Pesquisa de hábitos de consumo: como conhecer seu consumidor e tomar as decisões certas

Pedro D'Angelo
Pesquisa de hábitos de consumo: como conhecer seu consumidor e tomar as decisões certas

Conhecer os hábitos de consumo do seu público-alvo vai te ajudar a basear suas próximas decisões em dados mais inteligentes. Aprenda a antecipar o que o consumidor quer a partir de uma pesquisa de hábitos de consumo!

Dois assuntos sobre pesquisa de mercado que sempre discutimos aqui no blog são a importância de conhecer seu público-alvo e de desenvolver cada ação tendo em vista as buyer personas do seu negócio.

Insistimos nisso porque, antes de lançar um novo produto, um serviço inovador ou uma campanha publicitária é imprescindível que tudo seja pensado de acordo com o perfil do seu consumidor, para atender suas expectativas e corresponder aos seus hábitos.

A melhor forma de garantir que todas as decisões do seu negócio serão tomadas tendo em vista o seu consumidor ideal é realizar uma pesquisa de hábitos de consumo. E para saber mais sobre essa categoria de pesquisa de mercado, vamos explicar um pouco sobre como elas são feitas e o que você deve saber antes de realizar a sua pesquisa de hábitos.

O que são pesquisas de hábitos de consumo?

As pesquisas de hábitos de consumo servem para apoiar empreendedores em suas decisões, fornecendo dados e insights que vão potencializar qualquer ação realizada em um negócio.

As perguntas de uma pesquisa de hábitos de consumo procuram entender como os consumidores agem, os fatores que influenciam suas decisões de compra, o que, quando e onde eles costumam comprar seus produtos, e muito mais.

Com esse tipo de pesquisa, ainda é possível identificar, de forma clara, questões específicas como por exemplo: os meios de pagamento preferidos dos consumidores; as mídias populares entre seu público; o que o consumidor pesquisa antes de fazer uma compra; quanto eles costumam investir em determinados produtos; e com que frequência e prioridade realizam suas compras.

A partir desses dados, você pode tomar decisões mais acertadas, com base no que seu cliente quer e precisa.

Pesquisa de hábitos de consumo: como conhecer seu consumidor e tomar as decisões certas

Quando pesquisar os hábitos do consumidor?

Independente do porte do seu negócio, do mercado em que você está inserido ou do seu ramo de atividade, você sempre precisa fazer pesquisas de hábitos de consumo.

Se o seu produto é uma inovação, algo que o consumidor ainda não espera que chegue ao mercado, você deve lançá-lo tendo em vista os hábitos de consumo que o seu público-alvo tem.

Caso você pretenda investir mais em um serviço que já existe e que está inserido em um mercado já competitivo, pesquise hábitos de consumo para identificar oportunidades e passar na frente da concorrência. Se a situação não está das melhores e você está ficando para trás, uma pesquisa de hábitos pode te fornecer as informações necessárias para entender o que está dando errado e encontrar as melhores formas de dar a volta por cima.

Independente da etapa em que você e seu negócio se encontram, não subestime o valor de uma pesquisa de mercado para entrar na mente do consumidor e tomar as melhores decisões.

Como o comportamento do consumidor muda ao longo do tempo

Considere a força e a velocidade da tecnologia atualmente. Com isso em mente, compare seus próprios hábitos e, facilmente, você vai reparar que, cada vez mais rápido, sua forma de consumir produtos e serviços vem mudando e se adaptando à realidade atual.

Esse pode ser um exercício difícil tendo em vista que as mudanças costumam acontecer naturalmente, então vamos a alguns exemplos práticos e fáceis de se identificar.

Hoje em dia é normal tirar todo um fim de semana para fazer uma maratona da nova série da Netflix, certo? E você já parou para pensar que há menos de 10 anos isso sequer existia? Você não contava com os serviços de streaming para lançar uma temporada inteira das suas séries preferidas no mesmo dia. Pode parecer uma mudança que não impacta exatamente na vida do seu negócio, mas acredite, ela diz muito sobre o perfil do consumidor pós-moderno.

Nas pesquisas sobre o uso de aplicativos no Brasil, que realizamos em parceria com o Mobile Time, o exemplo do streaming entre os principais aplicativos é reforçado por dados. Atualmente, mais de metade dos internautas tem um serviço pago instalado no celular para assistir filmes e séries.

Em uma outra pesquisa que realizamos sobre o tema, os próprios consumidores apontavam que a tendência ainda é crescer.

Todos os pontos positivos do mercado de streaming apontam para o uso crescente desse tipo de serviço. Conforme descobrimos na pesquisa, 40% dos consumidores estão consumindo mais streaming hoje do que há 12 meses e 33% acham que o seu consumo vai crescer ainda mais nos próximos 12 meses.

E claro, isso é só um dos mercados que mudaram ou surgiram ao longo do tempo e de acordo com mudanças nos hábitos dos consumidores. O tempo todo surgem novos cases de como a tecnologia e todos os fatores que impactam o comportamento do consumidor criam novos mercados e ditam regras de como as empresas devem oferecer serviços para continuar atendendo bem os seus clientes.

Como fazer sua pesquisa de hábitos de consumo

Depois de saber do que se trata, para que serve e quando fazer uma pesquisa de hábitos de consumo, resta colocar tudo isso em prática e elaborar um questionário de pesquisa, certo? Certíssimo!

Uma pesquisa de hábitos de consumo deve ter como entrevistados o seu público-alvo. Afinal, você deve conhecer bem os consumidores que podem ou não precisar do que você está oferecendo.

Fazer uma pesquisa de mercado está cada vez mais fácil e rápido, além de custar pouco quando o estudo é realizado online. Na plataforma de pesquisa do Opinion Box, você ainda pode fazer o seu projeto sozinho, em poucos dias, sem nem sair da frente do computador.

E pensando nisso,  para te ajudar ainda mais, já criamos para você um modelo de questionário de pesquisa. Trata-se de um questionário edital com 21 perguntas essenciais para uma boa pesquisa de hábitos de consumo. Todas as perguntas estão lá com a possibilidade de se ajustarem à necessidade do seu projeto e você ainda pode acrescentar o que mais achar necessário para traçar de vez o perfil do seu consumidor. É só acessar abaixo!

Clique aqui para acessar o questionário gratuito de hábitos de consumo.

Também poderá gostar de: