Vídeos: como usá-los em sua estratégia de marketing

Daniela Schermann
Vídeos: como usá los em sua estratégia de marketing

Você já assistiu a algum vídeo online hoje? De acordo com o Google, o Brasil é o segundo maior mercado de visualizações de vídeo no YouTube. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Cisco Systems, uma pessoa precisaria de 5 milhões de anos para assistir a todos os vídeos que vão passar pela web a cada mês em 2020. Esta informação é extremamente valiosa, pois mostra o valor que o vídeo pode ter em sua estratégia de marketing.

De acordo com a ComScore, os visitantes ficam 2 minutos a mais, em média, em sites que tem vídeos. Além disso, de acordo com a Rock Content, vídeos no e-mail marketing podem aumentar em até 96% as taxas de clique.

Com esses dados, já deu pra entender porque é importante investir em estratégias de vídeo, certo? Então vem comigo que eu vou te mostrar algumas ideias de vídeo e, claro, como a pesquisa de mercado pode te ajudar nessas ações para que você tenha ótimos resultados.

Conteúdos exclusivos em vídeo

Nós já falamos aqui como as pesquisas podem ser uma excelente ferramenta para gerar conteúdos exclusivos e relevantes para a sua estratégia de marketing de conteúdo. Nós mesmos, aqui no Opinion Box, já realizamos pesquisas sobre diferentes assuntos, como homofobia, crise e uso de aplicativos.

Pois essas pesquisas exclusivas que você realizar para a sua marca podem virar vídeos com gráficos, dados e até depoimentos, que você pode divulgar nas suas redes sociais, email marketing e no seu site.

Você pode fazer vídeos curtos com resultados de pesquisas sobre algum tema que seja de interesse do seu público-alvo ou algo relacionado ao seu mercado, que reforce algum aspecto positivo do seu produto.

Avaliação de vídeos

Se você possui um produto digital ou um e-commerce, é interessante apresentar para seu público um vídeo demonstrativo do seu produto. Campanhas em vídeo para a internet também costumam trazer bons resultados, seja com vídeos publicitários ou institucionais. Procure incluir depoimentos de clientes para aumentar a credibilidade.

Após criar um vídeo demonstrativo, publicitário ou institucional, não deixe de testar o material antes de divulgá-lo. Faça uma pesquisa de avaliação e teste o seu vídeo diretamente com o seu público-alvo.

No Opinion Box, é possível inserir vídeos no seu questionário. Desta forma, os respondentes podem assistir ao material e dar notas para diferentes aspectos do seu vídeo, como estética, clareza das ideias apresentadas, conceito etc.

Ao fazer um teste de avaliação, dê preferência para fazer uma pesquisa com o Painel de Respondentes. Desta forma, você realizará a pesquisa com um público mais isento do que pessoas que já te conhecem ou que já conhecem a sua marca, e você terá um resultado mais assertivo.

Webinars

Você provavelmente já ouvir falar, mas para quem ainda não conhece, Webinar é um seminário, palestra ou vídeo-aula online. Os webinars podem ser ao vivo ou gravados e geram resultados incríveis nas estratégias de marketing digital, tanto para geração de leads quanto para branding e autoridade da marca.

Fazer um webinar é bem mais fácil e barato do que organizar uma palestra, mas assim como qualquer evento, requer muito cuidado e atenção. Você precisará convidar os participantes, definir um tema que seja atraente, escolher uma plataforma de transmissão de vídeo (existem várias gratuitas), testar câmera e microfone, preparar uma apresentação e pensar em outros detalhes para que tudo funcione perfeitamente bem.

Após a realização do webinar, é importante ouvir a opinião dos participantes. Envie uma pesquisa de satisfação por email para todos que participaram do webinar e pergunte a eles o que acharam do conteúdo, do apresentador, da qualidade da transmissão e do áudio e outros aspectos que você queira avaliar.

Faça vídeos para divulgar sua marca e seu produto, e faça pesquisas para avaliar sua estratégias. Precisa da nossa ajuda? Fale com a gente.

Também poderá gostar de: