Pesquisa de imagem de marca: O que é, como fazer e o que você pode aprender com ela

Pedro D'Angelo
Pesquisa de imagem de marca: O que é, como fazer e o que você pode aprender com ela

É de extrema importância para o sucesso de um negócio saber, com o máximo de certeza, quem são os seus clientes. Descubra como eles consomem e se comportam, onde eles costumam fazer compras e como preferem pagar por elas.

Mas além de construir presença no mercado, as empresas precisam se preocupar com o relacionamento que estabelecem com seu cliente.

Como sua marca é percebida pelo seu público-alvo? Qual é a imagem que os clientes têm da sua empresa? Essa imagem é positiva? Em vista da concorrência, como o seu negócio está sendo visto? Essas e outras perguntas essenciais para construir um relacionamento sólido com o consumidor só serão respondidas de uma forma. É preciso fazer uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de imagem de marca identifica e entende a percepção do consumidor em relação à sua marca. É possível explorar o local que sua marca ocupa em relação à concorrência, o grau de conhecimento da marca e a percepção do seu material publicitário. Além, é claro, de identificar pontos fortes e fracos a serem explorados para vender mais.

Se você não estava familiarizado com o conceito de pesquisa de imagem de marca, provavelmente está se perguntando: na prática, o que significa a imagem que o consumidor tem do meu negócio? Bom, e já que é assim, vamos a alguns exemplos práticos.

Quando você pensa em cosméticos da Natura, você associa essa marca a quê? À natureza, sustentabilidade e a produtos essencialmente brasileiros? E se for para pensar em inovação, modernidade e praticidade, ao mesmo tempo? As letras coloridas do Google apareceram de cara na sua mente? É bem provável que sim, e isso acontece porque as duas marcas possuem uma imagem sólida, bem construída e que, por isso, estão fixas na mente do consumidor.

E se o seu objetivo é ter uma imagem consolidada como nos dois exemplos, não perca tempo. É hora de fazer uma pesquisa de imagem de marca.

Como fazer uma pesquisa de imagem de marca

Para explorar e potencializar a imagem da sua marca no mercado, pare o que estiver fazendo para desenvolver uma estratégia de pesquisa infalível. Como em qualquer pesquisa, trace um objetivo claro e bem definido, antes de mais nada. O que você precisa saber sobre a imagem da sua marca? Lembre-se que, com essa metodologia de pesquisa, você consegue explorar pontos como o grau de conhecimento da marca, a avaliação da sua identidade visual, o alinhamento da sua campanha de comunicação com os valores da sua empresa, e muito mais.

Para fazer a pesquisa de imagem de marca ideal, algumas perguntas não podem faltar no seu questionário. Experimente perguntar, por exemplo, quais sentimentos vêm à mente do consumidor quando ele vê o logotipo da sua empresa. Quais são os adjetivos que ele usaria para avaliar sua marca? O que ele sentiu ao ver aquela peça publicitária que você apresentou recentemente? Essa marca, como um todo, está de acordo com os valores pessoais que seu consumidor tem? E o que a concorrência tem que sua marca não tem?

Elabore e teste bastante o seu questionário. Com essas e outras perguntas no questionário da sua pesquisa, você conseguirá identificar pontos fortes e oportunidades para melhorar o seu posicionamento no mercado.

Recomendado para você: Como fazer um teste de questionário infalível

Mantendo uma boa imagem no mercado

Além de realizar pesquisas de mercado, algumas práticas devem ser adotadas para manter uma imagem positiva no mercado. Para garantir que a sua percepção seja fiel à sua proposta, é preciso, obviamente, oferecer produtos e serviços de qualidade. Se o que você vende não está atendendo a expectativa do consumidor, invista mais. Refaça sua estratégia, teste novos produtos e capacite a equipe para que o atendimento esteja alinhado com a qualidade.

Para manter uma boa imagem, outra prática que merece atenção é a interação com o público. Fale com seu consumidor de maneira transparente e escolha os canais de comunicação pensando no público-alvo. Nesse caso, nem precisa lembrar que a pesquisa de mercado te ajuda de novo, certo? Faça pesquisas de hábitos para descobrir quais as mídias mais utilizadas pelo cliente e qual tipo de mensagem ele prefere.

Outra estratégia fundamental para garantir uma imagem sólida e positiva é o engajamento do seu público interno. Não adianta bons produtos e boa experiência para o cliente final se a imagem estiver negativa dentro da própria empresa. Por isso, ouça seu time, entenda suas expectativas e ideias e invista em um bom relacionamento de dentro para fora. Uma pesquisa de clima organizacional é o primeiro passo. Identifique como melhorar a imagem da marca dentro da própria empresa para, assim, partir para o planejamento de uma estratégia para o mercado.

Com essas práticas desenvolvidas no dia a dia do seu negócio, você certamente estará no caminho certo para consolidar a imagem da sua marca. Mãos à obra, então?

Também poderá gostar de: