Opinion Box no ID 360: Unindo análise de dados e Marketing

Pedro D'Angelo
Opinion Box no ID 360: Unindo análise de dados e Marketing

Quem conhece o Opinion Box sabe que nossa agenda de eventos é bastante agitada. O último grande evento de Marketing que pudemos prestigiar foi o ID 360, realizado por nossos parceiros da Buscar ID aqui em Belo Horizonte.

Mais uma vez, marcamos presença com uma palestra: “A importância dos dados em Marketing”, apresentada pelo nosso CEO Christian Reed. Além disso, nossa equipe também esteve lá como participante, assistindo palestras e se relacionando com alguns dos maiores profissionais de Marketing do Brasil.

Nesse post, queremos contar como foi nossa participação, o que nosso CEO apresentou para os participantes e tudo que você pode aprender participando de um evento como o ID 360:

“A importância dos dados em Marketing”

Se antes as empresas deviam ser sociais, locais e mobile para atender a essas demandas, Christian começou sua palestra propondo um desafio maior. É preciso também que sejamos cada vez mais conectados e informados.

E esse “extra” vem através justamente dos dados. Pensar em Marketing na era em que vivemos se torna um exercício muito mais eficaz quando trabalhamos com informações – e uma boa análise delas.

O que pode facilitar a vida de quem reconhece a importância de se trabalhar com dados no marketing é a variedade de formas de se coletar, acompanhar e interagir com dados. Novas tecnologias, métodos, ferramentas e práticas estão cada vez mais em evidência e cada vez mais acessíveis.

Opinion Box no ID 360: Unindo análise de dados e Marketing

Christian também chamou atenção para o perfil do novo consumidor. Enquanto falamos de conceitos como omnichannel, que dizem muito sobre a forma como as pessoas vêm pesquisando e comprando produtos, é preciso parar para analisar o comportamento do consumidor e como isso tem mudado.

E se o perfil do consumidor muda constantemente, é óbvio que o perfil do profissional de Marketing também não pode se perder no tempo. Hoje, é importante ser, ao mesmo tempo:

  • um estrategista de marketing, visando ações que tragam resultados palpáveis e mensuráveis;
  • um consultor de negócios, que participe ativamente de processos completos (e complexos) no dia a dia do negócio;
  • e um sintetizador de dados, que trabalhe bem com informações para otimizar o trabalho e obtenha sucesso de verdade.

Mitos para esquecer sobre análise de dados e marketing

No mundo do Marketing sempre existem paradigmas que são quebrados, conceitos que são reformulados e, claro, mitos que precisam cair por terra.

Opinion Box no ID 360: Unindo análise de dados e Marketing

Sim, é isso mesmo. Qualquer empresa pode trabalhar com pesquisa de mercado e outras formas de análise de dados. Nem sempre isso precisa custar caro. E o profissional de Marketing “comum” pode, muito bem, estudar, se capacitar e trazer para seu próprio cotidiano a cultura da análise de dados.

Recomendado para você:  7 mitos de pesquisa de mercado para esquecer imediatamente

Próximos passos?

Com tudo isso em mente, você deve estar se perguntando: o que fazer agora? Se você não está se perguntando, provavelmente você deveria. Não adianta toda essa informação se ela não se transformará em ações.

Resumindo, os 3 passos abordados na palestra do Christian são bastante simples e fáceis de se seguir.

  • Reflita os dados que você tem
  • Pesquise soluções, conteúdos e o que mais puder te ajudar a trabalhar essas informações
  • Mensure e analise seus dados – e use sua criatividade para isso.

Opinion Box no ID 360: Unindo análise de dados e Marketing

Big data, vídeos, conteúdo e muito mais

Se engana quem pensa que nossa equipe só foi até o ID 360 para acompanhar a palestra do Christian sobre dados em Marketing. Também aproveitamos, e muito, a programação do evento.

Foram 12 palestras que trataram dos mais diferentes aspectos do mundo do Marketing Digital. Criação de conteúdo, análise de dados, automação de marketing, vendas e muito mais foram abordados por grandes nomes do mercado. Tudo o que um profissional completo de Marketing deve estar por dentro.

Opinion Box no ID 360: Unindo análise de dados e Marketing

Pesquisa de satisfação

Além da participação do Christian como palestrante e da presença da nossa equipe no ID 360, o Opinion Box também foi o responsável pela pesquisa de satisfação do evento.

Junto com nossos parceiros da Buscar ID, elaboramos um questionário que foi aplicado para todos os participantes do evento. Respondendo à pesquisa, todos poderão avaliar as palestras, infraestrutura, coffee break e outros aspectos do ID 360.

Uma pesquisa de satisfação como essa é essencial para entender o sucesso do evento e pensar em próximos passos. Esse tipo de pesquisa pós-evento é a melhor forma de encontrar os pontos altos, oportunidades para melhorar em uma próxima edição e avaliar todo seu evento do ponto de vista de quem o faz acontecer: seu público.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja nosso post com tudo que você precisa saber sobre pesquisas de satisfação e o que você precisa fazer para descobrir se seu evento foi inesquecível.

Também poderá gostar de:

Pesquisa de mercado para startups: quais fazer e como fazê-las Este post tem como objetivo ajudar quem pretende entrar no mundo das startups ou quem já tem uma startup operando. A pes...
Empreendedorismo: como validar uma ideia de negócio com pesquisa de me... Recentemente, eu contei aqui no blog como algumas ideias disruptivas transformaram o comportamento do consumidor e impac...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail