5 ferramentas indispensáveis de marketing digital

Ian Nobre (Autor convidado)
5 ferramentas indispensáveis de marketing digital

No trabalho de um profissional de marketing digital é muito comum a utilização de ferramentas. Existem plataformas para diversas finalidades importantes para esta área.

Contudo, novas funcionalidades são incorporadas pela área e ideias vão surgindo para facilitar a vida deste profissional. Além das ferramentas mais utilizadas (como de disparo de e-mail e monitoramento), encontramos novos sites e softwares capazes de aumentar a produtividade e garantir bons resultados.

Para te ajudar nesta missão, reunimos as 5 ferramentas indispensáveis de marketing digital. Ela surgiram para facilitar seu dia-a-dia e talvez você nem conheça!

Canva

O Canva é uma ferramenta gratuita de criação e edição gráfica perfeita para não designers que querem produzir boas imagens para utilizar em campanhas, redes sociais, blogs e muito mais. Um profissional de marketing digital necessita sempre de boas peças e, para acelerar o processo e não ter de terceirizar ou parar para se dedicar a isso, surgiu essa funcionalidade.

A plataforma conta com diversos templates customizáveis e em diferentes tamanhos que facilitam a criação e inspiração para os trabalhos. Além de permitir salvar em diferentes formatos de arquivo.

A utilização da ferramenta é muito simples e seus comando são intuitivos. É possível aproveitar os layouts prontos e produzir muito em um único dia. O que ajuda mais ainda é seu armazenamento na nuvem e os projetos compartilháveis. Tudo é salvo automaticamente com segurança e você pode criar equipes para acelerar a produção.

Recomendado para você:  4 estratégias de marketing digital que sua empresa deveria estar investindo

SemRush

O SemRush analisa resultados orgânicos e Adwords do Google. Para uma estratégia de SEO e produção e boas páginas e conteúdos, essa é uma ferramenta é essencial.

Com ela, você consegue analisar palavras-chave, ter novas ideias, monitorar backlinks, rastrear a posição no Google, acompanhar concorrentes, pesquisar e avaliar anúncios, coletar dados de redes sociais e ainda criar campanhas de vídeos.

Para acessar mais resultados e consultas é necessário atualizar a plataforma (pagar US$ 69,95 por mês) e realizar monitoramentos e análises profundas de seu SEO e seus concorrentes.

Opinion Box

O Opinion Box é uma plataforma de pesquisa de mercado online. Além de criar formulários online e responsivos, você pode enviá-los diretamente pela plataforma para seus contatos, por email ou por link.

Se precisar de pessoas para responder à sua pesquisa, o Opinion Box também possui um painel de respondentes com mais de 100 mil consumidores em todo o país. Você escolhe o perfil das pessoas que você quer que participe da pesquisa, e a ferramenta envia o questionário diretamente para as pessoas que atendem a este perfil.

Além de ser muito simples de usar, os resultados são rápidos e os custos acessíveis. Nas pesquisas utilizando o painel, os preços começam em 4 reais por entrevista. Já nas pesquisas com seus contatos, os planos de assinatura custam a partir de R$ 39,90. No plano gratuito, você pode criar questionários com até 10 questões, enviá-lo para 1.000 pessoas por mês e receber até 100 respostas.

Recomendado para você:  Marketing de conteúdo e pesquisa de mercado: como gerar conteúdo relevante para o seu público-alvo

Yoast

Se seu site é em WordPress e quer melhorar seu SEO enquanto escreve, ajustando seu texto em pouco tempo, o Yoast é uma ferramenta gratuita indispensável. É um plugin simples de instalar e que atualiza automaticamente, te indicando todos os pontos a evoluir em seu conteúdo.

Basta configurar seu site por descrição e palavra-chave, que ele analisa toda página ou post que você fizer. Apontando os erros de SEO em seu texto e conduzindo a uma melhora. Sua indicação é simples (por cor: verde é sempre bom) e seus tópicos e funcionalidades são completos. Ele faz análise de título, texto, HTML, imagens e compartilhamento. Você consegue até saber se seu texto está bom para a leitura.

Apesar de ser gratuito e já ser muito útil assim mesmo, existem versões pagas que garantem maiores configurações e funcionalidades.

Optimizely

Optimizely é uma ferramenta de teste A/B que depende o mínimo possível de uma equipe técnica. Basta você deve implantar um código em JavaScript da ferramenta na sua página, com as tags para medir a conversão e cada página e receitas. A partir do momento que o script for implantado em seu site, os testes passam a ser geridos pela ferramenta Optimizely.

Na plataforma, você vê sua página atual e um menu administrativo para fazer possíveis variações de testes. Você consegue testar hierarquias de conteúdo, cores de botões, tamanho das fontes, alterações nos menus, promoções, call to action e o que mais compor sua página.

É só programar diferentes variações para cada vez que a página for acessada e avaliar os resultados.
Como escolher as ferramentas ideais para sua estratégia?

Antes de qualquer escolha profissional existe um processo importante de avaliação. Com as ferramentas de marketing digital que você utilizará no dia-a-dia não seria diferente.

Qualquer estratégia que você adotar surge a partir de uma necessidade. Para escolher uma ferramenta de marketing digital, você tem que definir primeiro o que precisa implementar no seu trabalho. Depois: analisar as opções no mercado, ler indicações e ouvir opinião de profissionais, realizar testes nas plataformas e avaliar valores e retorno.

O que for de maior agrado na prática e fizer sentido para a estratégia da empresa – o valor cabe no orçamento e o retorno é alto – passa para o processo de decisão. As ferramentas são atualizadas a todo momento, a melhor maneira é ter a experiência. Ouvir quem já utilizou e testar o software você mesmo.

Se quiser saber mais sobre sua área de comunicação e marketing e dicas para adotar ferramentas ideais para o seu negócio, fale com os consultores do Comunique-se.

Também poderá gostar de:

Empreendedorismo: Pablo Escobar era um exemplo de homem de negócios? Já está na Netflix a segunda temporada da série Narcos. Se você ainda não assistiu aos dez primeiros episódios, saiba qu...
Sem achismo: como tomar decisões com segurança Quantas decisões você já tomou hoje?Tomar decisões faz parte da rotina de qualquer pessoa. Podem ser pequenas decis...
AUTOR
Ian Nobre (Autor convidado)

Ian Nobre (Autor convidado)

Integrante da equipe de Marketing do Comunique-se, empresa que oferece soluções de Comunicação e Digital PR.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail