Como fazer análise de dados de um questionário de pesquisa

Daniela Schermann
Como fazer análise de dados de um questionário de pesquisa

Descubra como analisar os dados de uma pesquisa de mercado e algumas dicas que podem facilitar a sua análise de dados, desde a criação do questionário até a preparação do banco de dados.

Falar sobre análise de dados de um questionário de pesquisa não é das tarefas mais fáceis. Não porque analisar dados seja difícil, mas porque depende muito do tipo de pesquisa que você está fazendo. Uma análise de dados bem feita requer também processos e, normalmente, cada um tem a sua forma de trabalhar. Há, por exemplo, quem visualize melhor os resultados em tabelas, há quem prefira os gráficos.

Mas eu vou dar algumas dicas e sugestões que podem ajudar qualquer pessoa a analisar os dados de uma pesquisa de mercado e obter as respostas que precisa:

1. Criação do questionário

O primeiro passo, e um dos mais importantes, é começar a se preocupar com a sua análise de dados desde a criação do questionário. A forma como você estrutura e organiza as suas perguntas pode facilitar e muito como fazer a análise dados do seu questionário de pesquisa.

Por exemplo, evite colocar muitas questões abertas no seu questionário, pois elas são bem mais difíceis de analisar (vou falar mais sobre esse assunto logo abaixo).

Avalie sempre se não é possível transformar a questão aberta em uma questão de resposta única ou múltipla. Utilize as questões abertas apenas quando é imprescindível que o entrevistado responda com suas próprias palavras.

Além disso, outro item que facilita muito a análise dos dados é a utilização de diferentes tipos de questões. Na plataforma do Opinion Box, nós oferecemos 6 tipos de questões para você utilizar no seu questionário.

Se você quer saber, por exemplo, a data de nascimento dos seus entrevistados, utilize a questão de data. Dessa forma, você padroniza a forma como as pessoas vão responder e consegue agrupar as pessoas que nasceram no mesmo ano. Se não utilizar a questão de data, algumas pessoas podem responder no formato mês/ano, tem gente que vai escrever o mês por extenso ou gente que vai fornecer só o ano. Na hora de fazer a análise de dados, você nunca vai conseguir agrupar as respostas, a não ser manualmente.

2. Organização dos dados

Antes de começar a analisar a sua pesquisa, organize os dados. Na plataforma de pesquisa do Opinion Box e na nossa Plataforma de Customer Experience, nós apresentamos os resultados em gráficos, que podem ajudar a sua análise e, nas pesquisas no painel, é possível exportar os dados para o Excel.

Abra o arquivo, organize o layout da planilha da forma que você está mais acostumado a visualizar e dê uma conferida geral nos dados. Verifique se os resultados estão padronizados e inclua filtros nas colunas para que você possa selecionar os resultados que quiser. Aí sim estará tudo pronto para você começar sua análise de dados!

3. Análise de dados

O primeiro passo para analisar os dados de um questionário de pesquisa é olhar os resultados gerais. Antes, porém, é muito importante que você relembre os objetivos da pesquisa e quais as hipóteses você tinha antes de receber os resultados.

Agora sim, observe os dados gerais e anote todos os números que te chamarem a atenção. Se você está analisando uma pesquisa de satisfação, por exemplo, procure os melhores e os piores resultados. Se for uma pesquisa de hábitos de consumo, procure os hábitos mais utilizados e os menos utilizados.

Compare com as suas hipóteses e verifique se seus palpites estavam certos. Quando algo der muito diferente do que você estava esperando, procure encontrar respostas que justifiquem aquele resultado.

Após observar os dados gerais, analise os dados de forma agrupada. Verifique o perfil que respondeu a sua pesquisa e veja se há alguma diferença por sexo, idade ou renda, por exemplo. Além disso, dependendo do tipo de pesquisa, outros cruzamentos podem ser interessantes.

Se for uma pesquisa de satisfação, por exemplo, você pode analisar separadamente aqueles que deram uma nota geral positiva e os que deram nota negativa. Uma boa dica, nesses casos, é criar tabelas dinâmicas, que vão ajudar a cruzar os dados da sua pesquisa.

4. Como analisar perguntas abertas

Como eu disse acima, a análise de perguntas abertas pode ser mais complicada do que as demais. O ideal é que você comece lendo todas as respostas. Isso pode parecer muito trabalhoso dependendo do tamanho da sua amostra e do questionário, mas é o único jeito de você não deixar passar nenhuma informação relevante.

Se você perguntou quais sugestões o seu consumidor tem para melhorar o seu produto, você precisará ler as respostas para avaliar se tem alguma sugestão legal ou que faça sentido você seguir. Não se esqueça de separar ou sinalizar de alguma forma as respostas que você achar mais interessantes e relevantes, para que depois seja fácil localizá-las. O mesmo serve para pontos negativos. Se alguma reclamação ou ponto negativo for persistente em várias respostas, também, fique atento para o que isso pode significar.

Outra forma de analisar as respostas abertas é agrupando-as. Por exemplo, imagine que você está testando o nome de um produto novo e pergunta qual a primeira coisa que vem à cabeça do entrevistado ao ouvir o nome do produto. Agrupe todas as palavras que tem significado negativo, positivo e neutro, e depois olhe para cada um dos grupos separadamente.

Por último, uma outra forma muito interessante, e menos trabalhosa, de analisar respostas abertas é criando uma nuvem de palavras. Nesse caso, eu recomendo a ferramenta Wordle, na qual você insere as palavras e ela forma a sua nuvem gratuitamente.

5. Apresentação com a análise de dados

Na maioria dos casos, você precisará preparar uma apresentação com os resultados. Seja para seu chefe ou diretores, para o seu time ou para seu cliente, é normal que você precise compartilhar os dados obtidos com mais pessoas.

Essa é a hora de colocar todas as dicas acima para funcionar. A apresentação deve trazer um resumo dos objetivos da pesquisa, destaques entre as conclusões tiradas dos dados e, claro, gráficos e análises que mostrem tudo o que você conseguiu descobrir a partir das entrevistas.

Se até agora as suas dúvidas persistirem, não se preocupe. O Opinion Box conta com um time de especialistas em Insights que pode te ajudar com as dúvidas da sua pesquisa. Converse com a gente!

Também poderá gostar de: