Endomarketing: o que é, por que fazer e como fazer endomarketing

Daniela Schermann
Endomarketing: o que é, por que fazer e como fazer endomarketing

As ações de endomarketing ajudam a engajar seus funcionários, a melhorar o clima organizacional e a reter os talentos da sua empresa. Entenda tudo sobre o assunto!

As pessoas que trabalham em uma empresa são o que há de mais importante para aquela empresa. É por isso que o endomarketing é tão importante quanto qualquer outra estratégia de marketing.

São os colaboradores que fazem o produto que gera o lucro. São eles que se relacionam com os clientes que consomem o produto. Também são eles que utilizam os insumos e realizam os processos da empresa. Ou seja, quem tem o potencial de reduzir os custos, aumentar a eficiência, melhorar as vendas, fidelizar os clientes e aumentar o lucro final são seus funcionários.

Então, investir em estratégias de marketing para o público interno é muito importante.

O que é endomarketing?

Endomarketing, ou marketing interno, é a estratégia de marketing institucional voltada para o público interno da empresa. São diversas ações que compõem o endomarketing, desde a comunicação interna e as políticas de benefícios e incentivos até os eventos voltados para os colaboradores e sutilezas como a decoração da empresa.

As ações de endomarketing normalmente são traçadas em conjunto pelas equipes de marketing e RH. O departamento de Recursos Humanos procura entender as necessidades do colaborador, os problemas de clima organizacional que precisam ser superados e os desafios para aumentar o engajamento e a interação dos funcionários com a empresa.

Ao unir forças com o departamento de Marketing, eles podem traçar estratégias e ações que vão trazer resultados muito interessantes, tanto para os próprios funcionários quanto para a empresa.

Recomendado para você:  O que é Gestão Estratégica e como aplicá-la no seu negócio

5 motivos para sua empresa investir em endomarketing

Se você ainda não está convencido de que sua empresa precisa de uma estratégia de marketing interno, veja cinco vantagens que o endomarketing pode trazer para o seu público:

1. Motivação

Trabalhar em um ambiente inspirador, que demonstra preocupação com seus colaboradores, é o desejo de praticamente todo mundo. Saber que a empresa tem atenção com você faz com que você tenha atenção com a empresa.

As ações de endomarketing representam exatamente esse cuidado com os colaboradores. Certamente, o reconhecimento fará com que os funcionários trabalhem mais motivados.

Mais do que isso, eles se tornam verdadeiros embaixadores da marca. Funcionários motivados enchem o peito para elogiar a empresa e reforçar seus atributos e divulgam com paixão seus produtos.

Nada melhor do que ter seus colaboradores divulgando seus conteúdos em redes sociais,
comentando com os amigos sobre o dia de trabalho de forma positiva e falando com os próprios clientes com entusiasmo genuíno.

2. Produtividade

Motivação também aumenta a produtividade. Quando você está satisfeito com o seu trabalho, é mais fácil ser proativo, buscar entregar algo com a melhor qualidade e correr atrás de bons resultados.

As ações de endomarketing também auxiliam os colaboradores a conhecer as motivações da empresa, seus objetivos e metas, sua missão e seus valores. Com isso, é mais fácil fazer com que os colaboradores caminhem na mesma direção, tornando-se assim mais produtivos.

Recomendado para você:  Como aumentar a produtividade da sua equipe: 11 dicas e apps

3. Retenção de talentos

Que o mercado é uma grande competição não é novidade para ninguém. Ter em sua equipe profissionais preparados, capacitados e especializados pode ser um grande diferencial.

Mas é preciso ter em mente que esse tipo de profissional é o mais procurado e requisitado pelo mercado. Se a sua empresa não valoriza o seu colaborador, corre-se um risco muito grande que os melhores profissionais do seu time procurem oportunidades mais atraentes.

Nesse caso, não estamos falando especificamente de melhores salários. Existem diversas formas de reter talentos no seu time, e as ações de endomarketing são excelentes para isso. Mostre para o time que vale a pena vestir a camisa da empresa e investir seu tempo, seu conhecimento e seu futuro ali.

Recomendado para você:  Transformação digital nas empresas: o que é e por que só se fala nisso?

4. Engajamento

Através das ações de endomarketing, é possível mostrar para o seu colaborador que a empresa está aberta a ouvir suas sugestões e contribuições, e inclusive incentivar isso. Assim, funcionários motivados, alinhados com os objetivos e visões da empresa, também serão funcionários mais engajados.

Ótimas ideias e sugestões podem partir da mente dos colaboradores de diferentes áreas da empresa.

5. Clima organizacional

Passamos, em média, oito horas do nosso dia no ambiente de trabalho. As ações de endomarketing ajudam a tornar essas horas mais agradáveis, em um ambiente saudável, descontraído na medida certa e inspirador.

O endomarketing pode evitar fofocas, intrigas entre as equipes e estresse, dentre outros problemas. Mais do que isso, ele pode gerar empatia e respeito entre os funcionários, confiança entre os diferentes times e construir um ambiente saudável, motivador e inspirador.

Endomarketing: o que é, por que fazer e como fazer endomarketing

Como fazer endomarketing

Parece ótimo, não é mesmo? Mas como então fazer o endomarketing na sua empresa? Existem diferentes formas de trabalhar as ações de endomarketing. Tudo vai depender dos seus objetivos, orçamento e recursos disponíveis.

É preciso lembrar, antes de mais nada, que o objetivo das ações é realmente agradar, motivar e interagir com os colaboradores. Seu time é o público final das ações de endomarketing e, por isso, os interesses deles devem ser levados em conta.

Algumas empresas realizam, erroneamente, ações de endomarketing com o objetivo de transformá-las em vitrine para o cliente final. Esse tipo de estratégia não costuma funcionar nem com o cliente final nem com os colaboradores.

É por isso que o departamento de RH deve participar de todo o processo, desde o planejamento até a execução.

Veja abaixo 10 ações de endomarketing que a sua empresa pode fazer e inspire-se para implantar essas e novas ideias:

1. Pesquisas com colaboradores

Talvez o primeiro passo, antes mesmo de começar a planejar suas ações de endomarketing, é fazer uma pesquisa de clima organizacional com os colaboradores. Entenda como eles enxergam a empresa e como avaliam o ambiente de trabalho. Descubra se sentem reconhecidos e motivados e que tipo de benefícios gostariam de ter.

Conheça seus hábitos e preferências para poder traçar ações que tenham a ver com o perfil da empresa. De nada adianta, por exemplo, marcar um happy hour com o objetivo de integrar o seu time, se mais de metade da empresa não consome álcool.

Com os resultados da pesquisa em mãos, é mais fácil criar ações que vão trazer os resultados esperados. Lembre-se de tornar a pesquisa com colaboradores uma tarefa recorrente na sua empresa, para comparar os resultados e avaliar os resultados das ações executadas.

Acesse aqui gratuitamente o seu questionário de Pesquisa de Clima Organizacional.

2. Eventos para o público interno

Palestras, workshops, cafés da manhã e outros eventos motivacionais voltados para o público interno costumam trazer ótimos resultados. Aqui no Opinion Box, por exemplo, nós realizamos mensalmente um encontro dos colaboradores.

O objetivo desse encontro varia a cada mês: há momentos em que um convidado especial vem dar uma palestra sobre algum tema que seja de interesse do time. O Victor Salles, da Hekima, veio falar de Big Data e o Rodrigo Nascimento, da Buscar ID, já conversou com a gente sobre empreendedorismo e marketing por dados.

E já houve encontros em que passamos a tarde jogando Adedanha (ou Stop, para os paulistas) como forma de estimular a criatividade e mostrar a importância de se pensar fora da caixa.

3. Comunicação interna

Não importa o tamanho da sua empresa. É muito importante que se tenha uma forma estruturada de comunicação interna. Informações institucionais e avisos importantes devem ser repassados de forma sistematizada para todos os funcionários.

Não importa se é intranet, jornal mural, email, grupos de WhatsApp ou ferramentas como o Slack. É importante que os colaboradores saibam onde encontrar informações da empresa.

Quanto mais transparentes forem as informações, melhor. Deixe que sua equipe saiba se vocês estão atingindo as metas, se os resultados financeiros estão dentro do esperado e as principais ações táticas e estratégicas do planejamento.

Além disso, se houver canais de comunicação bilaterais, melhor ainda. É fundamental que o colaborador saiba como e onde se comunicar com a empresa para fazer uma pergunta, dar uma sugestão ou contar uma realização de sucesso do seu time.

4. Ações de integração

Esse tipo de ação serve tanto para integrar os colaboradores com a empresa, como entre eles próprios. São ações que aproximam e fortalecem o espírito de equipe. Happy hour, almoço e comemoração de aniversariante do mês são alguns exemplos, mas é possível ir além.

Se sua equipe gosta muito de assistir filmes, leve-os ao cinema ou promova uma sessão na própria empresa. Se futebol é um tema constante no cafezinho da empresa, marque uma tarde no estádio.

Ritos e ações para comemorar conquistas também são importantes ações de integração. Bateu a meta? Faturou aquela conta difícil? Ganhou um prêmio? Reúna o time e comemore com todos que ajudaram, direta ou indiretamente, a alcançar aquela conquista.

5. Política de benefícios

A política de benefícios da sua empresa pode ir muito além do vale refeição e plano de saúde. Auxílio a cursos de capacitação, incentivos à prática de esporte, descontos em restaurantes, academias e atividades culturais, facilidades para funcionárias mães, dias de folga e outros tipos de benefícios são excelentes para motivar, engajar e reter funcionários.

Lembre-se, apenas, que é preciso consultar as leis trabalhistas para que sua política de benefícios não esbarre em nenhum problema jurídico.

Recomendado para você:  Liderança nas empresas: como a cultura de dados pode ajudar na gestão empresarial

6. Cursos e treinamentos

Cursos e treinamentos são ótimos para os colaboradores e também para a sua empresa. Investir na capacitação e especialização dos funcionários vai deixá-los satisfeitos e motivados, e os aprendizados podem ser aplicados na própria empresa.

Aqui no Opinion Box, toda vez que um colaborador participa de um curso, palestra, treinamento ou especialização, o conteúdo é compartilhado com o resto do time. Essa é uma ótima forma de repassar o aprendizado, ao mesmo tempo em que promovemos integração e uma cultura voltada para o conhecimento.

7. Vídeos institucionais

De acordo com um relatório da Cisco, o tráfego dedicado ao consumo de vídeos online vai chegar a 80% em 2019. Não é coincidência, portanto, que o Facebook tenha aumentado a capacidade dos vídeos na rede social, que os stories estejam invadindo todas as redes sociais e que as empresas estejam cada vez mais dedicando tempo e recursos para a produção de vídeos.

Os vídeos institucionais são excelentes para contar a história, os atributos e a visão da sua empresa. Além de atrair novos talentos, essa estratégia é ótima para engajar e motivar sua equipe.

Envolva os colaboradores na participação dos vídeos. Grave depoimentos com o time e conte com suas ideias e contribuições para que o produto final fique com a cara da empresa.

8. Participações em eventos

Dar palestras e participar de eventos corporativos é uma ótima forma de expor a sua marca. A participação não precisa ficar restrita ao CEO e diretores da empresa.

Se seu webdesigner é especialista em UX e sua analista de marketing domina muito de SEO, estimule que eles participem de palestras e seminários. Ajude-os a encontrar os melhores eventos para palestrar, faça as pontes e contatos necessários para garantir a participação e capacite-os para falar em públicos e fazer apresentações impactantes.

Dessa forma, além do trabalho de endomarketing, você também estará fazendo uma ótima ação de branding.

9. Ambiente inspirador

Criar um ambiente inspirador é dever de toda empresa. Planeje os espaços, a sinalização e a decoração da sua empresa de forma que os colaboradores se sintam em um lugar acolhedor e motivador.

Pense o que a sua empresa irá oferecer para seus colaboradores. Área para descanso e lazer, salas de coaching e treinamento, espaço para alimentação são algumas ideias. Existem empresas que vão além, oferecendo espaços de SPA e salão de beleza, salas de jogos e até discoteca.

Além disso, deixar a identidade visual da marca expressa no ambiente de trabalho é muito importante. Dessa forma, os funcionários absorvem a forma como a empresa costuma se comunicar. Espaços com as cores institucionais da empresa, prêmios e fotos da empresa expostas, espaço para compartilhamento de ideias são outras formas de criar ambientes inspiradores.

10. Cultura inovadora

Transmitir uma cultura inovadora é fundamental para que atrair, reter e engajar os colaboradores. O mundo está em constante transformação e a sua empresa também precisa estar.

Ninguém quer trabalhar em uma empresa que não busca se atualizar, inovar e experimentar. Implantar novos processos, estimular a adoção de novas ferramentas, compartilhar conhecimentos e lançar novos produtos fortalecem a cultura inovadora da empresa.

Recomendado para você:  3 modelos de questionário de clima organizacional para sua empresa

Como a pesquisa de mercado pode ajudar

Como falei acima, a pesquisa é o primeiro passo para implantar ações de endomarketing na sua empresa. Além disso, ela deve virar uma prática constante no dia a dia dos colaboradores.

Fez um evento interno? Faça uma pesquisa de avaliação do evento. Vai implantar uma política de benefícios? Ouça antes os seus colaboradores. E lembre-se: a melhor forma de fazer uma pesquisa com seus colaboradores é online. Basta cadastrar-se no Opinion Box, criar o seu questionário e compartilhá-lo com a equipe por email ou por link na intranet ou newsletter da empresa.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nosso time especialistas.

Também poderá gostar de:

Liderança: como lidar com preconceito e assédio nas empresas? Redes sociais, marcas, veículos de mídia e pessoas estão discutindo e denunciando cada vez mais casos de preconceito e a...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail