Quanto custa uma pesquisa de mercado? Como investir em pesquisa do jeito certo

Pedro D'Angelo
Quanto custa uma pesquisa de mercado? Como investir em pesquisa do jeito certo

Você ainda acha que pesquisa de mercado é caro demais? Descubra quanto custa uma pesquisa de mercado neste post que preparamos para você! Aprenda também a investir em pesquisa do jeito certo.

Muitas empresas e pessoas sabem da importância de fazer pesquisas de mercado, mas desistem de realizá-las nos seus negócios porque acham que será muito caro. Mas quanto custa uma pesquisa de mercado?

Realmente, de acordo com a complexidade e especificidade do projeto, o orçamento de uma pesquisa de mercado pode variar muito. Mas não se assuste: hoje, com as ferramentas de pesquisa online, é possível fazer projetos com preços bem mais acessíveis e até gratuitamente, obtendo resultados que vão trazer ótimos insights para o seu negócio.

Veja quanto custa uma pesquisa de mercado em diversas modalidades e para diversos bolsos. Aprenda a investir em pesquisa do jeito certo!

Contratar ferramentas online ou institutos de pesquisa?

Escolher entre conduzir a sua pesquisa sozinho, utilizando ferramentas online, ou contratar uma empresa de pesquisa que conduz todo o estudo para você influencia bastante no preço. As empresas de pesquisa costumam te dar apoio do início ao fim, mas todo esse suporte, é claro, custa mais caro. Isso pode compensar no caso de projetos mais complexos, com modelos estatísticos e técnicas de pesquisa mais específicas.

No entanto, existem muitos projetos que você mesmo pode realizar a partir de ferramentas online, que vão oferecer guias e tutoriais para ajudá-lo a criar a sua pesquisa. Nesse caso, os projetos podem sair com custos bem mais acessíveis. No Opinion Box, por exemplo, uma pesquisa no nosso painel custa a partir de R$ 200, e possibilita a realização de diferentes tipos de estudo.

No Opinion Box, por exemplo, você pode fazer sua pesquisa sozinho, em nossa plataforma de pesquisa, ou contar com o nosso time de especialistas. Nós recomendamos a equipe de especialistas em projetos mais complexos, com amostras mais específicas ou prazos muito apertados.

Preço por público-alvo e questionário

Seja em projetos realizados através de institutos de pesquisa ou em plataformas online, um fator que sempre vai influenciar no custo do seu projeto de pesquisa é a dificuldade em encontrar o público que irá responder as perguntas. Assim, será mais barato realizar uma pesquisa com um público geral do que com mulheres de São Paulo da classe AB, por exemplo.

Além disso, o tamanho do seu questionário também interfere no valor do seu projeto. No caso do Opinion Box, para as pesquisas que são realizadas em nosso painel, nós temos um simulador de preços que calcula na hora o custo do seu projeto. Dessa forma, você pode fazer quantas simulações precisar até chegar no seu projeto ideal, que caiba no seu bolso.

Quanto custa uma pesquisa de mercado: projetos complexos

Pesquisa de mercado é uma metodologia que envolve diferentes campos do conhecimento. Dependendo da complexidade de um estudo, é necessário técnicas específicas de pesquisa e especialistas de diferentes áreas, como antropologia, psicologia ou estatística. Nesse caso, os orçamentos podem ser muito altos, mas são estudos que vão trazer resultados de alto valor para uma empresa, instituição ou governo.

A coleta de dados online pode ser utilizada em todos esses casos, desde os projetos gratuitos, realizados com o próprio mailing, até os projetos mais complexos. Basta entender qual a demanda, a necessidade e o orçamento disponível. Caso você tenha dificuldade em descobrir o melhor tipo de pesquisa para a sua empresa, converse com a gente.

Quanto custa uma pesquisa de mercado? Como investir em pesquisa do jeito certo

Como investir em pesquisa: quanto gastar?

Agora que sabemos quanto custa uma pesquisa de mercado e o que influencia no preço, vamos à próxima questão. Responda às próximas perguntas para decidir, no final, como investir em pesquisa:

Quem deve responder a sua pesquisa?

O primeiro passo para decidir como investir em pesquisa de mercado é bastante simples: quem vai responder ao seu questionário.

Se você precisa de uma amostra neutra e representativa da população, saiba que será preciso contratar um painel de respondentes.

Pesquisas realizadas com um painel de respondentes, porém, não precisam custar caro. Novamente, quanto custa uma pesquisa de mercado vai variar de acordo com seu público. Por exemplo, se a pesquisa for para homens e mulheres de todo o Brasil, sem mais filtros, ela será mais barata do que uma pesquisa apenas com mulheres, de determinado estado e apenas de uma certa faixa etária.

De quantas entrevistas você precisa?

A quantidade de entrevistas é um dos fatores que influencia bastante no preço de uma pesquisa. Para saber quantas entrevistas fazer – e quanto deverá gastar, consequentemente -, a amostra da sua pesquisa deve ser bem calculada.

Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos um post exclusivo que ensina a calcular a amostra da sua pesquisa, ou quantas entrevistas fazer. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre amostra de pesquisa.

Precisa de ajuda de especialistas?

Por mais que as pesquisas de mercado estejam cada vez mais acessíveis e existam muitas opções de plataformas e preço para realizar uma pesquisa, é preciso ter cuidado. Sendo assim, se você precisa realizar um projeto complexo ou apenas não tem conhecimento de pesquisa, a melhor opção pode ser contar com a ajuda de um time de especialistas.

Imagine que você precisa validar uma ideia de negócio que você teve recentemente. Sua pesquisa deverá ser imparcial, o questionário deverá ser bem explicado e responder a algumas questões, como: Qual é a dor do meu potencial cliente? A solução que eu estou oferecendo vai resolver o problema dele? Existem produtos semelhantes no mercado que resolvem a mesma dor?

Nesse caso, todo cuidado será pouco, pois muito está em jogo, certo? Considere então pedir ajuda e contratar uma pesquisa com especialistas. Confie em profissionais que não te deixarão cair em erros em podem invalidar sua pesquisa e gerar resultados inconclusivos para o seu projeto.

Qual é o prazo que você tem para coletar as respostas?

Outra situação muito comum é precisar de um prazo que, a primeira vista, parece ser impossível de cumprir.

Na nossa Plataforma de Pesquisa, o prazo oficial de entrega dos resultados é de até cinco dias úteis. Porém, dependendo da amostra e da quantidade de entrevistas, nossos especialistas conseguem fazer projetos ainda mais rápidos.

Além disso, se o seu prazo está apertado, o cliente precisa logo dos resultados e os cinco dias úteis parecem uma eternidade, fale com nossos especialistas. Investindo nessa solução, conseguimos entregar o projeto muito mais rapidamente, de acordo com sua necessidade.

Está pronto para fazer uma pesquisa? Então conheça agora mesmo nossas soluções e escolha a que vai trazer os melhores insights para você.

 

Também poderá gostar de: