Da criatividade até os dados: o perfil do novo profissional de Marketing

Pedro D'Angelo
Da criatividade até os dados: o perfil do novo profissional de Marketing

O profissional de Marketing sempre foi uma figura conhecida (e facilmente reconhecida). Muitas vezes esse profissional não era exatamente levado a sério por ser visto como apenas um criativo, com um lado lúdico forte e sem uma veia analítica. E se essa imagem já fez sentido em algum momento, hoje pelo menos a realidade já não é bem assim. O perfil do profissional de Marketing vem mudando – e isso é ótimo!

Se antes éramos definidos como os criativos dentro das empresas, a criatividade sozinha já não diz muito sobre o profissional de Marketing atual. Hoje, a palavra de ordem é outra: os dados são o verdadeiro norte para quem vai definir uma estratégia de Marketing matadora de verdade.

Data driven Marketing: o novo jeito de fazer Marketing

O perfil do profissional de Marketing vem mudando essencialmente para acompanhar as mudanças da sua área de atuação. O Marketing está cada vez mais complexo e exige isso de quem o desenvolve. A principal característica do Marketing moderno é que ele está cada vez mais guiado por dados. É isso que chamamos de Data Driven Marketing.

O Marketing orientado por dados pensa as estratégias de comunicação, marketing e publicidade consultando informações concretas e confiáveis levantadas previamente. Vale tudo para bolar a estratégia infalível de Marketing, é só saber explorar os dados. Os canais e formatos aproveitados são muitos.

Os dados de visitas ao site ou blog da empresa. Os números de vendas e faturamento. Os hábitos do consumidor levantados por uma pesquisa de mercado.  Tudo isso serve de fonte para pensar nas estratégias mais efetivas para o sucesso de qualquer negócio através do Marketing. E como tudo que a comunicação dita, quem não fica por dentro dessa forma de fazer Marketing vai ficar para trás.

Habilidades essenciais do profissional de Marketing

O profissional criativo agora também precisa ser analítico e saber interpretar dados diversos. Sim, aquela velha história de ser de “humanas” e não entender de números não cola mais.

O profissional de Marketing que vai se dar bem no mercado precisa estar por dentro das tendências. Não somente do seu comportamento do seu consumidor, mas das tendências do mercado e da sociedade como um todo. Profissionais desatualizados são os responsáveis por campanhas publicitárias que falham e deixam o anunciante em maus bocados, por exemplo, com conteúdo que pode ser considerado ofensivo e que não faz sentido para a sociedade atual.

Quem vai fazer um bom Marketing também precisa saber utilizar dados e a pesquisa de mercado ajuda muito nessa parte. Aprenda a fazer as perguntas certas para o público ideal e tire proveito máximo das informações que conseguir. Entenda de tecnologia e saiba o que as empresas estão discutindo, lançando e inovando. Parece clichê, mas seja “antenado”. Enquanto as empresas falam sobre chatbots, ou mesmo inteligência artificial, você não vai querer ser o desatualizado.

Lembre-se que vivemos na era da Transformação Digital e que as empresas já estão sabendo disso. As empresas estão se tornando 100% digitais e certamente a faculdade de Comunicação não preparou nenhum de nós para isso. Para viver essa verdadeira revolução, sem ficar para trás, aprenda a fazer isso no seu negócio ou na empresa onde trabalha. Se você não fizer, pode ter certeza que outro profissional, concorrente seu ou não, provavelmente o fará.

E para conquistar as habilidades certas, o profissional precisa se dedicar e estudar muito. Se atualizar não é possível de uma hora para outra, só mesmo dedicando tempo e disciplina.

Como desenvolver as habilidades de Marketing

Se alguém se assustou com a série de habilidades que o profissional de Marketing precisa ter, pode se acalmar agora mesmo. Adquirir todas elas ou pelo menos boa parte não é nada difícil. Cursos, certificações, blogs e materiais de estudo estão cada vez mais acessíveis para quem quer aprender e seguir estudando sempre. Confira algumas dicas de onde aprender pagando muito pouco ou até mesmo nada:

  • Hubspot Academy (em inglês):

    A hubspot é uma das referências mundiais em Marketing Digital. E o melhor é que eles também foram pioneiros em compartilhar certificações gratuitas e pagas para os profissionais da área. A certificação de Inbound Marketing já é requisito em muitas vagas de Marketing nas empresas e a de Email Marketing é uma boa dica para fazer campanhas mais efetivas por email. Confira ambas, gratuitas, na Hubspot Academy, ainda com outras várias opções para clientes.

  • Universidade Rock Content:

    A Rock Content é uma referência forte no mercado de Marketing brasileiro. E eles também lançaram sua própria universidade! Conheça a Universidade Rock Content e saiba como ampliar as receitas da sua empresa com os principais cursos de Marketing Digital do mercado. Alguns dos seus cursos, gratuitos e pagos, já são reconhecidos e pedidos pelas empresas na hora de divulgar vagas de emprego.

  • Biblioteca de Marketing de Conteúdo Contentools:

    A Contentools, além de ser nossa parceira na pesquisa de hábitos de consumo conteúdo 2017, também oferece materiais ricos sensacionais para aprender a fazer Marketing de Conteúdo. Aprenda com eles a planejar, executar e mensurar as melhores estratégias de Marketing de Conteúdo.

  • Materiais e resultados de pesquisa Opinion Box:

    O Opinion Box também tem a missão de fornecer conhecimento de qualidade para os profissionais de Marketing. Como somos apaixonados pela área e amamos levantar dados para acabar com os achismos, temos duas dicas. A primeira é nossa página de resultados de pesquisa. Lá você vai encontrar todos os principais dados que levantamos em pesquisas de mercado que fazemos constantemente com nosso Painel de Respondentes. Além disso, também compartilhamos em nossa seção de materiais todos os nossos ebooks, infográficos e demais materiais gratuitos. Não deixe de conferir para entender tudo sobre pesquisa de mercado, coleta de dados e comportamento do consumidor brasileiro.

Reúna todo o conhecimento possível, desenvolva as habilidades certas e você certamente vai se destacar no mercado. Além disso, participe de eventos, troque conteúdo com outros profissionais e busque sempre expandir sua rede com bons contatos. E não vale parar tão rápido. O profissional de Marketing tem que se preocupar constantemente com sua formação. Já que tudo muda tão rapidamente, esteja preparado para se adaptar, se reinventar e continuar sempre se destacando.

 

Também poderá gostar de: