Pesquisa de satisfação: O que é e por que fazer?

Pesquisa satisfação

A pesquisa de satisfação é fundamental para saber se os objetivos da sua marca estão sendo atingidos. Os clientes gostaram do produto ou serviço? Foram bem atendidos? Voltariam a comprar na sua loja?

A melhor forma de obter essas respostas é conversando diretamente com os seus clientes e colhendo feedbacks em diferentes momentos da jornada de compra.

As pesquisas de satisfação e lealdade oferecem insights que vão embasar suas decisões estratégicas, ao mesmo tempo em que você melhora o relacionamento com o consumidor, conquista sua lealdade e fortalece a marca.

Pesquisa satisfação
Pesquisa de satisfação

Ao medir a satisfação do cliente, é possível entender os pontos de melhoria e agir para reverter os clientes insatisfeitos. Assim, você aumenta a fidelização do cliente, encontra novas oportunidades e entende os desafios que precisam ser encarados.

Na prática, as empresas que fazem pesquisas de satisfação podem:
• Avaliar se estão atendendo às expectativas do cliente;
• Identificar falhas no atendimento ao cliente rapidamente e corrigi-las;
• Criar uma estratégia de longo prazo para avaliar como a satisfação do cliente muda ao longo do tempo;
• Fazer com que o cliente se sinta ouvido e valorizado;
• Tomar decisões de negócio mais seguras com base no feedback do cliente.

O Opinion Box é referência em soluções de pesquisa de mercado e customer experience.

Conheça nossas soluções

Como fazer uma pesquisa de satisfação?

Existem diferentes tipos de pesquisa e de indicadores de satisfação que podem ser utilizados dependendo do seu objetivo, estratégia e, claro, do seu orçamento.

Você pode, por exemplo, fazer pesquisas de satisfação de forma pontual, a partir de uma coleta com os clientes da sua marca, ou de forma recorrente, por meio de plataformas de customer experience que acompanham a satisfação do cliente durante toda a jornada de compra.

No caso das pesquisas pontuais, é preciso construir um questionário e enviá-lo para os seus clientes perguntando o nível de satisfação com sua marca, seu atendimento, seu produto ou serviço.

Você também pode adotar algumas metodologias amplamente utilizadas, como as pesquisas de NPS, em que o respondente afirma, em uma escala de 0 a 10, se ele indicaria a sua empresa para um amigo ou familiar. As notas são agrupadas entre detratores (0 a 6), neutros (7 e 8) e promotores (9 e 10).

A grande vantagem das pesquisas de NPS é que elas fornecem um indicador, calculado a partir do percentual de promotores menos o percentual de detratores. Este indicador varia de -100 a 100 sendo que, quanto mais perto de 100, melhor é o seu NPS.

Faça pesquisas de satisfação de forma recorrente

Se você quer acompanhar a satisfação dos seus clientes de forma mais precisa, é possível contratar ferramentas que vão monitorar a experiência do cliente de forma recorrente. Assim, uma pesquisa de satisfação será enviada sempre que o seu consumidor fizer uma determinada ação no seu site ou e-commerce.

Com uma plataforma de customer experience, é possível criar os questionários de pesquisa customizados, escolher o canal de coleta (email, SMS, widget ou outros, dependendo da ferramenta que você for utilizar) e determinar o gatilho que vai disparar a pesquisa. Este gatilho pode ser uma compra, um chamado no suporte ou a visita a uma página específica, por exemplo.

O Opinion Box CX é uma plataforma de customer experience para você acompanhar diferentes indicadores de satisfação.

Quero saber mais

Materiais complementares sobre pesquisa de satisfação

Se você quer saber mais, confira alguns de nossos conteúdos gratuitos sobre o tema:

Veja mais

Como o Opinion Box pode te ajudar a fazer pesquisas de satisfação

Com as nossas soluções de consumer insights, ajudamos empresas a entender o comportamento e os desejos dos consumidores.

Conheça alguns dos nossos diferenciais:

Atendimento Personalizado

Atendimento personalizado

Não importa o tamanho dos seus desafios, temos um time de especialistas altamente qualificado para te ajudar.

Variedade de Soluções

Variedade de soluções

Temos plataformas digitais para você criar suas pesquisas, mas se preferir, você pode contar com o nosso time para cuidar de tudo para você.

Painel de Consumidores

Painel de Consumidores

Não se preocupe com os respondentes da sua pesquisa. Temos mais de um milhão de consumidores cadastrados para responder aos seus questionários.

Resultados Rápidos

Resultados muito rápidos

Acompanhe a coleta dos dados em tempo real e tenha os resultados completos da pesquisa em poucos dias.

Conheça o Opinion Box e descubra como tomar decisões baseadas em dados e não em achismos.

Fale com um consultor

Conheça alguns clientes que já utilizam as nossas soluções: