Quando utilizar fotos e vídeos no seu questionário de pesquisa

Pedro D'Angelo
Quando utilizar fotos e vídeos no seu questionário de pesquisa

Uma pesquisa de mercado online permite a utilização de diversos recursos. Entre os mais comuns está o uso de fotos e vídeos no questionário. Esse recurso permite maior interatividade no questionário e serve para alguns tipos de pesquisa específicas, como testes de campanhas, avaliações de embalagens, entre outros. Mas quando usar recursos como fotos e vídeos no questionário de pesquisa?

Fotos, vídeos e recursos do tipo são uma ótima alternativa, antes de mais nada, para deixar o questionário mais dinâmico e interativo.

As fotos em uma pesquisa de mercado ajudam a transmitir conceitos que seriam mais difíceis de explicar com palavras. Peça para o entrevistado escolher qual imagem ele gosta mais, ou qual foto representa melhor o que ele sente quando pensa no item que você está avaliando. Para vídeos, a lógica é a mesma, com a vantagem de que eles contam histórias mais elaboradas.

Além disso, fotos e vídeos são essenciais para certos tipos de pesquisa. Confira algumas delas e como fotos e vídeos fazem parte do questionário dessas pesquisas de mercado:

Avaliação de campanha

Essa dica é especial para quem trabalha em agências e faz pesquisa de mercado. Na hora de lançar uma campanha publicitária, não teve certeza qual imagem representa melhor o produto? Quer saber se o vídeo vai ser bem aceito? Mostre as peças para entrevistados neutros, de um painel de respondentes. Mostrando a proposta dos materiais que podem ser lançados, o público-alvo oferecerá bons insights para garantir o sucesso da campanha.

Além de testar a campanha como um todo, seja em vídeo ou em imagens, também vale a pena testar alguns elementos isolados da campanha. Por exemplo: qual celebridade você deveria contratar para este vídeo? Qual voz combina mais com a locução do personagem desta animação? Qual trilha transmite melhor o sentimento desta campanha?

Avaliação de embalagem

Se for lançar um novo produto ou reinventar a aparência de um já existente, faça uma pesquisa. Para ver como ficará o produto no supermercado, na loja física ou no e-commerce, também o ideal é apresentar o conceito para o consumidor em potencial.

Mostre fotos das novas embalagens no meio da pesquisa. Peça para comparar com as embalagens da concorrência ou mesmo com as mais antigas da sua própria marca. Assim é possível identificar se seu produto chama atenção do comprador e será considerado com base no visual dele.

Avaliação da marca, logo e site

Aparência conta muito para uma marca. Pode ser a identidade de uma marca, um simples logotipo ou um site institucional. Para ajudar no sucesso de um empreendimento, a imagem conta muito. Por isso insistimos tanto em realizar pesquisas avaliando o visual dos mais diversos itens de uma merda.

Será que os visitantes do seu site estão encontrando facilmente as informações que procuram? Ele é claro e fácil de navegar? Com uma pesquisa de avaliação de site, é possível identificar esses e outros pontos referentes à experiência do usuário. Por isso, faça uma pesquisa com prints do seu site ou do site que sua empresa desenvolve para clientes. Mostre várias telas e peça a opinião dos entrevistados a respeito.

O mesmo serve para o logotipo da empresa, as cores utilizadas na identidade visual da marca e muito mais. Nunca subestime o poder das imagens em transmitir mensagens e despertar emoções no público. Por isso, sempre pergunte a esse público o que ele tem a dizer.

Como adicionar fotos e vídeos no questionário de pesquisa

Colocar fotos e vídeos no seu questionário do Opinion Box é muito fácil. Na criação do questionário, é só selecionar, do lado esquerdo da tela, as opções “Adicionar imagem” e arrastar para a área do questionário. Selecione a imagem que você quer inserir e pronto. Para inserir vídeos, é só arrastar “Adicionar vídeo” e digitar/colar o link do vídeo desejado.

Ainda ficou alguma dúvida de quando ou como utilizar fotos e vídeos no questionário de pesquisa online? Não fique sem resposta. É só falar com os especialistas do Opinion Box.

Também poderá gostar de: