12 cursos online gratuitos que todo profissional de pesquisa de mercado deveria fazer

Daniela Schermann
12 cursos online gratuitos que todo profissional de pesquisa de mercado deveria fazer

O profissional de pesquisa de mercado precisa ser curioso por natureza. Tem que gostar de estudar e ter sede de conhecimento. Hoje em dia, através dos cursos online gratuitos, é possível alimentar essa vontade de aprender e impulsionar a sua carreira de uma forma muito mais acessível do que há tempos atrás.

Pensando nisso, indicaremos a seguir alguns cursos online gratuitos voltados para o profissional de pesquisa de mercado. São cursos sobre diferentes assuntos que podem ser um diferencial no seu currículo e que vão te ajudar a entender melhor o mercado, as pessoas e os processos que envolvem uma pesquisa de mercado.

Antes de começar, é preciso ter em mente que trabalhar com pesquisa de mercado é trabalhar com comportamento do consumidor e tendências, logo, é necessário que o profissional entenda sobre diferentes áreas de atuação e mantenha-se constantemente atualizado.

Veja agora quais são os cursos, escolha os que mais te interessam e comece hoje mesmo!

1. Curso de estatística da Udacity

Em um mundo repleto de dados e informações, não são só os profissionais de pesquisa de mercado que precisam entender os princípios básicos de estatística.

O conhecimento em estatística nos ajuda a interpretar dados e informações de forma objetiva, nos ajudando tanto a analisar os dados de uma pesquisa de mercado quanto a tomar decisões simples do dia a dia de nossas vidas.

O Curso de Estatística da Udacity é gratuito, voltado para estudantes do nível iniciante e dura aproximadamente 4 horas. As videoaulas têm legendas em português e são ministradas por professores da San Jose State University, divididas em seis módulos.

Se você não conhece a Udacity, vale a pena navegar pelo site. Você vai encontrar uma variedade incrível de cursos online gratuitos sobre diferentes assuntos. A proposta do site, que nasceu dentro da Universidade de Stanford, é mudar o futuro da educação, unindo as competências requisitadas na vida real com uma educação de relevância.

Assim, a Udacity procura oferecer cursos online de qualidade que ensinem as habilidades que hoje são exigidas pelo mercado de trabalho. Os cursos emitem certificações reconhecidas pelos empregadores, a partir de parcerias com gigantes da indústria e da academia, como a própria universidade de Stanford e outras universidades, a Google, a AT&T, o Facebook e muitos outros.

2. Curso de introdução à análise de dados da Udacity

Ainda falando da Udacity, outro curso muito interessante que eles têm para o profissional de pesquisa de mercado é o curso de análise de dados.

Aqui não estamos falando de como analisar um banco de dados de pesquisa de mercado. Estamos falando de análise de grandes bancos de dados, ou seja, big data. O Curso de introdução à análise de dados da Udacity vai abrir a sua mente e mostrar as ferramentas e processos para quem quer trabalhar com big data.

Para fazer o curso, é preciso ter conhecimento básico em Python. Se você se interessou pelo curso mas não tem conhecimento na área, acesse o Curso Gratuito de Introdução à linguagem Python, oferecido pela Udemy.

3. Curso de Design Thinking da OpenLearn

OpenLearn é a plataforma de cursos gratuitos da Open University do Reino Unido. Ela oferece centenas de cursos gratuitos, separados em oito categorias, como Política e Sociedade, Saúde e Esportes, Finanças e Administração e outros. Os cursos estão disponíveis apenas em inglês.

Eu separei dois cursos que eu acho muito legais e interessantes para o profissional de pesquisa de mercado. O primeiro deles é o de Design Thinking. Por que?

Porque Design Thinking é muito mais do que design. É pensar de forma que te ajude a encontrar soluções criativas para qualquer tipo de problema. E boa parte dos desafios do profissional de pesquisa de mercado envolve justamente ajudar o seu cliente a resolver problemas.

4. Curso de Inovação da OpenLearn

Inovação é uma das palavras mais faladas do momento. Os líderes exigem profissionais cada vez mais inovadores. Os consumidores querem produtos inovadores. As campanhas vendem marcas inovadoras. Mas será que o conceito de inovação é claro para todo mundo?

O profissional de pesquisa de mercado precisa conhecer o termo a fundo. E o curso de inovação da OpenLearn se propõe a mostrar a diferença entre inovação e invenção e os impactos positivos e negativos da inovação.

São 3 horas de curso, em inglês, para nível intermediário.

5. Curso de Gestão da Inovação da USP

Também voltado para a área da inovação, esse curso é ministrado pelo professor da Poli-USP Mario Salerno. 

Através do Curso de Gestão e Inovação, você conhecerá métodos, ferramentas e modelos para estruturar, organizar e revolucionar o processo de Gestão de Inovação que é feito nas empresas. Ecossistema de inovação, cadeia de valor da inovação, estratégia e tecnologia são alguns dos módulos abordados no curso.

Ele possui 45 horas de treinamento, divididos em 10 videoaulas, que não precisam ser vistos em sequência. 

6. Curso de gestão de projetos da Veduca

Para cuidar de uma pesquisa de mercado do início ao fim, ter conhecimento em gestão de projetos é um grande diferencial. Ou até mesmo uma habilidade fundamental, dependendo do papel que você vai desenvolver no time.

O curso de gestão de projetos da Veduca ensina em 45 horas tudo o que você precisa saber para administrar com sucesso um projeto. O curso apresenta duas metodologias diferentes de gerenciamento: Project Management Body of Knowledge (PMBoK) e Gestão Ágil de Projetos.

7. Curso de Desenvolvimento de Produtos e Serviços da Veduca

Esse curso mostra um passo-a-passo de como tirar uma ideia do papel e colocar em prática e é ideal não apenas para quem está começando a desenvolver um produto ou serviço, mas também para que os profissionais de pesquisa compreendam melhor como são as etapas, atividades e métodos necessários para criar um novo produto.

No Curso de Desenvolvimento de Produtos e Serviços oferecido pela Veduca, você conhecerá as características do processo e sua gestão, estratégias, ideias, conceitos, visão, propostas e muito mais! Ele não precisa de pré-requisitos para ser feito e tem 45h de carga horária, distribuídas em 62 videoaulas e 83 atividades.

8. Curso de macroeconomia da Khan Academy

Entender sobre macroeconomia é fundamental para entender o contexto atual que as empresas e os consumidores estão vivendo. O profissional de pesquisa de mercado precisa entender esse cenário. Esta é apenas uma das várias opções de cursos online gratuitos que se propõem a explicar os conceitos básicos de macroeconomia.

Eu escolhi o curso de macroeconomia da Khan Academy, pois esta é uma organização mundial altamente reconhecida e sem fins lucrativos. Ela tem parceria com ninguém menos do que a NASA, o MIT, o Museu de Arte Moderna de Nova York e outras grandes instituições mundiais que ajudam a organização a manter e oferecer seus cursos online gratuitos e pagos.

9. Curso de storytelling da Pixar na Khan Academy

A Khan Academy disponibilizou gratuitamente uma série incrível de cursos da Pixar. Tem cursos de modelagem de personagens, efeitos especiais e vários outros.

Para nós, da área de pesquisa de mercado, eu separei o curso The Art of Storytelling. Quem apresenta o curso é ninguém menos que o cineasta Peter Docter, que está por trás de filmes como Monstros S.A, Divertida Mente, Up – Altas Aventuras e vários outros clássicos da Pixar.

O curso fala sobre o poder da imaginação, as narrativas e vários outros temas relacionados às formas de contar histórias. Ainda que seja muito centrado no audiovisual e na animação, o curso traz insights importantes e vale muito a pena para quem é da área de pesquisa também.

Recomendado para você:  Storytelling: como contar uma boa história pode ajudar sua pesquisa de mercado

10. Google Primer

O Google Primer não é exatamente um curso online gratuito, mas um aplicativo com lições de negócios e marketing digital. É uma parceria da Google com a Kroton que oferece mais conhecimento que vários cursos online gratuitos ou pagos! A nova versão do aplicativo traz 127 lições em português distribuídas em quatro grandes temas: negócios, métricas, marketing e conteúdo.

São lições rápidas, de 5 minutos, que ajudarão qualquer profissional a melhorar os seus conhecimentos sobre esses importantes temas. De forma rápida e simples, você pode fazer suas lições em qualquer lugar, inclusive offline, sem gastar o plano de dados.

Para ter acesso ao Primer, basta baixar o aplicativo e começar as suas aulas.

11. Curso de Análise de Negócio do Sebrae

Antes de fazer uma pesquisa de mercado, é fundamental fazer uma análise geral do negócio, seus concorrentes, clientes e fornecedores, com o objetivo de facilitar as tomadas de decisões.

Pensando nisso, o Sebrae criou o curso Análise de negócio: pesquisa de mercado, que é gratuito e reúne informações importantes para que você possa elaborar e aplicar uma pesquisa de mercado.

O melhor de tudo é que ele é gratuito, possui apenas 1 hora de duração e oferece um certificado digital para que você possa acrescentar em seu currículo!

12. Curso “Convertendo Desafios em Oportunidades”, da Universidade da Califórnia

Em qualquer ambiente de trabalho que seja, é muito importante demonstrar a habilidade de transformar desafios em oportunidades. Quando se trata de pesquisas, essa habilidade torna-se imprescindível, afinal, você precisa lidar o tempo todo com análises de problemas, o estímulo da criatividade e a busca de ideias inovadoras.

O curso online Convertendo Desafios em Oportunidades é oferecido gratuitamente pela Universidade da Califórnia, San Diego, uma das mais renomadas do mundo, e através dele  você aprenderá como utilizar o conhecimento e as habilidades necessárias para alavancar o pensamento do lado direito e esquerdo do cérebro.

As aulas são em inglês, porém legendadas em português e a carga horária total é de aproximadamente 10 horas.

Esses são os principais cursos online gratuitos que eu separei. Sentiu falta de algum? Tem alguma recomendação? Não deixe de me contar! Afinal, eu também sou apaixonada por conhecimento e aprendizado.

Também poderá gostar de: