13 ferramentas de vendas que impulsionaram os resultados do Opinion Box

Daniela Schermann
13 ferramentas de vendas que impulsionaram os resultados do Opinion Box

O dia a dia de qualquer profissional de vendas é cercado por muitos desafios. Ainda bem que existem diversas ferramentas de vendas para ajudar, não é mesmo? Aqui no Opinion Box, nosso time utiliza ferramentas variadas que ajudam na organização, nos processos, na agilidade e na comunicação com o cliente.

Somos apaixonados por inovação, por isso estamos sempre descobrindo e testando novas ferramentas de vendas, marketing ou gestão. Hoje, vou contar para você quais são as ferramentas de vendas que mais fizeram sucesso no nosso time.

Escolhemos aquelas que realmente fizeram diferença nos nossos resultados, para que você também possa usar na sua empresa e ter sucesso nas vendas. Preparado?

1. LinkedIn

Eu sei, parece óbvio demais. Provavelmente você já sabe que seu time de vendas precisa ter uma conta no LinkedIn. Aliás, o ideal é que todos os profissionais da sua empresa marquem presença nesta rede social.

Mas será que vocês estão utilizando todas as vantagens que o LinkedIn oferece? Além de manter seu perfil atualizado e com informações relevantes para os prospects e clientes que podem visitar sua página, é importante ir além.

Compartilhar conteúdos relevantes para sua rede e interagir com os posts dos seus leads e clientes também é fundamental. Com o recurso “seguir”, você pode acompanhar de perto o que seus prospects estão fazendo na rede social.

Descubra os assuntos relevantes para ele, comente suas postagens, envie por email ou mensagem privada conteúdos complementares sobre o mesmo tema e monitore os horários que ele costuma postar. Este pode ser um bom momento para fazer uma abordagem por telefone, por exemplo.

Com essas dicas, você pode transformar o LinkedIn em uma das ferramentas de vendas mais importantes do seu time.

2. Find that Lead

É comum você encontrar um lead com alto potencial no LinkedIn, em outras redes sociais, em uma reportagem ou em qualquer outro lugar. Mas como entrar em contato com a pessoa sem saber o email dela?

Com o Find that Lead, é possível descobrir o email de um prospect apenas com o nome completo e a URL da empresa. Uma ferramenta simples de usar com opções gratuita e pagas, de acordo com a sua necessidade.

3. Hunter

Parecido com a ferramenta acima, o Hunter é uma extensão do Google Chrome que encontra os domínios de email de um website ou perfil do LinkedIn e já salva em algumas das principais ferramentas, como SalesForce, Pipedrive e HubSpot.

4. RD Station

Ainda que seja uma ferramenta mais voltada para a equipe de marketing, o RD Station também faz parte das ferramentas de vendas utilizadas pelo nosso time. O sistema de automação de marketing é um excelente lugar para encontrar mais informações sobre o lead.

Visualize o lead no RD Station para entender seu perfil e as interações que ele teve com sua empresa. Os tipos de materiais que ele baixou, a frequência com que abre os emails enviados pelo inbound marketing e as páginas que ele visita no seu website dizem muito sobre o interesse de compra e o momento da jornada em que ele se encontra.

5. Opinion Box

Sim, nessa casa de ferreiro o espeto não é de pau! Aqui no Opinion Box, fazemos muitas pesquisas de mercado com nosso cliente para entender quem são nossas personas e o seu comportamento de compra. Onde e como pesquisam produtos e serviços, quais fatores pesam na sua decisão, quanto estão dispostos a pagar por uma solução e vários outros tipos de pesquisa para que a gente conheça nossos clientes de perto.

Além disso, realizamos pesquisas sobre temas relevantes para nossos prospects e leads e utilizamos esses dados como argumento de vendas e até como nutrição. A pesquisa de mercado é um excelente aliado para quem quer aumentar as vendas e ajudar o prospect a percorrer mais rápido a jornada de compra até o momento da decisão.

Conhecer o seu cliente, o seu mercado e os seus concorrentes pode ser um grande diferencial para o time de vendas. Por isso, faça pesquisas de mercado periodicamente. No Opinion Box, você pode fazer tanto pesquisas com seus próprios clientes ou leads quanto com consumidores em geral. Temos um Painel com mais de 100 mil consumidores em todo o país prontos para responder suas pesquisas.

13 ferramentas de vendas que impulsionaram os resultados do Opinion Box

6. Ghostery

Antes de abordar um lead, é preciso entender se ele de fato é um cliente em potencial. Existem diversas formas de fazer isso. O site de uma empresa, por exemplo, nos ajuda a entender a maturidade de uma empresa, os clientes que possui, as práticas de marketing digital que adota e muitas outras informações. Mas um website também pode fornecer diversas informações que não são visíveis a olho nu. Para isso existe o Ghostery.

A ferramenta é uma extensão do Google Chrome que verifica os códigos de rastreamento atrelados a um website. Com isso, é possível perceber quais ferramentas e plataformas aquela empresa costuma usar. O Ghostery revela se ela monitora Google Analytics, se tem plataforma de e-commerce, se trabalha com alguma plataforma de automação de marketing e outras soluções.

Por que isso é importante? No caso do Opinion Box, essas informações nos ajudam a entender se a empresa já tem a cultura de usar dados para tomar decisões e se costuma utilizar soluções digitais no seu negócio. Além disso, oferece argumentos de vendas e até mesmo de aproximação para o vendedor. Ele pode iniciar a conversa dizendo: “vi que você usa a ferramenta X, como está sendo a experiência?”.

7. Rapportive

Por falar em técnicas de aproximação do lead, existe uma ferramenta muito boa para isso. O Rapportive criou uma extensão do Google Chrome que mostra o perfil do LinkedIn da pessoa que você está conversando por email.

Assim, logo que você recebe um email, já consegue visualizar quem é a pessoa, onde ela está, suas informações profissionais e as conexões em comum que vocês possuem. Parece pouco importante, mas você vai ver a diferença que faz na hora de responder um email! Você pode mencionar conexões e interesses em comum ou até mesmo fazer uma brincadeira com o clima na cidade em que ela está.

Soluções simples como essa geram empatia e aumentam a receptividade do lead. Teste e veja como funciona!

8. Tawk.to

Essa é a ferramenta de chat online que usamos no nosso site. Carinhosamente apelidada de Periquito pela nossa equipe (veja a logomarca deles para entender o apelido), o Tawk.to é totalmente gratuito e permite customização do layout e da mensagem.

A ferramenta permite que você acompanhe em tempo real os visitantes do seu site, atenda os chamados do chat pelo computador ou mobile e ainda ganhe agilidade com atalhos para respostas pré-definidas.

Aqui no Opinion Box, a implementação do chat online no site aumentou consideravelmente a conversão dos visitantes em clientes. Quer ver como funciona? Acesse o site do Opinion Box e nos chame para uma conversa pelo chat.

9. Yesware

Mandou o email para o prospect e nunca mais obteve resposta? Não tem certeza se o cliente recebeu aquela proposta que você enviou? O Yesware acaba com qualquer curiosidade. Como eles mesmos anunciam, é a solução ideal para que você saiba o que acontece após clicar no botão “enviar”.

Mais do que informar se o email foi aberto, a ferramenta te avisa se clicaram no link ou se abriram o anexo. Ou seja, é possível saber o momento em que o cliente está lendo a sua proposta. Quer oportunidade melhor para fazer um follow-up?

10. Pipedrive

Para gerenciar tantos leads, prospects e clientes, é preciso uma ferramenta de gestão de vendas prática e objetiva, em que os vendedores e gestores consigam reunir em um único lugar todas as informações e atividades do relacionamento da empresa com o cliente.

Para nós, o Pipedrive foi a melhor ferramenta de CRM que encontramos. Isso porque ela é realmente muito simples de usar e integra com RD Station, Trello, Yesware e outras ferramentas. Além disso, gera relatórios diversos, com muitos dados importantes tanto para os vendedores quanto para os seus gestores.

11. Trello

Por falar em organização, o Trello mudou nossa vida. Aqui no Opinion Box, todas as áreas utilizam o Trello. No time de vendas, os Quadros da ferramenta são utilizados para toda e qualquer tarefa que não seja diretamente relacionada às etapas de vendas em si. Ou seja, se não está no Pipedrive, está no Trello.

Isso ajudou muito nos processos e na organização das informações, além de ter diminuído consideravelmente o número de emails internos e até mesmo de reuniões.

12. Slack

Este é o nosso outro queridinho. Sabemos como o dia a dia do time de vendas é intenso, e muitas vezes os vendedores estão em ligações ou em reuniões. O Slack otimizou muito a comunicação, tanto entre as equipes quanto entre os colaboradores de um mesmo time.

Utilizamos o Slack para comunicar informações importantes, avisar que uma nova venda aconteceu ou está prestes a acontecer, agendar reuniões internas, compartilhar arquivos importantes, informar problemas ou assuntos urgentes e claro, para marcar um almoço ou happy hour. Cada assunto tem o seu canal, o que organiza as mensagens de forma bem simples.

13. Appear.in

Juntamente com o Skype e o Hangout, o Appear é fundamental para realizar reuniões ou demonstrações a distância.

A grande vantagem do Appear.in é que você cria o link da “sala” e pode compartilhar com todos os participantes. Não é preciso que ninguém baixe, instale ou se cadastre em nada. Por isso, é uma ferramenta mais ágil do que o Hangout ou o Skype.

Como não existe nada mais frustrante do que conseguir agendar uma reunião com um prospect e ter problemas técnicos com a ferramenta que escolheu para usar a reunião, nossa recomendação é que você sempre tenha os três preparados. Assim, você pode rapidamente recorrer a um dos outros para que a reunião aconteça com sucesso.

Ferramentas de vendas

Essas são as ferramentas de vendas que nosso time de vendas mais utiliza. E você? Conhece outras ferramentas de vendas que não citamos? Conte para a gente, pois adoramos explorar novidades!

Também poderá gostar de:

Como a pesquisa de mercado vai ajudar a sua empresa a vender mais Não importa o tamanho do seu negócio ou a sua área de atuação. Todos os executivos e empreendedores precisam ou desejam ...
Customer experience: Por que a experiência do cliente é tão importante... Você já deixou de comprar um produto porque foi mal atendido na loja? Já parou de frequentar um restaurante por causa do...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail