3 modelos de questionário de clima organizacional para sua empresa

Pedro D'Angelo
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
3 modelos de questionário de clima organizacional para sua empresa

De acordo com um estudo realizado pela Michael Page, engajar os funcionários é o principal desafio das empresas. Os profissionais de RH e os gestores devem sempre buscar formas de manter um bom clima organizacional, com os profissionais motivados, alinhados com os valores da empresa e satisfeitos com os benefícios e com o ambiente de trabalho como um todo.

Tudo isso sem impactar o caixa da empresa e sem gerar desequilíbrios entre os colaboradores. Parece uma equação difícil de fechar, e é mesmo.

A melhor forma de fazer isso, claro, é ouvindo os próprios funcionários constantemente. Isso deve ser feito através de pesquisas de clima organizacional. O Objetivo da pesquisa de clima organizacional é medir o nível de satisfação dos funcionários com relação aos diferentes aspectos do ambiente da empresa e a maneira como os colaboradores interagem uns com os outros.

Nós queremos ajudar a sua empresa a manter os funcionários engajados. Por isso, apresentamos para você 3 modelos de questionário que vão te ajudar a medir a satisfação dos colaboradores e avaliar o clima organizacional.

Os nossos modelos de questionário são editáveis, por isso você pode alterar textos e alternativas, incluir ou excluir questões para que o seu questionário atenda a todas as suas necessidades. Depois, é só compartilhá-lo com os colaboradores da sua empresa e obter as respostas que você precisa para avaliar o clima organizacional da sua empresa.

1. Clima organizacional

Medir a satisfação é extremamente importante, seja a satisfação dos clientes ou dos próprios funcionários. Veja os dois índices como duas partes de uma equação que busca o sucesso de um negócio.

No ambiente de uma empresa, a satisfação da equipe reflete no clima organizacional. Tanto os gestores quanto a equipe de Recursos Humanos devem sempre trabalhar para manter os profissionais motivados, alinhados com os valores da empresa e satisfeitos com os benefícios e com o ambiente de trabalho como um todo.

O melhor jeito de fazer isso é ouvir os próprios colaboradores com frequência, através de pesquisas de clima organizacional. Nesse tipo de questionário, vale explorar diversos tópicos: pergunte sobre o relacionamento com gestores e colegas, as expectativas em relação ao trabalho, se estão achando o trabalho estressante.

Tudo isso vai ajudar a manter um bom clima organizacional e, claro, proporcionar oportunidades de melhorar ainda mais o clima, o funcionamento da empresa e a satisfação pessoal dos colaboradores. Conheça um dos nossos modelos de questionário para pesquisa de clima organizacional.

Acesse aqui gratuitamente o seu questionário de Pesquisa de Clima Organizacional.

Antes de aplicar o questionário de clima organizacional, confira nossas 7 dicas valiosas para você ter sucesso na sua pesquisa:

1. Incentive a participacão

Para que a pesquisa dê resultados, é importante incentivar a participação dos funcionários e engajá-los no processo da pesquisa. Ao enviar um email com o link da pesquisa, explique quais são os seus objetivos com aquelas perguntas e como a participação de todos é importante.

Recomendado para você: Pesquisas de mercado e e-mail marketing: como garantir o sucesso unindo as duas coisas

2. Garanta a confidencialidade

Algumas perguntas podem ser consideradas muito delicadas para os colaboradores e eles podem se sentir desconfortáveis ao respondê-las. Por isso, deixe claro que as respostas serão avaliadas de forma coletiva e que nenhuma participação será avaliada individualmente. Certifique-se de que você está usando uma ferramenta que de fato não permita a visualização individual de cada resposta e garanta a confidencialidade dos seus colaboradores.

3. Não obrigue a participação

As respostas devem ser sinceras e espontâneas, por isso, as pessoas precisam se sentir à vontade para respondê-las. Deixe claro que a participação na pesquisa é voluntária e que não haverá nenhum tipo de penalização para quem não responder.

4. Divulgue os resultados

Todos os colaboradores gostam de se sentir inseridos nos processos. Por isso, divulgar os resultados para toda a empresa faz muita diferença.

5. Planeje ações

Com os resultados da pesquisa em mãos, é importante planejar ações, propor mudanças e melhorias e estabelecer metas. Os funcionários precisam perceber que as opiniões dele foram levadas em consideração e que as sugestões foram ouvidas.

6. Refaça a pesquisa periodicamente

É importante que as pesquisas de clima sejam feitas periodicamente, para que os resultados das ações possam ser medidos e avaliados. Com pesquisas periódicas, fica fácil identificar quando alguma mudança não é bem aceita pelos colaboradores e tomar ações antes de ter uma equipe desmotivada ou, o que é pior, ter perdas no time.

7. Envolva a diretoria

É importante manter os diretores e acionistas cientes e envolvidos nas pesquisas de clima, para que eles não sejam pegos de surpresa com nenhum resultado negativo ou ação proposta. Isso também serve para que eles saibam que a empresa está preocupada com a valorização do ambiente de trabalho e dos funcionários. Além disso, sempre que for pertinente, é importante que eles também respondam às pesquisas.

2. Satisfação com benefícios

Oferecer benefícios para os colaboradores é uma política que mantém a equipe satisfeita, colabora para a qualidade de vida dos funcionários e diz muito sobre a cultura da empresa. Mas oferecer vale alimentação, plano odontológico e outras vantagens está trazendo esses resultados?

Faça uma pesquisa para avaliar o que a equipe acha dos benefícios que ela já ganha. Pergunte quais outros benefícios os funcionários gostariam de receber e como eles melhorariam a satisfação deles.

Acesse aqui gratuitamente o seu questionário de Pesquisa de satisfação com benefícios.

3. Avaliação de evento

Eventos institucionais são comuns na vida de qualquer empresa. Seja uma confraternização da equipe, uma festa para comemorar o fim de um projeto importante ou uma recepção de novos funcionários, tudo tem que ser planejado da melhor forma possível para garantir a satisfação dos envolvidos.

Pensando em eventos cujo público será sua própria equipe, essa preocupação deve ser levada em conta do mesmo jeito que seria em um evento externo.

Envie um questionário para os participantes do seu evento institucional, perguntando o que acharam da comida, das instalações do evento e de outros aspectos, para assim identificar possíveis pontos positivos e negativos.

Acesse aqui gratuitamente o seu questionário de Pesquisa de avaliação de evento.

Dica: Entrevista de desligamento

Dentro de uma empresa é natural que alguns colaboradores acabem sendo desligados da organização. Seja por opção própria ou por outra necessidade, demissões acontecem.

Diante disso, uma boa ideia é explorar essa situação para fazer uma última análise com o funcionário que está saindo. Uma entrevista de desligamento, nesse caso, pode oferecer insights sobre a motivação do funcionário ao se demitir e ajudar a encontrar pontos em que a gestão da empresa pode melhorar para crescer e reter talentos.

Envie um formulário para o colaborador que está se despedindo. Na pesquisa, pergunte o que o motivou a sair, como ele avalia o tempo que trabalhou na empresa e o que ele sugere de melhorias na gestão, espaço físico da empresa, benefícios etc.

Dicas para aplicar os modelos de questionário

Para garantir o sucesso da sua pesquisa, siga as nossas dicas:

  • Garanta a confidencialidade, para não inibir os colaboradores e aumentar a taxa de respostas.
  • Envolva a diretoria, para demonstrar a seriedade da pesquisa e o envolvimento de todos na ação.
  • Divulgue os resultados. Assim, quem respondeu à pesquisa sentirá quem realmente fez diferença.
  • Refaça as pesquisas periodicamente, para analisar melhorias ao longo do tempo e manter os colaboradores engajados.

Está pronto para realizar pesquisas com seus colaboradores?

Então cadastre-se no Opinion Box agora mesmo. É fácil, rápido e gratuito.

3 modelos de questionário de clima organizacional para sua empresa3 modelos de questionário de clima organizacional para sua empresa3 modelos de questionário de clima organizacional para sua empresa3 modelos de questionário de clima organizacional para sua empresa

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Pedro D'Angelo
Receba nossas novidades por e-mail