Pesquisa de clima organizacional para sua empresa

Pedro D'Angelo
Pesquisa de clima organizacional para sua empresa

Neste post nós vamos falar sobre a importância de manter um bom clima organizacional na sua empresa.

Os profissionais de RH e os gestores devem sempre buscar formas de manter um bom clima organizacional, com os profissionais motivados, alinhados com os valores da empresa e satisfeitos com os benefícios e com o ambiente de trabalho como um todo.

Tudo isso sem impactar o caixa da empresa e sem gerar desequilíbrios entre os colaboradores. Parece uma equação difícil de fechar, e é mesmo.

A melhor forma de fazer isso, claro, é ouvindo os próprios funcionários constantemente. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa de clima organizacional. Agora ficou mais simples, não é mesmo?

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é um processo que avalia a percepção dos colaboradores de uma empresa em relação ao ambiente de trabalho. Dessa forma, a pesquisa consegue identificar possíveis problemas ou oportunidades de melhoria. Nesse sentido, ela pode ser realizada por meio de questionários, entrevistas, observações comportamentais, entre outros métodos.

Esse tipo de pesquisa pode abordar temas como a cultura da empresa, liderança, comunicação interna, oportunidades de desenvolvimento, benefícios, remuneração, entre outros. Desse modo, os resultados da pesquisa permitem que a empresa avalie seu desempenho em relação a esses temas e identificar áreas em que precisa melhorar para aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores.

É importante ressaltar que a pesquisa de clima organizacional deve ser realizada de forma confidencial e anônima, para garantir que os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas opiniões de forma honesta e franca.

Por que fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Medir a satisfação é extremamente importante, seja a satisfação dos clientes ou dos próprios funcionários. Veja como duas partes de uma equação que busca o sucesso de um negócio.

No ambiente de uma empresa, a satisfação da equipe reflete no clima organizacional. Tanto os gestores quanto a equipe de Recursos Humanos devem sempre trabalhar para manter os profissionais motivados, alinhados com os valores da empresa e satisfeitos com os benefícios e com o ambiente de trabalho como um todo.

O melhor jeito de fazer isso é ouvir os próprios colaboradores com frequência, através de pesquisas de clima organizacional. Nesse tipo de questionário, vale explorar diversos tópicos: pergunte sobre o relacionamento com gestores e colegas, as expectativas em relação ao trabalho, se estão achando o trabalho estressante.

Tudo isso vai ajudar a manter um bom clima organizacional e, claro, proporcionar oportunidades de melhorar ainda mais o clima, o funcionamento da empresa e a satisfação pessoal dos colaboradores.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional

Antes de executar a sua pesquisa na prática, confira 7 dicas importantes para que ela seja feita da melhor forma possível.

1. Incentive a participação

Para que a pesquisa dê resultados, é importante incentivar a participação dos funcionários e engajá-los no processo da pesquisa. Ao enviar a pesquisa, explique quais são os seus objetivos com aquelas perguntas e como a participação de todos é importante.

2. Garanta a confidencialidade

Algumas perguntas podem ser consideradas muito delicadas para os colaboradores e eles podem se sentir desconfortáveis ao respondê-las. Por isso, deixe claro que as respostas serão avaliadas de forma coletiva e que nenhuma participação será avaliada individualmente. Certifique-se de que você está usando uma ferramenta que de fato não permita a visualização individual de cada resposta e garanta a confidencialidade dos seus colaboradores.

3. Não obrigue a participação

As respostas devem ser sinceras e espontâneas, por isso, as pessoas precisam se sentir à vontade para respondê-las. Deixe claro que a participação na pesquisa é voluntária e que não haverá nenhum tipo de penalização para quem não responder.

4. Divulgue os resultados

Todos os colaboradores gostam de se sentir inseridos nos processos. Por isso, divulgar os resultados para toda a empresa faz muita diferença.

5. Planeje ações

Com os resultados da pesquisa em mãos, é importante planejar ações, propor mudanças e melhorias e estabelecer metas. Os funcionários precisam perceber que as opiniões dele foram levadas em consideração e que as sugestões foram ouvidas.

6. Refaça a pesquisa periodicamente

É importante que as pesquisas de clima sejam feitas periodicamente, para que os resultados das ações possam ser medidos e avaliados. Com pesquisas periódicas, fica fácil identificar quando alguma mudança não é bem aceita pelos colaboradores e tomar ações antes de ter uma equipe desmotivada ou, o que é pior, ter perdas no time.

7. Envolva a diretoria

É importante manter os diretores e acionistas cientes e envolvidos nas pesquisas de clima, para que eles não sejam pegos de surpresa com nenhum resultado negativo ou ação proposta. Isso também serve para que eles saibam que a empresa está preocupada com a valorização do ambiente de trabalho e dos funcionários. Além disso, sempre que for pertinente, é importante que eles também respondam às pesquisas.

Tipos de pesquisa de clima organizacional

Você sabia que não existe somente um tipo de pesquisa de clima organizacional? Confira a seguir quais são os principais tipos de pesquisas voltadas para esse tema.

1- Satisfação com benefícios

Oferecer benefícios para os colaboradores é uma política que mantém a equipe satisfeita, colabora para a qualidade de vida dos funcionários e diz muito sobre a cultura da empresa. Mas oferecer vale alimentação, plano odontológico e outras vantagens está trazendo esses resultados?

Faça uma pesquisa para avaliar o que a equipe acha dos benefícios que ela já ganha. Pergunte quais outros benefícios os funcionários gostariam de receber e como eles melhorariam a satisfação deles.

2- Avaliação de evento

Eventos institucionais são comuns na vida de qualquer empresa. Seja uma confraternização da equipe, uma festa para comemorar o fim de um projeto importante ou uma recepção de novos funcionários, tudo tem que ser planejado da melhor forma possível para garantir a satisfação dos envolvidos.

Pensando em eventos cujo público será sua própria equipe, essa preocupação deve ser levada em conta do mesmo jeito que seria em um evento externo.

Envie um questionário para os participantes do seu evento institucional, perguntando o que acharam da comida, das instalações do evento e de outros aspectos, para assim identificar possíveis pontos positivos e negativos.

3- Entrevista de desligamento

Dentro de uma empresa é natural que alguns colaboradores acabem sendo desligados da organização. Seja por opção própria ou por outra necessidade, demissões acontecem.

Diante disso, uma boa ideia é fazer uma última análise com o funcionário que está saindo. Uma entrevista de desligamento, nesse caso, pode oferecer insights sobre a motivação do funcionário ao se demitir e ajudar a encontrar pontos em que a gestão da empresa pode melhorar para crescer e reter talentos.

Envie um formulário para o colaborador que está se despedindo. Na pesquisa, pergunte o que o motivou a sair, como ele avalia o tempo que trabalhou na empresa e o que ele sugere de melhorias na gestão, espaço físico da empresa, benefícios etc.

Dicas extras para realizar a pesquisa

Para garantir o sucesso da sua pesquisa, siga as nossas dicas:

  • Garanta a confidencialidade, para não inibir os colaboradores e aumentar a taxa de respostas.
  • Envolva a diretoria, para demonstrar a seriedade da pesquisa e o envolvimento de todos na ação.
  • Divulgue os resultados. Assim, quem respondeu à pesquisa sentirá quem realmente fez diferença.
  • Refaça as pesquisas periodicamente, para analisar melhorias ao longo do tempo e manter os colaboradores engajados.

Por fim, quer saber mais sobre pesquisa de clima organizacional? Não deixe de baixar o nosso ebook completo sobre o assunto!

Também poderá gostar de: