O que faz um analista de pesquisa de mercado?

Daniela Schermann
O que faz um analista de pesquisa de mercado?

Seja pelo cenário macroeconômico, pelas mudanças de comportamento causadas pelos avanços tecnológicos ou pela preocupação de encontrarmos formas mais sustentáveis de produzir e consumir produtos, o mercado está mais competitivo do que nunca – tanto para uma startup quanto para uma grande indústria.

Quando a competição está acirrada, a informação se torna ainda mais estratégica e necessária. Por isso, esta é uma ótima oportunidade para os profissionais que tem interesse em trabalhar com pesquisa de mercado.

Mas afinal, como é o dia a dia de quem trabalha com pesquisa?

O que é um analista de pesquisa de mercado?

O papel do analista de pesquisa de mercado é ajudar empresas e instituições a tomar as decisões certas, com base em informações. É o profissional que executa um projeto de pesquisa, do início ao fim, desde a definição do problema até a análise dos resultados.

Para isso, antes de mais nada, ele vai participar das reuniões de briefing para definir os objetivos e propor as melhores metodologias e amostras para aquele problema. A partir daí, o profissional ainda vai criar o questionário, acompanhar ou realizar a coleta dos dados, encontrar os fornecedores e ferramentas necessárias para aquele projeto, consolidar os dados coletados, analisar os resultados e preparar a apresentação com os insights e sugestões.

Além disso, o analista está sempre pesquisando tendências, estudando novas metodologias, testando ferramentas e acompanhando o mercado como um todo.

Habilidades do analista de pesquisa de mercado

Todo pesquisador deve ser curioso por natureza e ter sede de conhecimento. Mas, ao mesmo tempo, ele precisa ter talento para a síntese e ser objetivo, para conseguir atingir suas metas com foco e dentro dos prazos estabelecidos.

O analista também precisa ser uma pessoa analítica e capaz de lidar com números e dados, especialmente se trabalhar na área quantitativa. Além disso, precisa ter boa redação, organização e atenção, para entregar relatórios com qualidade, sejam eles textos escritos ou apresentações .

Áreas de atuação

A área de pesquisa de mercado não para de crescer. Hoje, o profissional de pesquisa pode trabalhar em diferentes mercados e tamanhos de empresa, dependendo do que deseja para a sua carreira. Existem inúmeros institutos de pesquisa no Brasil, desde multinacionais até pequenas agências.

Além disso, muitas empresas possuem a sua própria área de inteligência, com uma equipe interna responsável pelo monitoramento constante da concorrência e da satisfação dos clientes, além de determinar quais projetos devem ser realizados para resolver os problemas estratégicos da empresa e apresentar soluções de melhoria com base nos dados coletados.

Para aqueles que gostam de inovação e de tecnologia, o campo da pesquisa digital também não para de crescer. Assim como o Opinion Box, outras empresas desenvolvem soluções de pesquisa digital, seja por email, aplicativo ou redes sociais. É uma área muito interessante que possui oportunidades incríveis.

E para quem não quer trabalhar em empresas, há sempre a possibilidade de ser um pesquisador freelancer, tanto realizando pesquisas qualitativas quanto se tornando especialista em alguma metodologia específica.

Recomendado para você: 3 informações valiosas que toda empresa precisa ter sobre o seu cliente

Áreas do conhecimento

Por ser uma área ampla, o analista de pesquisa de mercado pode ter feito diferentes faculdades, desde administração e economia até comunicação ou psicologia.

Mas é importante que ele tenha conhecimento dos fundamentos de marketing e facilidade para aprender, pois a cada novo projeto, ele precisará estudar, pesquisar novos dados e referências e entender muito sobre um assunto.

Aqui no Opinion Box, por exemplo, realizamos em uma mesma semana projetos de temáticas tão variadas quanto Aedes Aegypti, seguros de carros e aplicativos de telefone. O mesmo analista tem que se debruçar sobre os temas e entendê-los com profundidade para poder sugerir melhorias nos questionários e verificar se os dados estão corretos. Por isso, se você gosta de diferentes assuntos, essa área pode lhe interessar.

Ficou interessado? Não deixe de ver aqui os livros e eventos que indicamos para quem se interessa por pesquisa de mercado.

Também poderá gostar de:

10 tendências de pesquisa de mercado e opinião para 2016 As listas de tendências para o ano que vem estão por todos os lados e nós não poderíamos deixar de preparar as nossas ap...
Como o SaaS está mudando o dia a dia dos profissionais de marketing SaaS, ou Software as a Service, é um termo que define todo tipo de software que oferece um serviço online sem precisar q...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail