Data Driven Marketing e Pesquisa de Mercado: uma união de sucesso

Daniela Schermann
Data Driven Marketing e Pesquisa de Mercado: uma união de sucesso

Uma das maiores falácias que existem hoje em dia é o Data Driven Marketing. Isso porque o marketing sempre foi guiado por dados e números. É só pensar nos 4 Ps do marketing e em todas as estratégias e ações que fazem parte do mix de marketing. Você vai ver que, desde sempre, é impossível tomar decisões de marketing sem o auxílio de dados.

Por que então atualmente se fala tanto em Data Driven Marketing? Na verdade, o que mudou é a quantidade de dados disponíveis e as inúmeras ferramentas que existem para te ajudar a compilar, analisar e interpretar esses dados. E é sobre isso que eu quero falar hoje com você.

O que é Data Driven Marketing

Vamos começar pelo começo. Data Driven Marketing é o marketing orientado por dados. Você já deve saber que, com as novas tecnologias, a jornada de compra do consumidor deixou de ser linear e se transformou radicalmente. Hoje, o próprio consumidor encontra uma quantidade extremamente relevante de informações sobre um produto sem precisar falar com o vendedor. Por isso, a decisão de compra, muitas vezes, acontece antes mesmo do cliente chegar à sua loja.

Para atrair os consumidores e traçar estratégias de marketing digital, é preciso compreender ao máximo o comportamento do consumidor. É aí que entra o Data Driven Marketing.

Hoje, é possível medir e extrair dados de diferentes fontes. Você já deve ter ouvido falar que a cada um ano e meio geramos a mesma quantidade de dados que foi gerado pela humanidade em toda sua existência. Se esse número parece absurdo, pare um pouco para pensar nos dados que você mesmo gera diariamente.

Seu celular gera constantemente informações sobre sua localização. Sites e aplicativos registram todas suas atividades online. E não estamos falando apenas dos cliques que você faz, mas dos tipos de conteúdo que você se interessa e do tempo que você passa com a tela parada em uma imagem. Até a sua televisão pode ouvir o que você fala.

Se temos motivos para ficar ou não paranoicos com nossa privacidade e segurança online é outra conversa. Mas pare para pensar nas possibilidades que existem para o profissional de marketing diante dessa abundância de dados.

Data Driven Marketing na prática

Se você já acompanha o nosso blog, sabe como insistimos na importância de tomar decisões com segurança. Não dá para tomar decisões importantes apenas com base na intuição dos gestores. É preciso dados e informações que auxiliem na tomada de decisão.

O Data Driven Marketing consegue reunir dados e informações de diferentes canais para auxiliar os profissionais de marketing e os gestores na tomada de decisões. Quais canais? São muitos.

Podemos extrair dados de relatórios financeiros e outras planilhas da empresa, como acompanhamento de produtividade e estoque, por exemplo. Podemos analisar os dados de marketing digital, como comportamento online dos usuários no site e nas redes sociais, abertura e cliques em emails, buscas orgânicas no Google e tantos outros indicadores. E podemos realizar pesquisas de mercado, online ou offline, para ouvir diretamente a opinião dos consumidores.

Vantagens de trabalhar com o marketing por dados

A verdade é que não apenas o marketing deveria ser orientado por dados, mas sim todas as decisões estratégicas da sua empresa. Em um mundo cada vez mais competitivo, errar não é uma opção. Por isso, não deveríamos nunca nos basear em achismos e opiniões pessoais. Os dados nos trazem informações que nos permitem decidir com segurança e nos impedem de cometer erros que poderiam ser facilmente evitados.

Pensando especificamente no marketing, todas as ações de marketing digital são facilmente mensuráveis. Se você vai fazer uma campanha de email-marketing, é possível medir e testar diferentes aspectos dessa campanha. Selecione uma pequena amostra da sua base de emails e faça um teste A/B do assunto do email. Com outra parte, você pode testar o call-to-action do botão. Assim, ao disparar a campanha, você saberá quais opções vão trazer as melhores taxas de abertura e cliques.

Além disso, faça relatórios de todas suas campanhas de email e compare uma ação com a outra. O que teve de diferente naquela que teve melhor desempenho? E o que não deu certo na que performou mal? Veja quantos dados são possíveis tirar de uma simples campanha de email.

Agora pense nas suas ações de social media, inbound marketing, mídia online e outras estratégias adotadas pelo seu time de marketing digital. Revise as métricas que estão sendo acompanhadas em cada ação, verifique se os testes A/B estão sendo aplicados e monitore constantemente esses dados para rever suas ações e estratégias.

Pesquisa de mercado e Data Driven Marketing

As pesquisas de mercado  se casam perfeitamente com o Data Driven Marketing, pois são capazes de fornecer as informações que os dados coletados não conseguem captar, que é exatamente a opinião dos consumidores.

Você pode me contestar, dizendo que é possível realizar uma análise de sentimentos dos comentários de uma rede social, por exemplo. É verdade, mas ali estamos falando da opinião de pessoas que, por algum motivo, se sentiram motivadas a ir até aquela página exprimir os seus comentários.

Já a pesquisa de mercado consegue ouvir a opinião de diferentes tipos de consumidores, e de forma direcionada. Ou seja, iremos perguntar diretamente para o público-alvo daquela marca qual sua opinião sobre aquele assunto que queremos descobrir.

Ao fazer uma pesquisa de mercado, é possível descobrir o que os consumidores pensam sobre uma marca, produto ou serviço, como eles avaliam os seus concorrentes e o seu mercado de forma geral, dentre tantas outras opções.

Se você cruzar as informações de uma pesquisa de mercado com os dados obtidos através do Data Driven Marketing, irá descobrir padrões de comportamento, tendências de mercado, desejos e dores do seu público-alvo e inúmeras oportunidades a serem exploradas.

Mas será que a pesquisa de mercado possui a agilidade necessária para cruzá-las com os dados obtidos em marketing? Hoje, com a pesquisa de mercado online, é possível criar um questionário e obter respostas em menos de 24 horas.

Resultados esperados

Se você ouvir constantemente os seus consumidores através da pesquisa de mercado,
e ainda monitorar e analisar de perto os dados da sua empresa, poderá tomar decisões com mais segurança, conhecer de perto as suas buyer personas e traçar ações de marketing mais efetivas para cada uma delas, identificar erros a tempo de corrigi-los antes de se tornarem um problema maior, desenvolver um processo de melhoria contínua com base nas informações obtidas, prever e se antecipar em relação às tendências de mercado, identificar e solucionar problemas relativos à imagem da marca, monitorar a satisfação do seu time de funcionários e reter talentos e tantas outras vantagens, que vão garantir o sucesso e o crescimento da sua empresa.

Também poderá gostar de: