Pesquisa de hábitos de consumo: como conhecer seu consumidor e tomar as decisões certas

Pedro D'Angelo
Pesquisa de hábitos de consumo: como conhecer seu consumidor e tomar as decisões certas

Dois assuntos sobre pesquisa de mercado que sempre discutimos aqui no blog são a importância de conhecer seu público-alvo e de desenvolver cada ação tendo em vista as buyer personas do seu negócio.

Insistimos nisso porque, antes de lançar um novo produto, um serviço inovador ou uma campanha publicitária é imprescindível que tudo seja pensado de acordo com o perfil do seu consumidor, para atender suas expectativas e corresponder aos seus hábitos.

A melhor forma de garantir que todas as decisões do seu negócio serão tomadas tendo em vista o seu consumidor ideal é realizar uma pesquisa de hábitos de consumo. E para saber mais sobre essa categoria de pesquisa de mercado, vamos explicar um pouco sobre como elas são feitas e o que você deve saber antes de realizar a sua pesquisa de hábitos.

O que são pesquisas de hábitos de consumo?

As pesquisas de hábitos de consumo servem para apoiar empreendedores em suas decisões, fornecendo dados e insights que vão potencializar qualquer ação realizada em um negócio.

As perguntas de uma pesquisa de hábitos de consumo procuram entender como os consumidores agem, os fatores que influenciam suas decisões de compra, o que, quando e onde eles costumam comprar seus produtos, e muito mais. Com esse tipo de pesquisa, ainda é possível identificar, de forma clara, questões específicas como por exemplo: as formas de pagamento preferidas dos consumidores; as mídias populares entre seu público; o que o consumidor pesquisa antes de fazer uma compra; quanto eles costumam investir em determinados produtos; e com que frequência e prioridade realizam suas compras.

Pesquisa de hábitos de consumo: como conhecer seu consumidor e tomar as decisões certas

Quando fazer uma pesquisa de hábitos de consumo

Independente do porte do seu negócio, do mercado em que você está inserido ou do seu ramo de atividade, você sempre precisa fazer pesquisas de hábitos de consumo.

Se o seu produto é uma inovação, algo que o consumidor ainda não espera que chegue ao mercado, você deve lança-lo tendo em vista os hábitos de consumo que o seu público-alvo tem. Caso você pretenda investir mais em um serviço que já existe e que está inserido em um mercado já competitivo, pesquise hábitos de consumo para identificar oportunidades e passar na frente da concorrência. Se a situação não está das melhores e você está ficando para trás, uma pesquisa de hábitos pode te fornecer as informações necessárias para entender o que está dando errado e encontrar as melhores formas de dar a volta por cima.

Independente da etapa em que você e seu negócio se encontram, não subestime o valor de uma pesquisa de mercado para entrar na mente do consumidor e tomar as melhores decisões.

Recomendado para você: Jornada de compra do cliente: as pesquisas de mercado que você deveria fazer em cada etapa para vender mais

“Mudança de hábito”

Não, nós não vamos usar esse espaço para falar de um musical dos anos 90 estrelado por Whoopi Goldberg. Aqui, o que interessa, é que os hábitos dos consumidores mudam frequentemente – e até mais do que no filme em que a cantora de rock vai parar em um convento.

Considere a força e a velocidade da tecnologia atualmente. Com isso em mente, compare seus próprios hábitos e, facilmente, você vai reparar que, cada vez mais rápido, sua forma de consumir produtos e serviços vem mudando e se adaptando à realidade atual. Esse pode ser um exercício difícil tendo em vista que as mudanças costumam acontecer naturalmente, então vamos a alguns exemplos práticos e fáceis de se identificar.

Hoje em dia é normal tirar todo um fim de semana para assistir à nova temporada de House of Cards ou de Orange is The New Black, certo? Essas duas séries de Tv, antes de mais nada, tem em comum o fato de que… não passam na Tv. Como títulos originais do serviço de streaming Netflix, os dois sucessos de público e crítica são exemplos de como os seriados vem se adaptando à evolução das mídias digitais e aos hábitos dos consumidores de Tv e internet ao mesmo tempo. Pode parecer uma mudança que não impacta exatamente na vida do seu negócio, mas acredite, ela diz muito sobre o perfil do consumidor pós-moderno.

Um outro exemplo, não tão positivo quanto os avanços tecnológicos dos serviços de streaming, é a atual crise em pauta no Brasil. Em uma pesquisa realizada pela Expertise, 60% dos entrevistados afirmou que a crise econômica afetou muito sua vida no ano passado. E isso, obviamente, causa uma mudança forçada nos hábitos de consumo dessas pessoas.

No estudo da Expertise, 66% das pessoas afirmaram ter mudado os locais onde realizam suas compras em busca de promoções ou melhores preços e 59% admitiram ter deixado de consumir determinados produtos e serviços para reduzir as despesas. Esses dados representam não só uma preocupação para quem pretende lançar produtos ou serviços no mercado, mas também um insight que deve ser utilizado ao elaborar qualquer estratégia de marketing.

Como fazer sua pesquisa de hábitos de consumo

Depois de saber do que se trata, para que serve e quando fazer uma pesquisa de hábitos de consumo, resta colocar tudo isso em prática e elaborar um questionário de pesquisa, certo? Certíssimo!

E pensando nisso, já criamos para você um modelo de questionário de pesquisa com 21 perguntas essenciais para uma boa pesquisa de hábitos de consumo. Todas as perguntas são editáveis para se ajustar à necessidade do seu projeto e você ainda pode acrescentar o que mais achar necessário para traçar de vez o perfil do seu consumidor.

Clique aqui para acessar o questionário gratuito de hábitos de consumo.

Também poderá gostar de:

Questionários online: 7 recursos que você deveria estar usando Existem inúmeras vantagens em realizar pesquisas de mercado online. Mas para que você possa explorar ao máximo as vantag...
Quanto custa uma pesquisa de mercado? Será que pesquisa de mercado é tão caro como você está imaginando? Descubra quanto custa uma pesquisa de mercado neste p...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail