O que é marketing de influência e como se beneficiar dele

Pedro D'Angelo
O que é marketing de influência e como se beneficiar dele

Quem está envolvido com marketing e procura ficar por dentro das tendências da área com certeza conhece o termo marketing de influência. Essa estratégia está super em alta e as empresas que utilizam dela já apresentam ótimos resultados. Como? É o que vamos te contar agora.

De acordo com a pesquisa “Marketing de Influência no Brasil”, realizada pelo Opinion Box em 2022, 77% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital em suas redes sociais, o que mostra a importância dessas pessoas para uma estratégia corporativa. Além disso, a pesquisa mostrou que 55% das pessoas que seguem influencers já compraram por indicação desses profissionais.

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é uma forma mais orgânica de se comunicar com seu público. Primeiramente, porque esse marketing age através de figuras que o público conhece e reconhece. Dessa forma, fica mais fácil chegar até ele e convencê-lo a acreditar na sua mensagem.

Na prática, o marketing de influência funciona com ações de marketing executadas por pessoas influentes na internet e nas redes sociais. Os chamados influenciadores (ou influencers) são pessoas reconhecidas, muitas vezes passando dos milhões de seguidores, que têm um público fiel e pode direcioná-lo para uma marca ou produto específico.

De maneira simplificada, o marketing de influência se baseia em confiança e engajamento. Se você confia na opinião e na experiência de alguém, você é influenciado por ela. Assim, fica mais fácil optar por uma marca ou produto que aquele influenciador divulgue para você.

O marketing de influência, então, funciona bem, pois fala diretamente com o consumidor, levando em consideração seus interesses, seus hobbies e a linguagem que ele conhece e utiliza. Dessa forma, esses influenciadores conseguem realmente atingir o consumidor, engajá-lo e ajudá-lo a tomar decisões de compra.

Vantagens do marketing de influência

O marketing de influência pode trazer inúmeras vantagens e benefícios a curto prazo para o seu negócio. 

Uma das principais vantagens é a oportunidade de poder alcançar um público maior para a sua marca, uma vez que ao divulgá-la por meio de influenciadores, você consequentemente obterá um aumento no número de impressões de marca vindas de pessoas que possivelmente ainda não conheciam o seu produto, além de aumentar a quantidade seguidores em suas redes sociais.

Outras vantagens do marketing de Influência são:

  • Alto Retorno Sobre Investimento (ROI);
  • Aumento do número de vendas;
  • Aumentar a base de leads;
  • Ampliar os canais de comunicação da marca;
  • Melhora a percepção da sua marca;

Marketing de Influência e as redes sociais

O marketing de influência vem ganhando cada vez mais força nas redes sociais, uma vez que o público tem muito interesse em seguir e acompanhar os influenciadores nas redes. E os números não mentem:

De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, 67% dos usuários seguem influenciadores no Instagram e, além disso, 55% já compraram algo que foi indicado por influenciadores! 

No YouTube também não é diferente: outra pesquisa revelou que 69% estão inscritos em canais de influenciadores e metade dos entrevistados já compraram algum produto ou adquiriram um serviço indicado por alguém no YouTube.

O LinkedIn é uma rede social voltada para o público B2B. Ainda assim, a presença de influenciadores também é marcante por lá. Uma pesquisa feita pelo Opinion Box mostrou que 21% dos usuários usam a rede para acompanhar influenciadores por lá. 

Como usar o marketing de influência

De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, hoje no Brasil existem mais influenciadores digitais do que dentistas. Atualmente, são mais de 500 mil profissionais atuando com marketing de influência pelo país. O número supera os 374 mil dentistas formados, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Com tantas pessoas se tornando influenciadoras e muitas outras almejando essa carreira, o mercado vive uma boa fase e é composto por blogueiras de moda, celebridades da TV, música e cinema, Youtubers que falam sobre qualquer assunto – e não para por aí. Essas pessoas detém o poder de influenciar milhões de pessoas com muita facilidade, apenas usando seus canais de comunicação.

Um bom exemplo disso foi a grande disputa de grandes marcas pelos ex-participantes do BBB 21. A marca Vigor, por exemplo, foi bem rápida ao patrocinar o participante que ficou conhecido como “Gil do Vigor”, que esteve nos destaques dos assuntos mais comentados do Twitter e do LinkedIn, gerando uma imensa repercussão e aumento da visibilidade da marca. Além disso, o Serasa também fez uma campanha muito divertida, na qual o participante que ficou conhecido como “Caio Caloteiro” foi o influenciador escolhido, e a repercussão e engajamento com a marca foi enorme: além de ter ficado nos trending topics do Twitter, foi estampada em vários portais de notícias, como Exame e UOL.

Quem quer usar marketing de influência, porém, não precisa ir tão longe. Não é preciso contratar os maiores influenciadores da internet para divulgar seu negócio. O importante é encontrar sempre o influenciador ideal de acordo com seu objetivo, seu público e, claro, seu orçamento.

Ações bem pensadas de marketing não precisam mais ser gigantes ou de milhões em investimento. O marketing está cada vez mais inteligente e acessível. Isso, é claro, desde que o profissional saiba de fato o que quer e o que precisa ser feito.

Tipos de influenciador digital

O influenciador digital é uma pessoa formadora de opinião que é capaz de influenciar milhares e milhões de pessoas por meio de diferentes canais de comunicação digital, principalmente nas mídias sociais.

A maioria dos influenciadores digitais começaram a produzir conteúdo sobre diferentes tipos de assunto sem pretensões financeiras, até serem notados por marcas dos segmentos de conteúdo que eles produzem. Foi aí que o ramo começou a crescer e hoje já existem centenas de milhares de influenciadores digitais no país.

Além disso, existem diferentes tipos de influenciadores para diferentes tipos de marcas e empresas. Confira alguns deles:

Top Celebridades

São os tipos de influenciadores mais conhecidos, pois eles têm um imenso alcance em suas redes sociais.

Esses influencers não fazem parte de nichos específicos, portanto, comunicam-se com diferentes tipos de público. São pessoas que podem ajudar a tornar a sua marca mais conhecida por conta do grande número de seguidores.

Um exemplo de Top Celebridades é o Felipe Neto, que é um dos mais seguidos no Brasil. Somente no YouTube, ele conta com mais de 44 milhões de inscritos no canal. Além disso, em 2019, ele foi premiado como o “Homem do Ano” pela GQ.

Autoridade de nicho

São os influenciadores que dominam algum assunto de alguma categoria específica.

Ou seja, são pessoas que têm propriedade para falar sobre algum assunto específico e são respeitados por isso. Apesar de poderem ter uma audiência mais baixa, o engajamento dos seguidores é muito alto.

Por exemplo, o Professor Paulo Jubilut é um professor de biologia que tem um canal no 

YouTube chamado “Biologia Total”, que trata sobre o assunto e é voltado majoritariamente para vestibulandos em geral.

Caso você queira fazer uma campanha de marketing de influência com o objetivo de aumentar o reconhecimento da sua marca, esse é um dos tipos de influenciadores mais recomendados para fazer parte da campanha.

Influenciadores locais

São influenciadores digitais cuja atuação está atrelada a uma cidade ou região.

Embora eles tenham menos seguidores do que as autoridades de nicho, por exemplo, ainda conseguem alcançar um grande número de pessoas.

A vantagem é que, por serem menos conhecidos, o investimento em uma campanha com influenciadores locais também é menor, e ainda assim é possível obter bons resultados.

Quais são os principais influenciadores do Brasil? 

Mas quem será que mais influencia no nosso país? Para descobrir quem são os grandes nomes desse mercado, o Opinion Box realizou uma pesquisa sobre influenciadores digitais no Brasil.

 Perguntamos às pessoas entrevistadas quais são as referências que elas têm, em geral e por área de atuação dos influenciadores. Confira os principais influenciadores por segmento:

  • Moda: Virginia Fonseca
  • Tecnologia: Fábio Akita
  • Gastronomia e receitas: Paolla Carosella
  • Negócios e Finanças: Nathalia Arcuri
  • Maquiagem: Bianca Andrade
  • Viagens: Caio Travels
  • Humor: Whindersson Nunes
  • Música: Anitta
  • Saúde e Fitness: Carol Borba

Como encontrar influenciadores

Encontrar os influenciadores certos para sua estratégia de marketing de influência não é nem um pouco difícil. Algumas ferramentas online existem justamente para identificar quem são as pessoas mais reconhecidas e “compartilhadas” em cada área e assunto.

Essas ferramentas são uma boa forma de começar a rastrear quem é relevante na área do seu negócio e pode ser uma boa na estratégia de marketing de influência. As mais comuns (e melhores) para encontrar influenciadores são o Buzzsomo, o NinjaOutreach e o Klout, que mostram os sites, blogs e pessoas que são referência em cada termo buscado por lá.

Além disso, uma ótima forma de encontrar os influenciadores certos para a estratégia de marketing é fazer uma pesquisa com seu público. Se você já tiver em mente ou souber exatamente quem é o seu público, faça uma pesquisa para entender quais são as referências de influenciadores que essas pessoas têm.

Pergunte ao seu público os blogs ou perfis que eles seguem e o quanto esses influenciadores de fato influenciam suas decisões. Entenda o comportamento do público em relação ao seu consumo de conteúdo. Peça para citar pessoas que eles admiram, respeitam e em cujas opiniões confiam.

Encontrar os influenciadores que seu público segue vai permitir que você crie estratégias de marketing mais eficientes e comece a lucrar com o marketing de influência.

Para fazer essa pesquisa, já sabe: é só criar seu questionário agora mesmo na nossa Plataforma de Pesquisa. Se precisar de qualquer ajuda nessa tarefa, é só entrar em contato conosco. Nosso time de especialistas está aqui para ajudar a colocar sua pesquisa no ar!

Também poderá gostar de: