25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Daniela Schermann
25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Está procurando dicas de livros de marketing, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor? Veja nossa lista com 25 livros essenciais e boa leitura!

Indicar livros para quem trabalha com pesquisa de mercado ou se interessa pelo assunto é uma tarefa complicada. O bom profissional de pesquisa de mercado tem que ser curioso por natureza e precisa, obrigatoriamente, gostar de ler. Os livros de marketing, de negócios, biográficos ou ficcionais, são uma ótima fonte para entender o comportamento humano em geral. Por isso, separamos 13 livros de temas bem variados, que achamos muito interessantes e recomendamos a vocês. São livros de marketing, comportamento do consumidor, estatística e muito mais. Confira:

1. A lógica do consumo, de Martin Lindstrom

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Um dos maiores estudiosos de marketing do mundo, Martin Lindstrom, reúne neste livro estudos de neuromarketing e pesquisas de marketing para explicar por que alguns produtos vendem e outros não. O texto, leve e gostoso de ler, nos ajuda a entender um pouco mais sobre comportamento do consumidor e os diferentes elementos que influenciam a decisão de compra. Um dos livros de marketing essenciais para quem trabalha com pesquisa de mercado.

2. A vaca roxa, de Seth Godin

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Este livro já se tornou um clássico e leitura obrigatória para qualquer profissional de marketing. A ideia é simples: como fazer com que o seu produto não seja apenas mais uma vaca preta e branca em uma paisagem na beira da estrada. O que fazer para que ele se destaque no meio do pasto como se fosse, digamos, uma vaca roxa? Esteé um daqueles livros de marketing super gostosos de ler. Ele apresenta conceitos e ideias que mostram como as marcas precisam se destacar e criar produtos inovadores e diferentes. Quem trabalha com pesquisa de mercado, precisa entender as formas de se destacar para ajudar seus clientes ou sua marca a alcançar estes insights, e este livro pode ajudá-lo a chegar lá.

3. Obrigado pelo feedback, de Douglas Stone e Sheila Heen

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

O livro relata de maneira divertida e lúcida como devemos lidar com os inúmeros comentários, avaliações e conselhos que recebemos todos os dias de amigos, familiares, chefes, clientes e até de estranhos. Ora, a pesquisa nada mais é do que um feedback sistematizado, por isso, nada mais oportuno do que este livro figurar na nossa lista.

Recomendado para você: 5 séries de TV para quem faz pesquisas de mercado

4. Marketing 3.0, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Philip Kotler é conhecido como o pai do marketing. Aqui, ele apresenta detalhadamente o conceito de Marketing 3.0.  Ele defenda a ideia do marketing centrado no ser humano, e não apenas no consumidor. Os autores explicam a importância do marketing se guiar por valores e ter como objetivo fazer um mundo melhor. Se para você parece utópico, saiba que muitas empresas estão adotando o marketing 3.0. A preocupação com a cultura organizacional e com os valores das empresas estão se tornando cada vez mais u tema central. Por isso, entender essa nova forma de construir as marcas torna-se essencial para qualquer pesquisador.

5. Contágio, de Jonah Berger

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Até aqui, os livros ajudaram a entender como os consumidores compram, como as marcas estão se construindo atualmente, como receber os feedbacks – sejam eles de pesquisa ou não – e como fazer a sua marca ou produto se diferenciar em meio a imensidão de opção que temos hoje. O livro Contágio ajuda a vencer mais um desafio: como fazer um conteúdo viralizar? O que torna um vídeo, um post, um link compartilhável? Jonah Berger explica quais são as motivações por trás do clique, e a leitura nos ajuda tanto a criar conteúdo compartilhável (quer gerar mais respostas para a sua pesquisa de mercado?) quanto a entender um pouco mais a mente dos nossos queridos consumidores.

6. O código cultural, de Clotaire Rapaille

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Qualquer pessoa que queira entender seus clientes ou a cultura de um determinado grupo precisa ler este livro. O antropólogo cultural e especialista em marketing francês apresenta um conceito muito inovador de como todos nós adquirimos um sistema silencioso de códigos à medida que crescemos em determinada cultura, e como estes códigos determinam a forma que vivemos, compramos e amamos. O autor revela também as técnicas que ele próprio utiliza para aumentar a lucratividade de dezenas das maiores empresas do mundo – e claro que, entre o seu método, está muita pesquisa de mercado.

7. Freakonomics, de Steven D. Lewitt e Stephen J. Dubner

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Este não é exatamente um dos livros de marketing ou comportamento do consumidor. Na verdade, em última instância, trata-se de um livro de economia.  Mas se tornou um best-seller e talvez por isso você já o conheça. No entanto, ele não poderia deixar de estar na nossa lista, pois, além de trazer alguns conceitos muito interessantes, mostra a importância de se ter e analisar dados. A partir de estatísticas e estudos diversos, os autores defendem teses polêmicas, entre elas a de que a legalização do aborto nos Estados Unidos teria sido responsável pela diminuição das taxas de criminalidade.

8. Tribos, de Seth Godin

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Mais um dos livros de marketing do Seth Godin. Na verdade, qualquer livro do autor pooderia estar nessa lista, mas separei aqueles que mais gosto. Dessa vez, o autor destaca que o mundo está precisando de bons líderes, ao mesmo tempo em que nunca foi tão fácil ser um líder. Ele ressalta a importância da comunicação e outras características da vida em grupo e da liderança. Além de ser fundamental para qualquer gestor, o livro nos ajuda a entender o comportamento dos grupos em geral. Pode ser uma empresa, uma sociedade ou um grupo homogêneo de pessoas que pensam de forma semelhante.

9. Um país chamado favela, de Renato Meirelles e Celso Athayde

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

É bem fácil entender porque este livro está aqui. Ele é exatamente o resultado riquíssimo de uma pesquisa feita com moradores de favela. A pesquisa percorreu 63 favelas de 35 cidades, foi realizada pelo Instituto Data Favela e coordenada pelos autores. De acordo com o livro, se as favelas fossem um estado, seriam o quinto mais populoso da federação. As favelas são capazes de movimentar 63 bilhões de reais por ano. A pesquisa reúne números, depoimentos e relatos que desmistificam a ideia de um território de pobreza que habita o imaginário da maioria dos brasileiros.

10. Rápido e devagar, de Daniel Kahneman

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

O vencedor do Nobel de Economia apresenta as duas formas de pensamento que controlam a nossa mente – o pensamento rápido e intuitivo, e o devagar e lógico – e como eles influenciam nossas decisões pessoais e profissionais. O autor coloca em xeque a ideia de que somos seres totalmente racionais, e nos faz entender ainda mais a mente das pessoas; ou o comportamento do consumidor.

11. Inteligência emocional, de Daniel Goleman

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Por falar na mente humana, este livro nos ajuda a entender que o controle das emoções é fundamental para o desenvolvimento da inteligência do ser humano. Mais do que o Q.I., outras habilidades são fundamentais para o bom aluno, o bom profissional e o bom líder. O livro se tornou bastante popular e revolucionou a forma que diversas empresas conduziam seus processos seletivos, e até hoje é leitura obrigatória para quem quer entender o comportamento humano.

12. Walking the talk: A cultura através do exemplo, de Carolyn Taylor

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

A versão em português foi lançada em 2015 e merece atenção. A consultora escreveu um dos livros mais importantes sobre cultura organizacional de todos os tempos. Ela explica sua importância estratégica para a empresa e como implantá-la de forma prática.

13. Design thinking, de Tim Brown

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Se o conceito é novo para você, corra atrás: já existem muitos livros, cursos e muitas empresas empregando técnicas de design thinking em seus processos criativos. A ideia de design thinking é um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para resolver problemas de forma criativa e inovadora. Funciona muito bem para desenvolver projetos de pesquisa com metodologias mais complexas. Neste livro, o autor explica tudo o que você precisa saber sobre esse conceito.

14. Por que fazemos o que fazemos?, de Mário Sérgio Cortella

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

O filósofo, educador e autor Mário Sérgio Cortella lançou esse novo livro em 2016, no qual discute os mecanismos por trás da motivação no trabalho, a importância de ter uma vida com propósito e os desafios para conseguir equilíbrio entre realização profissional e vida pessoal.

Cortella faz um tratado extremamente contemporâneo sobre as maiores angústias de muitos profissionais, que lutam contra a falta de tempo, a escassez de prazer na rotina e as incertezas que nos cercam no mundo atual. Fundamental tanto para entender a nós mesmos quanto para compreender o consumidor e o profissional contemporâneo.

15. Small Data, de Martin Lindstrom

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Aqui, Lindstrom defende a tese de que as empresas, obcecadas pelo big data, estão se esquecendo do essencial: manter um contato pessoal com o cliente.

Através de exemplos e cases vivenciados pelo próprio autor, ele mostra a importância de ouvir o cliente, acompanhar seu cotidiano e extrair insights de pequenas pistas que o comportamento do consumidor nos revela. Este é um dos livros de marketing mais atuais e, ao mesmo tempo, atemporais que existe. Afinal, ouvir o cliente sempre foi e sempre será uma prioridade para qualquer negócio.

16. A lógica do cisne negro, de Nassim Nicholas Taleb

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Esse livro não é novo. Foi lançado em 2007, traduzido para mais de vinte idiomas e amplamente debatido no mundo todo. Mas mostrou-se fundamental ao apresentar como estamos constantemente à mercê do improvável. Para exemplificar sua tese, o autor cita alguns eventos inesperados que transformaram o mundo, como o Google e o 11 de Setembro.

No livro, Taleb tenta explicar por que não conseguimos prever o que ele chama de eventos Cisnes Negros (o nome vem do fato de que não se acreditava que existiam cisnes negros até eles serem vistos pela primeira vez na Austrália, no século XVII), como lidar com tais eventos e ainda tirar proveito deles. A tese do autor chamou a atenção pelo fato de que, no livro, ele fala do perigo da concentração excessiva no sistema bancário e, no ano seguinte, o mundo assistiu à crise financeira deflagrada exatamente pelo sistema bancário.

Já existe uma edição revista e ampliada do livro, ainda sem tradução no Brasil. Mas mesmo a edição original continua extremamente atual e essencial para quem quer compreender melhor o mundo e o impacto que alguns acontecimentos podem trazer.

17. Mais rápido e melhor, de Charles Duhigg

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

O Poder do Hábito, livro anterior de Charles Duhigg, não está na nossa lista de livros de marketing e pesquisa de mercado, mas poderia muito bem estar. É um dos meus livros favoritos e teve grande impacto na minha vida pessoal e profissional. Agora, o autor lançou Mais rápido e melhor, que fala sobre produtividade na vida e nos negócios.

O livro reúne as últimas descobertas da neurociência e conceitos da psicologia e da economia comportamental para exemplificar que pessoas e empresas produtivas veem o mundo de forma diferente. Duhigg defende que a forma como pensamos é mais importante que o pensamento em si e discorre, em oito capítulos, temas como foco e motivação, além de inúmeros casos reais muito legais.

18. Bumerangue, de Michael Lewis.

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Michael Lewis conta histórias importantes por meio de pessoas extraordinárias. Ele é autor dos livros que deram origem aos filmes Um Sonho Possível (The Blind Side) e O homem que mudou o jogo (Moneyball) , além de mais de dez títulos publicados.

Bumerangue é seu mais recente livro, lançado em 2011, que busca entender a crise econômica mundial e seus desdobramentos. Para isso, Lewis entrevista políticos de diferentes partes do mundo, acadêmicos, economistas e líderes espirituais. De um monge grego que conseguiu explorar o capitalismo para salvar seu mosteiro falido a Arnold Schwarzenegger, do primeiro-ministro da Islândia a um professor de economia da Irlanda, o autor percorre diferentes depoimentos, dados históricos e estatísticas para conseguir trazer alguma luz em cima desse cenário caótico e intimidador que se tornou a economia mundial.

19. Hooked, de Nir Eyal

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Ainda sem tradução em português, o livro explica porque determinados produtos chamam nossa atenção mais do que outros. Através da análise do comportamento do consumidor, Eyal apresenta um processo de 4 passos para criar produtos pelos quais os consumidores vão se apaixonar e não poderão mais viver sem.

É um livro fundamental para empreendedores que querem lançar produtos disruptivos, mas também é leitura obrigatória para qualquer um que busca entender o comportamento do consumidor nos dias de hoje.

20. Dados demais!, de Thomas H. Davenport e Jin Ho-Kim

25 livros essenciais para quem faz pesquisa de mercado

Escrito por especialistas em análise de dados, o livro ensina de forma prática como formular hipóteses, reunir e analisar dados relevantes, interpretar e comunicar resultados e como lidar com grandes volumes de dados de forma eficiente e relevante. Qualquer semelhança com o dia a dia de um profissional de pesquisa de mercado não é mera coincidência.

O livro vai ajudar qualquer analista de pesquisa de mercado a desenvolver as habilidades necessárias para lidar com análise de dados. Além disso, você vai aprimorar a capacidade analítica e o raciocínio.

21. Likeable Social Media, de Dave Kerpen

likeable-social-media

Este é um best-seller entre os livros de marketing digital. Ele já ganhou uma edição revista e ampliada mas, infelizmente, ainda não foi traduzido para o português. Ainda assim, merece atenção por tratar do fenômeno das redes sociais e das mudanças que elas trazem para empresas e negócios de uma forma que poucos autores fazem.

Kerpen mostra, com cases interessantes, como a recomendação de um amigo é mais importante do que uma propaganda e destaca a importância do marketing de boca a boca. Além disso, dá dicas práticas para que as empresas se tornem marcas irresistíveis e encante os clientes.

22. Como mentir com estatística, de Darrell Huff

como-mentir-com-estatisticas

O livro foi publicado pela primeira vez em 1954 e agora foi relançado com nova tradução. Já foi recomendado por Bill Gates como uma de suas leituras essenciais, e continua tão ou mais atual do que no dia em que foi escrito.

Huff mostra como é possível contar uma mentira apenas com dados reais. Amostras enviesadas, gráficos dúbios, informações incompletas e outros artifícios que são utilizados constantemente para criar inverdades incontestáveis. Em tempos de redes sociais, big data e novos blogs e veículos surgindo a cada momento, é muito importante para os leitores treinarem o seu olhar, e para aqueles que processam as informações não criar mentiras sem intenções.

O livro é escrito com humor, em um texto leve e acessível. Ele ainda traz um passo a passo para aprendermos a diferenciar informação de enrolação. Se você faz relatórios ou análises de pesquisa de mercado, precisa ler este livro.

23. Estatística, O que é, para que serve, como funciona, de Charles Wheelan

Estatística-O-que é-para-que-serve-como-funciona

Já que estamos falando de estatísticas, separei mais um livro sobre o tema. Dessa vez, o economista Charles Wheelan explica a ciência de forma descomplicada e acessível, sem entrar em detalhes técnicos, explicando intuitivamente conceitos como inferência, correlação, análise de dados e outros.

Para tornar a leitura ainda mais interessante, o autor traz algumas histórias e cases reais, e consegue explicar, a partir de fundamentos estatísticos, como a Netflix sabe quais filmes você gosta, por exemplo.

24. Não me faça pensar, de Steve Krug

nao-me-faca-pensar-steve-krug

Eu já falei algumas vezes aqui no blog que quem trabalha com pesquisa de mercado precisa ser curioso por natureza e entender de diferentes assuntos. É por isso que coloquei esse livro na lista.

O livro de Steve Krug já está em sua terceira atualização. Ele fala sobre usabilidade e mostra as dificuldades que um usuário pode passar em um site ou aplicativo com problemas de navegação. Uma leitura leve e acessível, com muito bom humor, que nos ajuda a entender as dificuldades de quem projeta uma página na web ou um aplicativo para dispositivos mobile, o comportamento do consumidor no ambiente online e os principais testes de usabilidade que devem ser aplicados antes do lançamento.

25. Cidade para pessoas, de Jan Gehl

cidade-para-pessoas

Hoje, mais de metade da população mundial vive em áreas urbanas, o que traz inúmeros problemas de saúde, sustentabilidade, mobilidade e outros. O autor se baseia em trabalhos que realizou na Europa, na Austrália e nas Américas para propor soluções para a vivência nos grandes centros urbanos.

O autor defende que as cidades precisam ser criadas para as pessoas, para o convívio e para a qualidade de vida. A partir da análise das cidades, conseguimos entender melhor as pessoas e suas relações.

Outros livros de marketing

A lista de livros de marketing bons e fundamentais é interminável. Aqui no Opinion Box, estamos sempre lendo, procurando novos autores e fontes de informação para nos mantermos atualizados.

E você, tem mais sugestões de livros de marketing e pesquisa de mercado para incluirmos nessa lista? Conte para a gente!

Também poderá gostar de: