3 lições do dia a dia mostram como fazer pesquisa de mercado é fundamental

Daniela Schermann
3 lições do dia a dia mostram como fazer pesquisa de mercado é fundamental

Se você ainda tem alguma dúvida de como fazer pesquisa de mercado pode ser importante para o seu negócio, você precisa ler esse post. Eu quero mostrar para você a importância da pesquisa de mercado com exemplos simples. Por isso, vou mostrar para você 3 lições do dia a dia que vão mostrar para você como fazer pesquisa de mercado é indispensável.

1. Como você toma decisões na sua vida pessoal?

Imagine que você precisa tomar uma decisão importante na sua vida pessoal. Pode ser qualquer exemplo: comprar um apartamento, trocar de carro, cortar o cabelo ou terminar aquele relacionamento que já está desgastado. Raramente, em nossas vidas, tomamos grandes decisões sem antes ouvir a opinião de outras pessoas.

Por que então, na hora de tomar decisões para o seu negócio, você deveria agir de forma diferente? A pesquisa de mercado nada mais é do que uma forma de pedir a opinião para quem mais importa: seu público-alvo. Dependendo dos seus objetivos, você pode fazer a sua pesquisa com seus clientes, consumidores em geral ou colaboradores.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para que você tome decisões com segurança, baseando-se em dados e não apenas na sua intuição.

2. Reclamações e recomendações são levadas a sério

Seu primo comenta que jantou em um restaurante maravilhoso, com um cardápio incrível e um atendimento sensacional. Você provavelmente faz uma nota mental para visitar o lugar em breve, certo?

Da mesma forma, seu colega de trabalho comenta que comprou um celular péssimo, que não tem memória, trava toda hora e a bateria não dura nem cinco minutos. Você compraria o mesmo aparelho?

Somos cercados por reclamações e recomendações a todo momento. Conversas com amigos e posts em redes sociais são levados em consideração com seriedade. Muitas pessoas costumam consultar o Reclame Aqui, os comentários no Facebook e as avaliações no site institucional de um produto antes de comprá-lo.

Para você ter uma ideia, no ano passado nós realizamos uma pesquisa de mercado sobre a jornada de compra do e-consumidor. Neste estudo, constatamos que entre os compradores frequentes, ou seja, aqueles que realizaram pelo menos 6 compras online nos últimos 12 meses, 64% utilizam o Reclame Aqui frequentemente. Além disso, 43% utilizam blogs e fóruns para pesquisar opiniões de usuários.

3 lições do dia a dia mostram como fazer pesquisa de mercado é fundamental

Os consumidores sabem que a opinião de quem utilizou um determinado produto ou serviço é relevante. Se nós, como consumidores, valorizamos a opinião de conhecidos e desconhecidos, por que não deveríamos fazer isso como empresa?

Medir a satisfação do cliente é essencial para fidelizar os clientes e também evitar comentários e avaliações negativas. Por isso, a pesquisa de satisfação é uma das principais pesquisas realizadas por empresas de todos os tamanhos e mercados.

3. Contra dados não há argumentos

Os dados fazem parte do nosso dia a dia. Notícias que trazem informações estatísticas chamam mais a nossa atenção. Quando estamos em uma discussão acalorada sobre qualquer tema e alguém traz um dado estatístico que comprove ou refute uma ideia, valorizamos essa informação.

Ao fazer uma pesquisa de mercado, você pode utilizar os dados a seu favor. Se quiser convencer seu chefe a aumentar o orçamento da sua área, leve dados que comprovem sua necessidade. Se quer implantar uma nova ação, utilize resultados de pesquisa para defender seus argumentos.

Da mesma forma, se você é o CEO de uma empresa ou gestor de uma área, implante uma cultura de dados. Peça sempre para a sua equipe trazer números que possam te ajudar a tomar decisões.

Sem achismos, as chances de se tomar decisões mais assertivas são muito maiores. Por isso, sempre tome decisões com base em números e não em opiniões.

Você me convenceu. Quero aprender como fazer pesquisa de mercado

Se você chegou até aqui, entendeu a importância que a pesquisa de mercado tem para o seu negócio. Agora, quero te mostrar como fazer pesquisa de mercado pode ser simples, rápido e barato.

O Opinion Box possui uma plataforma de pesquisa de mercado online em que você pode fazer a sua pesquisa sozinho. Basta criar um questionário e depois, você só precisa selecionar as pessoas que vão responder à sua pesquisa. Além disso, você pode acompanhar todos os resultados em tempo real!

Você pode fazer uma pesquisa de mercado utilizando o nosso painel com mais de 150 mil respondentes em todas as regiões do país. Se precisar de ajuda, nós temos um time de especialistas em pesquisa de mercado que pode cuidar do seu projeto do início ao fim.

Quer saber como fazer pesquisa de mercado sem sair da frente do computador? Baixe o nosso guia de pesquisa de mercado online.

3 lições do dia a dia mostram como fazer pesquisa de mercado é fundamental

Também poderá gostar de: