Comportamento do consumidor: 5 formas eficazes de conhecer o seu cliente

Daniela Schermann
Comportamento do consumidor: 5 formas eficazes de conhecer o seu cliente

É muito fácil entender porque é preciso conhecer o comportamento do consumidor. Para convencer as pessoas a comprar seu produto, você precisa que elas te conheçam, se interessem por você, estabeleçam um diálogo ou relacionamento e se encantem pelo que você tem a oferecer.

Sem entender o comportamento do consumidor, todas as etapas desse processo se tornam mais difíceis. Até mesmo para encontrar os seus clientes em potencial, você precisa saber onde eles estão.

Mas como conhecer o comportamento do consumidor? Nós vamos mostrar aqui cinco formas eficazes para que você entenda quem são, o que fazem e como pensam os seus consumidores. Vale ressaltar que não existe uma forma melhor ou pior. São ações complementares, e o ideal é que todas sejam aplicadas em conjunto.

1. Redes sociais

Utilizar as redes sociais apenas como um canal de divulgação e exposição da marca é um erro comum para quem tem uma página da empresa. As redes sociais, como o próprio nome diz, estabelecem uma rede de relacionamentos entre as marcas e seus consumidores.

Por isso, esse é um excelente canal para que você conheça seus clientes, receba críticas e sugestões e conheça o perfil das pessoas que interagem com sua marca. Acompanhe também as redes sociais dos seus concorrentes e lembre-se de monitorar sempre o Reclame Aqui para se certificar de que não há reclamações sem respostas no site.

Faça postagens que incentive a interação dos seus seguidores, como enquetes e pesquisas de mercado. Dessa forma, além de aumentar o engajamento, você ainda pode conhecer a opinião e o perfil de quem responde às suas perguntas. Lembre-se também de não deixar nenhuma interação sem resposta.

2. Landing Pages

As landing pages, ou seja, as páginas que possuem formulários para que os usuários preencham, são excelentes para obter informações sobre seus clientes. Ofereça conteúdos e materiais interessantes para os seus visitantes em troca de dados que sejam relevantes para você.

A cada landing page preenchida, você passa a conhecer melhor o perfil das pessoas que frequentam o seu site e pode obter informações valiosas sobre o seu consumidor.

3. Pesquisa de mercado

Ao fazer uma pesquisa de mercado, você conversa diretamente com seu cliente ou público-alvo. Dessa forma, você pode obter informações que não obteria de nenhuma outra forma. Entenda o que seus consumidores pensam sobre sua marca ou produto, avalie se eles estão satisfeitos com o que você oferece e descubra seus hábitos de consumo.

Como eles conheceram sua marca? Com qual frequência costumam comprar seu produto ou serviço? Sua marca está conseguindo resolver suas dores ou desejos? Com uma pesquisa de mercado, você pode obter essas e outras respostas. Você pode fazer sua pesquisa de mercado com seus próprios clientes ou com seu público-alvo em um Painel de Respondentes.

Para saber como fazer uma pesquisa de mercado de forma simples, barata e rápida, fale com a gente.

Recomendado para você:  Comportamento do consumidor: como entrar na mente do seu cliente?

4. Mineração de dados

No mundo digital, nossas ações deixam rastros e informações valiosas. A mineração de dados se baseia em estatística e inteligência artificial para extrair inteligência e informações de diferentes fontes de dados, como seu próprio website, as redes sociais e as menções relativas à sua marca em outros sites.

O big data analytics já é uma realidade, presente no dia a dia de muitas empresas. As soluções oferecem informações importantes e atualizadas sobre o seu consumidor.

5. Análise de dados

Se mineração de dados, inteligência artificial e estatística parecem ser avançados demais para o seu negócio, é importante saber que alguns dados não podem deixar de ser monitorados.

É imprescindível monitorar os dados da sua fanpage no Facebook e em outras redes sociais, bem como o Google Analytics. A ferramenta do Google fornece as mais completas informações sobre o seu website, que vão te ajudar a entender qual o comportamento do consumidor junto à sua marca.

Quais as páginas mais acessadas, quanto tempo ele passa no seu site, como ele navega entre as páginas, quais dias e horários você recebe mais visitas, por onde eles estão chegando até a sua página e uma infinidade de dados e informações vão oferecer insights muito importantes.

Bônus: Comportamento do consumidor e Buyer Persona

Depois de reunir todas essas informações, você já vai conhecer muito bem o comportamento do seu consumidor. Agora, a sugestão é criar as Buyer Personas da sua empresa. Buyer Persona são caracterizações do seu cliente ideal.

Para criar as suas Buyer Personas, basta transformar as informações reunidas em uma personagem. Quem é o seu cliente ideal? Qual a idade dele? Trabalha com o que? O que gosta de fazer nas horas de lazer?

Trace um perfil do seu cliente ideal e lembre de compartilhá-lo com toda a empresa. Assim, todas as ações e estratégias da empresa poderão ser traçadas com foco nesse personagem. Qual linguagem eu devo usar para falar com ele? Qual tipo de promoção vai atraí-lo? Onde devo divulgar meu produto para chamar sua atenção?

Quer ajuda para conhecer o comportamento do seu consumidor? Entre em contato agora mesmo com a gente pelo chat online do site do Opinion Box.

Também poderá gostar de:

Satisfação do cliente: 3 mitos que você precisa esquecer Nós já falamos diversas vezes aqui no blog como é importante medir a satisfação do cliente. Ouvir o que os consumidores ...
7 erros comuns que destroem um novo negócio antes mesmo de começar Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos. Hoje em dia, então, com o boom das startups e no cenário promissor das ferr...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail