Pesquisa comércio móvel no Brasil: quinta edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box

Daniela Schermann
Pesquisa comércio móvel no Brasil: quinta edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box

A cada seis meses, o Opinion Box e o Mobile Time realizam o Panorama Mobile Time/Opinion Box: Pesquisa Comércio Móvel no Brasil. O objetivo do estudo é monitorar a proporção dos brasileiros que já compraram uma mercadoria através dos smartphones e as categorias de produtos mais compradas.

Além disso, a pesquisa Comércio Móvel no Brasil também investiga vários outros fatores relacionados ao tema, como por exemplo os meios de pagamento preferidos, os apps e sites mais utilizados para compra de mercadorias e o monitoramento de compra de alguns segmentos específicos, como delivery de comida, corridas de táxi e carros particulares e outros.

Os principais insights da pesquisa Comércio Móvel no Brasil

A proporção de internautas brasileiros com smartphones que já realizaram uma compra de mercadoria física através de app ou site móvel se mantém estável em 71% há um ano. Mas os dados trazem uma boa notícia. 75% dos brasileiros que compram produtos físicos por dispositivos móveis afirmam que atualmente compram mais do que o faziam seis meses atrás.

O consumidor brasileiro tem duas características peculiares que devem ser levadas em conta por quem quer investir em comércio móvel.

A preferência pelo pagamento por boleto bancário é a primeira. 31% dos compradores móveis dizem preferir essa opção. Isso ocorre por causa da baixa penetração do cartão de crédito no Brasil, e também pelo receio do consumidor quanto à segurança.

A segunda característica é a necessidade de economizar o gasto de dados da franquia de internet móvel. 81% dos consumidores móveis afirmam que a oferta de navegação gratuita faz diferença na escolha do aplicativo onde fazem suas compras.

Sobre a pesquisa Comércio Móvel no Brasil

A pesquisa Comércio Móvel no Brasil foi feita com 1.426 brasileiros que acessam a internet e possuem smartphone. A amostra respeitou as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas em setembro de 2017 e a pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

O relatório completo sobre a pesquisa Comércio Móvel no Brasil

Os resultados da pesquisa Comércio Móvel no Brasil foram compilados em um relatório completo. O material traz muitas informações, dados e gráficos sobre o tema. Além disso, o relatório conta com as análises do Fernando Paiva, jornalista e editor do Mobile Time.

Ao baixar o relatório, você vai receber:

  • Monitoramento da proporção de brasileiros que já compraram alguma mercadoria através do smartphone;
  • Monitoramento das categorias de produtos físicos mais frequentemente comprados através do smartphone;
  • Monitoramento dos meios de pagamento favoritos dos consumidores móveis (novo!);
  • Opinião dos consumidores móveis sobre a importância da navegação gratuita em apps de m-commerce (novo!);
  • Ranking dos apps e sites móveis mais usados para a compra de mercadorias;
  • Monitoramento do segmento de apps de chamada de corrida de táxi/carro particular;
  • Monitoramento do segmento de apps de delivery de comida;
  • Monitoramento do segmento de apps de compra de ingressos;
  • Monitoramento do segmento de apps de reserva de hospedagem;
  • Monitoramento de apps de outros serviços online to offline (O2O)

Para baixar o relatório e ter acesso aos dados exclusivos, basta clicar no banner abaixo.

Pesquisa comércio móvel no Brasil: quinta edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box  

O Panorama Mobile Time/Opinion Box

O Opinion Box e o Mobile Time realizam periodicamente pesquisas para entender o comportamento dos brasileiros em relação aos dispositivos móveis. Além do pesquisa Comércio Móvel no Brasil, nós também investigamos o uso de apps e os serviços de Mensageria. Todas as pesquisas são feitas semestralmente.

Por fim, nós também fizemos em 2017 uma pesquisa sobre roubo de celulares, e descobrimos que 1 em cada 4 dos internautas já tiveram o celular roubado. Você pode baixar esses e outros relatórios de pesquisa na nossa sessão de materiais.

Quero fazer uma pesquisa de mercado

Quer fazer a sua própria pesquisa e obter dados exclusivos sobre a sua marca ou mercado? Você pode criar o seu questionário de pesquisa na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box ou usar um dos nossos modelos prontos e editáveis. Temos modelos de pesquisa de satisfação, de pesquisas de marketing e muitos outros.

Depois de criar o questionário, você pode enviar para os seus contatos ou para o nosso Painel de Respondentes. Temos mais de 100 mil consumidores em todo o país prontos para responder às suas pesquisas. Escolha o perfil dos entrevistados e enviaremos a sua pesquisa apenas para quem atende o perfil selecionado por você.

Se precisar de ajuda para criar a sua pesquisa, não se preocupe! Nós temos um time de especialistas pronto para te ajudar. Podemos responder às suas dúvidas ou cuidar do seu projeto inteiro, do início ao fim. Converse com a gente!

Também poderá gostar de:

Mensageria: as últimas novidades sobre o comportamento do consumidor b... Periodicamente, o Opinion Box e o Mobile Time se unem para fazer pesquisas sobre o comportamento do consumidor brasileir...
Uso de apps no Brasil: pesquisa Opinion Box e Mobile Time O Panorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de apps no Brasil chega à sua quinta edição. Desde 2015, estamos monitorando e...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail