Modelos de questionário para fazer pesquisa de comportamento do consumidor

Daniela Schermann
Modelos de questionário para fazer pesquisa de comportamento do consumidor

É inquestionável que a forma das pessoas escolherem e comprarem os seus produtos mudou muito nos últimos anos. Hoje, quem determina o funil de compras é o consumidor, e não mais os profissionais de marketing. Por isso, entender o comportamento do consumidor se torna essencial.

Mas se os hábitos estão sempre mudando, se o funil de compras não é mais linear, se as novas tecnologias, a internet e os dispositivos mobile multiplicam as interações e modificam o comportamento o tempo todo, como entrar na mente do consumidor? A resposta chega a ser óbvia: conversando constantemente com ele.
Não importa qual o tamanho do seu negocio ou o seu ramo de atividade, você precisa fazer pesquisas de comportamento do consumidor frequentemente com os seus clientes para entender o que influencia o processo de compras e enxergar pontos de melhoria, aumentando as vendas ou acelerando o processo de decisão.

Como entender o comportamento do consumidor

Existem diferentes formas de entender o comportamento do consumidor. Desde a análise de dados de compras, acessos a site ou redes sociais, até avançadas estratégias de neuromarketing.

Tudo vai depender do tamanho do seu negócio, dos seus objetivos e do seu orçamento. As pesquisas de mercado de comportamento do consumidor, no entanto, podem ser uma excelente opção para empresas de todos os mercados ou tamanhos.

Ao conversar diretamente com o seu público-alvo, você irá obter insights sobre a forma como os consumidores pesquisam e compram produtos, os fatores que influenciam sua decisão de compra e muitas outras informações essenciais.

Por isso, separamos para você alguns modelos de questionário de pesquisa que vão ajudar a entrar na mente do consumidor:

Hábitos de consumo

Vamos começar com o mais óbvio. Não dá para entender o comportamento do consumidor sem pesquisar seus hábitos de consumo.

Pesquisas de hábitos de consumo servem para apoiar decisões nas empresas, fornecendo dados e insights que vão potencializar qualquer ação. Elas servem para descobrir, de forma geral, o comportamento do consumidor na hora de pesquisar produtos, comprá-los, escolher um meio de pagamento, a frequência e prioridade de compras, entre outros aspectos.

Faça uma pesquisa ampla sobre os hábitos do seu público-alvo e dos clientes que já tem e comece a traçar o perfil comportamental do seu consumidor. O questionário, você já sabe, nós já fizemos para você.

Clique aqui para acessar o questionário de hábitos de consumo.

Comportamento do consumidor nas redes sociais

As redes sociais são um ótimo termômetro para medir mudanças e tendências no comportamento do consumidor. Todos esses canais sociais, extremamente populares hoje em dia, dizem muito sobre seus usuários e oferecem muita informação.

Pensando no âmbito dos negócios, você deve saber que os consumidores modernos usam redes sociais para pesquisar produtos e serviços, avaliar positiva ou negativamente o que consumiram, fazer ou pedir indicações a amigos, e muito mais.

Por tudo isso, conseguir dados sobre as redes sociais utilizadas (e não utilizadas) pelo seu público alvo pode contribuir muito para o sucesso de um negócio. Pesquise as redes onde seu consumidor está, qual conteúdo ele segue e compartilha por lá, com quem (pessoas e empresas) ele se conecta.

Os resultados podem ajudar, por exemplo, em campanhas e estratégias de marketing, no posicionamento da marca, no atendimento que você presta ao consumidor e em várias outras ações que podem ser pensadas e desenvolvidas a partir da coleta de dados sobre as redes sociais.

Clique aqui para acessar o questionário de utilização de redes sociais .

Hábitos de mídia

Além das redes sociais, pesquisar o consumo de mídia do consumidor também é uma forma de entrar mais a fundo na mente dele. Que tipo de conteúdo os atrai? Que tipo de canal de mídia ele consome? Com que frequência?

Essas e outras perguntas são ideais, especialmente, para quem faz pesquisas em agências e podem impulsionar estratégias de marketing e comunicação. Pesquise as mídias consumidas pelo consumidor, compare o consumo de mídia online x off-line, procure conhecer os influenciadores do seu público e explore todas as possibilidades que os resultados trarão.

Clique aqui para acessar o questionário de utilização de redes sociais .

Conheça outros modelos de questionário de comportamento do consumidor

Além desses modelos de questionário que eu sugeri para você, nós possuímos muitos outros modelos de pesquisa de comportamento do consumidor em nossa biblioteca. Escolha aquele que mais combina com você, e comece a criar a sua pesquisa de comportamento do consumidor hoje mesmo.

Como fazer uma pesquisa de mercado de comportamento do consumidor

Se você gostou de algum dos modelos de questionário que oferecemos, veja como é fácil fazer sua pesquisa de mercado de comportamento do consumidor. O primeiro passo é cadastrar-se gratuitamente na nossa plataforma de pesquisa de mercado online.

Modelos de questionário para fazer pesquisa de comportamento do consumidor

Você poderá fazer sua pesquisa de mercado com os seus contatos ou em nosso Painel de Respondentes. Temos mais de 100 mil consumidores prontos para responder às suas pesquisas.

Após realizar o seu cadastro, basta escolher o questionário de pesquisa de mercado que quiser. Lembre-se que você pode editar todos os modelos de questionário de acordo com sua necessidade. Se preferir, também pode criar um questionário de pesquisa do zero.

As pesquisas de mercado realizadas no Painel de Respondentes ficam prontas em até 7 dias úteis. Se precisar de ajuda para criar sua pesquisa, não se preocupe. Nós temos um time de especialistas pronto para te ajudar. Nós podemos cuidar do seu projeto de pesquisa do início ao fim. Entre em contato conosco por email ou pelo chat online no site do Opinion Box.

Também poderá gostar de:

Pesquisa de mercado para agências: os tipos de pesquisa que sua agênci... Um dos mercados que mais se beneficiou do surgimento das pesquisas de mercado online foi o das agências de publicidade. ...
Previsibilidade do consumidor: como se antecipar para vender mais Por mais que o consumidor moderno tenha à disposição milhares de fontes de informação, ofertas imperdíveis diversas e es...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail