece sim um tópico só pra ela, porque é um dos grupos que foi mais pesquisado, investigado e estudado nos últimos tempos. Também conhecida como geração do milênio, millenials ou geração da internet, essa galera nasceu mais ou menos após 1980 e antes da metade da década de 90.

Digo mais ou menos porque, se você pesquisar, vai ver que não há um consenso. Mas o que todos concordam é que essa turma representa o maior contingente de consumidores hoje em dia e também ocupa o maior número de posições no mercado de trabalho. E isso já é motivo suficiente para merecer a atenção de quem faz pesquisa de mercado.

Z – De A a Z

A gente revirou nossas memórias, nosso blog e nossos ebooks procurando alguma palavra com Z sobre pesquisa de mercado, e não achamos nenhuma. Mas a verdade é que, se você chegou até aqui, está mais do que pronto para fazer sua pesquisa de mercado. Então, que tal fazer seu cadastro na nossa plataforma ou entrar em contato com nosso time de especialistas e fazer sua pesquisa de mercado agora mesmo?

Também poderá gostar de: