Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

Daniela Schermann
Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

O nosso post com os 13 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado é um sucesso absoluto aqui no blog. Por isso, separamos para você mais 13 livros fundamentais para qualquer profissional de pesquisa de mercado. São livros sobre temas variados, que nos ajudam a entender o comportamento do consumidor, a forma como as pessoas pensam e agem, as mídias digitais e alguns dos principais acontecimentos do mundo. Dá uma olhada e boa leitura!

1. Por que fazemos o que fazemos?, de Mário Sérgio Cortella

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

O filósofo, educador e autor Mário Sérgio Cortella lançou esse novo livro em 2016, no qual discute os mecanismos por trás da motivação no trabalho, a importância de ter uma vida com propósito e os desafios para conseguir equilíbrio entre realização profissional e vida pessoal.

Cortella faz um tratado extremamente contemporâneo sobre as maiores angústias de muitos profissionais, que lutam contra a falta de tempo, a escassez de prazer na rotina e as incertezas que nos cercam no mundo atual. Fundamental tanto para entender a nós mesmos quanto para compreender o consumidor e o profissional contemporâneo.

2. Small Data, de Martin Lindstrom

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

O autor já apareceu na nossa primeira lista, com o livro A Lógica do Consumo, e retorna agora com esse excelente Small Data. Aqui, Lindstrom defende a tese de que as empresas, obcecadas pelo big data, estão se esquecendo do essencial: manter um contato pessoal com o cliente.

Através de exemplos e cases vivenciados pelo próprio autor, ele mostra a importância de ouvir o cliente, acompanhar seu cotidiano e extrair insights de pequenas pistas que o comportamento do consumidor nos revela.

3. A lógica do cisne negro, de Nassim Nicholas Taleb

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

Esse livro não é novo. Foi lançado em 2007, traduzido para mais de vinte idiomas e amplamente debatido no mundo todo. Mas mostrou-se fundamental ao apresentar como estamos constantemente à mercê do improvável. Para exemplificar sua tese, o autor cita alguns eventos inesperados que transformaram o mundo, como o Google e o 11 de Setembro.

No livro, Taleb tenta explicar por que não conseguimos prever o que ele chama de eventos Cisnes Negros (o nome vem do fato de que não se acreditava que existiam cisnes negros até eles serem vistos pela primeira vez na Austrália, no século XVII), como lidar com tais eventos e ainda tirar proveito deles. A tese do autor chamou a atenção pelo fato de que, no livro, ele fala do perigo da concentração excessiva no sistema bancário e, no ano seguinte, o mundo assistiu à crise financeira deflagrada exatamente pelo sistema bancário.

Já existe uma edição revista e ampliada do livro, ainda sem tradução no Brasil. Mas mesmo a edição original continua extremamente atual e essencial para quem quer compreender melhor o mundo e o impacto que alguns acontecimentos podem trazer.

4. Mais rápido e melhor, de Charles Duhigg

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

O Poder do Hábito, livro anterior de Charles Duhigg, não está na nossa primeira lista de livros essenciais, mas poderia muito bem estar. É um dos meus livros favoritos e teve grande impacto na minha vida pessoal e profissional. Agora, o autor lançou Mais rápido e melhor, que fala sobre produtividade na vida e nos negócios.

O livro reúne as últimas descobertas da neurociência e conceitos da psicologia e da economia comportamental para exemplificar que pessoas e empresas produtivas veem o mundo de forma diferente. Duhigg defende que a forma como pensamos é mais importante que o pensamento em si e discorre, em oito capítulos, temas como foco e motivação, além de inúmeros casos reais muito legais.

5. Bumerangue, de Michael Lewis.

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

Michael Lewis conta histórias importantes por meio de pessoas extraordinárias. Ele é autor dos livros que deram origem aos filmes Um Sonho Possível (The Blind Side) e O homem que mudou o jogo (Moneyball) , além de mais de dez títulos publicados.

Bumerangue é seu mais recente livro, lançado em 2011, que busca entender a crise econômica mundial e seus desdobramentos. Para isso, Lewis entrevista políticos de diferentes partes do mundo, acadêmicos, economistas e líderes espirituais. De um monge grego que conseguiu explorar o capitalismo para salvar seu mosteiro falido a Arnold Schwarzenegger, do primeiro-ministro da Islândia a um professor de economia da Irlanda, o autor percorre diferentes depoimentos, dados históricos e estatísticas para conseguir trazer alguma luz em cima desse cenário caótico e intimidador que se tornou a economia mundial.

Recomendado para você:  Pesquisa de hábitos de consumo: como conhecer seu consumidor e tomar as decisões certas

6. Hooked, de Nir Eyal

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

Ainda sem tradução em português, o livro explica porque determinados produtos chamam nossa atenção mais do que outros. Através da análise do comportamento do consumidor, Eyal apresenta um processo de 4 passos para criar produtos pelos quais os consumidores vão se apaixonar e não poderão mais viver sem.

É um livro fundamental para empreendedores que querem lançar produtos disruptivos, mas também é leitura obrigatória para qualquer um que busca entender o comportamento do consumidor nos dias de hoje.

Recomendado para você:  Empreendedorismo: como validar uma ideia de negócio com pesquisa de mercado

7. Dados demais!, de Thomas H. Davenport e Jin Ho-Kim

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

Escrito por especialistas em análise de dados, o livro ensina de forma prática como formular hipóteses, reunir e analisar dados relevantes, interpretar e comunicar resultados e como lidar com grandes volumes de dados de forma eficiente e relevante. Qualquer semelhança com o dia a dia de um profissional de pesquisa de mercado não é mera coincidência.

O livro vai ajudar qualquer analista de pesquisa de mercado a desenvolver as habilidades necessárias para lidar com análise de dados e aprimorar a capacidade analítica e o raciocínio.

8. Likeable Social Media, de Dave Kerpen

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

O livro já ganhou uma edição revista e ampliada mas, infelizmente, ainda não foi traduzido para o português. Ainda assim, merece atenção por tratar do fenômeno das redes sociais e das mudanças que elas trazem para empresas e negócios de uma forma que poucos autores fazem.

Kerpen mostra, com cases interessantes, como a recomendação de um amigo é mais importante do que uma propaganda e destaca a importância do marketing de boca a boca. Além disso, dá dicas práticas para que as empresas se tornem marcas irresistíveis e encante os clientes.

9. Como mentir com estatística, de Darrell Huff

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

O livro foi publicado pela primeira vez em 1954 e agora foi relançado com nova tradução. Já foi recomendado por Bill Gates como uma de suas leituras essenciais, e continua tão ou mais atual do que no dia em que foi escrito.

Huff mostra como é possível contar uma mentira apenas com dados reais. Amostras enviesadas, gráficos dúbios, informações incompletas e outros artifícios que são utilizados constantemente para criar inverdades incontestáveis. Em tempos de redes sociais, big data e novos blogs e veículos surgindo a cada momento, é muito importante para os leitores treinarem o seu olhar, e para aqueles que processam as informações não criar mentiras sem intenções.

O livro é escrito com humor, em um texto leve e acessível, e ainda traz um passo a passo para aprendermos a diferenciar informação de enrolação. Se você faz relatórios ou análises de pesquisa de mercado, precisa ler este livro.

10. Estatística, O que é, para que serve, como funciona, de Charles Wheelan

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

Já que estamos falando de estatísticas, separei mais um livro sobre o tema. Dessa vez, o economista Charles Wheelan explica a ciência de forma descomplicada e acessível, sem entrar em detalhes técnicos, explicando intuitivamente conceitos como inferência, correlação, análise de dados e outros.

Para tornar a leitura ainda mais interessante, o autor traz algumas histórias e cases reais, e consegue explicar, a partir de fundamentos estatísticos, como a Netflix sabe quais filmes você gosta, por exemplo.

11. Não me faça pensar, de Steve Krug

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

Eu já falei algumas vezes aqui no blog que quem trabalha com pesquisa de mercado precisa ser curioso por natureza e entender de diferentes assuntos. É por isso que coloquei esse livro na lista.

O livro de Steve Krug, que já está em sua terceira atualização, fala sobre usabilidade e mostra as dificuldades que um usuário pode passar em um site ou aplicativo com problemas de navegação. Uma leitura leve e acessível, com muito bom humor, que nos ajuda a entender as dificuldades de quem projeta uma página na web ou um aplicativo para dispositivos mobile, o comportamento do consumidor no ambiente online e os principais testes de usabilidade que devem ser aplicados antes do lançamento.

12. Cidade para pessoas, de Jan Gehl

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

Hoje, mais de metade da população mundial vive em áreas urbanas, o que traz inúmeros problemas de saúde, sustentabilidade, mobilidade e outros. O autor se baseia em trabalhos que realizou na Europa, na Austrália e nas Américas para propor soluções para a vivência nos grandes centros urbanos.

O autor defende que as cidades precisam ser criadas para as pessoas, para o convívio e para a qualidade de vida. A partir da análise das cidades, conseguimos entender melhor as pessoas e suas relações.

13. Você é indispensável? De Seth Godin

Mais 13 livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

Esse é um dos principais autores do marketing mundial, que já publicou diversos best-sellers e segue influenciando pessoas em todo o mundo. Eu poderia colocar qualquer um de seus livros nessa lista, que seria uma excelente indicação de leitura. Escolhi esse porque fala sobre inovação, liderança e fazer acontecer.

Godin faz uma provocação sensacional e faz todos refletirem sobre o seu papel na organização em que trabalha. Independentemente do cargo que ocupa, existe um perfil de profissional que sempre toma a iniciativa com o objetivo de pôr ordem no caos. São pessoas que conseguem inventar, saber o que precisa ser feito mesmo quando não há regras claras, propor mudanças, supreender e desafiar. E por isso mesmo, são pessoas fundamentais e indispensáveis dentro do ambiente em que trabalham.

Gostou das nossas recomendações? Sentiu falta de algum livro fundamental para quem trabalha com pesquisa de mercado? Conte para a gente nos comentários.

Se quiser ler mais ainda sobre pesquisa de mercado, dê uma olhada em nossa página de materiais e confira nossos ebooks e infrográficos.

Também poderá gostar de:

Comportamento do consumidor: quando uma ideia transforma os padrões de... Entender o comportamento do consumidor tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa. Não vamos falar aqui da forma c...
3 modelos de questionário de clima organizacional para sua empresa Neste post nós vamos falar sobre a importância de manter um bom clima organizacional na sua empresa e oferecer 3 modelos...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail