Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil: pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box

Maria Luísa Andrade
Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil: pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box

Você já deve ter feito alguma compra ou pagamento pelo celular, certo? Os smartphones já são parte do nosso cotidiano e, em um mundo conectado por eles, podemos resolver quase tudo com alguns cliques. 

Para entender como os brasileiros estão se relacionando com as novas ferramentas, o Opinion Box e o Mobile Time se reuniram para realizar uma pesquisa exclusiva, que mostra como o comércio móvel e os pagamentos móveis estão em alta no Brasil.  

Veja agora como o comércio móvel transformou o setor do varejo e quais as tendências do mercado!

Você sabe o que é m-commerce ou comércio móvel? 

M-commerce ou mobile commerce é o comércio feito através de dispositivos móveis, sejam eles tablets ou smartphones. A facilidade de ter o celular na palma da mão descomplica o processo de fazer compras e fomenta as vendas.

Segundo a pesquisa, 80% dos brasileiros com smartphone fizeram pelo menos uma compra via app nos últimos 30 dias – e os consumidores estão contentes. 

A pesquisa mostrou que os consumidores estão satisfeitos com a sua experiência de m-commerce,  a experiência no comércio móvel segue altíssima, algo verificado desde a primeira vez em que isso foi perguntado nesta pesquisa: 91% dos compradoras móveis dão notas 4 ou 5 em uma escala de 1 a 5 nesse quesito. 

E quando perguntado aos consumidores móveis qual costuma ser  a frequência de compras via celular, 8% dizem que compram todo dia ou quase todo dia através de app ou site móvel. Por isso, se você ainda não está investindo no comércio móvel pode estar perdendo muitas vendas.

Os aplicativos de compras que estão bombando! 

A disputa pelo pódio dos aplicativos de compras é acirrada. Comparando com a última pesquisa, a Shopee mantém a liderança como o app de compras mais popular do Brasil, apontado como o mais utilizado por 18% dos consumidores móveis do País. 

Contudo, o app registrou uma queda de três pontos percentuais em seis meses. Foi a sua primeira redução desde que começou a ascender nesta pesquisa. Enquanto isso, o Mercado Livre, que por muito tempo fora o líder desse ranking, subiu de 13% para 17% nos últimos seis meses e agora está empatado tecnicamente com a Shopee. O iFood, Amazon e Livelo completam o top 5

Além dos apps exclusivos para compras, as redes sociais também são um importante canal de vendas. Entre os brasileiros com smartphone, 62% já fizeram compras pelo WhatsApp; 45%, pelo Instagram; e 27%, pelo Facebook Messenger.

Mas como se destacar no meio da concorrência? De acordo com a pesquisa,  as características que os consumidores mais apreciam em apps de m-commerce são cupons de desconto (61%), cashback (48%) e entrega no mesmo dia (34%).

Pagamentos com QR não param de crescer

Os consumidores estão buscando formas de pagamento cada vez mais rápidas e modernas. E se estamos falando sobre tecnologia e agilidade, o QR Code não pode ficar de fora, o uso desse tipo de pagamento está avançando rapidamente no país. 

Em apenas um ano, entre março de 2022 e março de 2023, passou de 67% para 80% a proporção de brasileiros com smartphone que já experimentaram essa forma de pagamento em lojas físicas. No mesmo intervalo subiu de 46% para 57% o percentual que fez pelo menos uma compra por QR code nos últimos 30 dias.

Contas digitais e as novas formas de fazer compras 

Em nossa pesquisa investigamos também qual a relação dos brasileiros com os bancos digitais. O roxinho continua sendo o banco digital mais popular do Brasil, metade dos brasileiros com smartphone afirmam ter uma conta ativa no Nubank.

Com as facilidades das contas digitais, novas formas de pagamento surgiram e o Pix parcelado no cartão de crédito é uma delas. Com ele, é possível que o cliente faça um pagamento a um lojista através do Pix, à vista, mas em vez de ser descontado do saldo na sua conta, a cobrança é feita posteriormente em parcelas em seu cartão de crédito pela instituição financeira que oferece o serviço. 

Segundo a pesquisa, 32% dos brasileiros com smartphone já experimentaram o Pix parcelado no cartão de crédito. E o valor das compras varia:  metade dos entrevistados fizeram pagamentos entre R$ 100 e R$ 499. 

Aplicativos de ingresso e reservas em alta

Hoje, é possível fazer o roteiro de uma viagem inteira com alguns cliques e os brasileiros gostam dessa facilidade. Entre março de 2022 e março de 2023 subiu de 44% para 51%a proporção de brasileiros com  smartphone que já realizaram reservas de hospedagem através de apps. 

Tal como o segmento de hospedagem, o de venda de ingressos para eventos também registra impacto positivo com o arrefecimento da pandemia. De um ano para cá, subiu de 44% para 48% a proporção de brasileiros com smartphone que já compraram ingressos via app. 

O futuro do comércio móvel 

A pesquisa revelou a nova forma de fazer compras do brasileiro e, por isso, é preciso estar atento às tendências dos consumidores. Seguindo isso, com a popularização do m-commerce, é preciso investir nas vendas online que pós pandemia se popularizaram entre os compradores. 

As funcionalidades dos aplicativos e interações por redes sociais são diferenciais no comércio móvel. Não deixe de conferir os dados completos da pesquisa para entender melhor os pagamentos móveis e o Comércio Móvel no Brasil.

Faça você também a sua pesquisa de comportamento

Por fim, a pesquisa foi realizada para compreender e analisar o comportamento do brasileiro em relação a pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil. Em março de 2023 foram entrevistados 2.112 internautas de todo o país. A margem de erro é de 2,1 pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Os dados foram coletados através do Painel de Consumidores do Opinion Box. Nosso painel conta com mais de um milhão de usuários cadastrados.

Se você deseja fazer uma pesquisa personalizada, entre em contato com a nossa equipe. Você pode contar com o nosso time de especialistas para cuidar do seu projeto do início ao fim!

Também poderá gostar de: