Growth Hacking: o que é e como usar para fazer sua empresa crescer

Daniela Schermann
Growth Hacking: o que é e como usar para fazer sua empresa crescer

O termo Growth Hacking, que já é amplamente conhecido e disseminado nos Estados Unidos, vem se tornando cada vez mais popular por aqui. Muitas empresas estão contratando gente que entende do assunto para os seus times e percebendo as vantagens competitivas que este profissional pode trazer.

Ainda não sabe o que é Growth Hacking? Estamos aqui para te ajudar! Descubra se você precisa de alguém assim na sua equipe ou até mesmo se você pode se tornar um Growth Hacker:

O conceito de Growth Hacking

Se você se lembrou dos hackers da computação, por incrível que pareça, não está tão distante da definição. Os hackers são pessoas com conhecimento muito avançado e com uma persistência muito grande para conseguir uma informação ou desvendar um sistema. Só que, no caso dos hackers da informática, normalmente essa dedicação não é usada para o bem. Aqui, ela é usada para o crescimento – em inglês, growth.

O termo foi cunhado por Sean Ellis para definir o profissional que tem como único foco fazer crescer as métricas de conversão de um produto ou serviço. Através dos dados e dos recursos tecnológicos disponíveis, ele deve propor formas inovadoras e não convencionais de atrair novos usuários e vendas, aumentar o ticket médio, reter clientes, fazer upsell e cross-sell etc. .

“Isso não é marketing?”

Não. Ainda que o Growth Hacker e o Marketing trabalhem muito lado a lado, o foco do Growth Hacker é apenas o crescimento das métricas de conversão. Ele não vai fazer nenhuma ação de branding, de marketing de conteúdo, ou qualquer uma das inúmeras outras alçadas que estão debaixo do Marketing. Além disso, ele vai precisar usar metodologias e técnicas que não necessariamente o gestor de Marketing utilizaria. Um não substitui o outro, são profissionais com focos diferentes. .

Cases de Growth Hacking

Ainda que seja uma área relativamente nova, o Growth Hacking já estabeleceu alguns cases bem bacanas e conhecidos. .

AirBnb: Um dos famosos casos de Growth Hacking do mundo aconteceu quando a empresa, que criou um espaço na internet para as pessoas cadastrarem suas próprias casas e alugá-las por temporadas para turistas se hospedarem, decidiu fazer uma integração com a Craiglist, uma rede de comunidades online de diversos tipos de anúncios gratuitos. Toda vez que um internauta era abordado por esse tipo de anúncio, ele era direcionado para o AirBnb. Dessa forma, o site de aluguel de casas por temporada conseguiu ampliar de forma muito veloz o seu número de usuários.

LinkedIn: Uma mudança muito simples nas configurações de conta da rede social profissional aumentou o número de usuários de 2 milhões para 200 milhões em poucos meses: os usuários passaram a poder criar perfis públicos. Com isso, o Google e outros mecanismos de busca começaram a indexar as páginas do LinkedIn e a visibilidade da rede social aumentou exponencialmente.

Hotmail: Provavelmente um dos cases mais antigos de Growth Hacking. O serviço de email gratuito se tornou extremamente conhecido e utilizado por milhares de pessoas quando adotou uma estratégia extremamente simples e ousada. Incluiu no rodapé de todos os emails enviados por seus usuários a mensagem: “PS: Eu te amo! Faça sua conta grátis no Hotmail!”.

Competências de um Growth Hacker

Como contratar um Growth Hacker ou como saber se você pode se tornar um? Antes de mais nada, o Growth Hacker precisa ser uma pessoa extratmamente analítica, capaz de monitorar, processar e analisar grande volumes de dados, entender de comportamento do consumidor e de tecnologia. Deve ser uma pessoa voltada para inovação, que vai pesquisar novas ferramentas e buscar formas ainda mais inovadoras de utilizá-las. Deve ser um profissional habituado a pensar fora da caixa e extremamente curioso e persistente.

Recomendado para você: O que faz um analista de pesquisa de mercado?

E o que isso tem a ver com Pesquisa de Mercado?

Ora, tudo! O bom profissional de Growth Hacking vai realizar constantemente pesquisas de mercado para poder realizar um bom trabalho. Ele precisa conhecer como ninguém os seus clientes e prospects, por isso, vai realizar frequentemente pesquisas de hábitos de consumo e outros tipos de pesquisa para entender o comportamento do consumidor.

Além disso, ele vai desenvolver algumas hipóteses e teorias, que certamente precisarão ser testadas antes de serem implantadas, para que ele não desperdice tempo e dinheiro. Para isso, nada melhor do que realizar uma pesquisa de teste de conceito ou de produto com uma amostra de clientes.

O Growth Hacker é um pesquisador por natureza, e assim como outras profissões que estão em alta, tem tudo a ver com pesquisa de mercado.

Também poderá gostar de: