Como fazer pesquisa de mercado com segmentação específica

Daniela Schermann
Como fazer pesquisa de mercado com segmentação específica

Existem diversas formas de fazer pesquisa de mercado online. Você pode fazer uma pesquisa com seus próprios contatos ou em um Painel de Respondentes. No Opinion Box, nós temos um painel com mais de 100 mil consumidores prontos para responder às suas pesquisas. E hoje nós vamos ensinar como fazer pesquisa de mercado com segmentação específica utilizando o Painel de Respondentes.

A segmentação específica é uma novidade na Plataforma do Opinion Box que acabamos de lançar para os nossos usuários. Na Plataforma de Pesquisa, você pode criar o seu questionário, definir o público que irá respondê-la e analisar os dados. Tudo isso sem sair da frente do computador, em poucos dias e com custos acessíveis. Para testar gratuitamente a Plataforma, basta fazer o seu cadastro.

Como funciona o Painel de Respondentes do Opinion Box

O Painel de Respondentes do Opinion Box tem consumidores em mais de 3 mil cidades de todas as regiões brasileiras. São pessoas que se cadastraram voluntariamente para participar de nossas pesquisas de mercado em troca de microrrecompensas.

O cadastro dos usuários do Painel é realizado via CPF e as informações são auditadas constantemente. Os participantes recebem os convites de pesquisa de acordo com o seu perfil e podem responder os questionários pelo computador ou pelos nossos aplicativos mobile.

Veja aqui como fazer pesquisa de mercado no Painel de Respondentes.

Segmentação demográfica x Segmentação específica

Ao criar uma pesquisa de mercado na nossa Plataforma de Pesquisa, você pode escolher o perfil dos respondentes que vão receber o questionário.

Existem duas formas de definir o público da sua pesquisa: segmentação demográfica ou segmentação específica.

Se optar por utilizar a segmentação demográfica, você pode escolher o público da sua pesquisa de acordo com informações como sexo, idade, renda ou localidade.

Se escolher a segmentação específica, existem dez perfis que você pode escolher:

1. Mães

Serão entrevistadas apenas mulheres que possuam pelo menos um filho com até 12 anos de idade.

Esse perfil é ideal para teste de produtos tanto voltados para o público de mães quanto para o público infantil.

Também podem ser feitas pesquisas de mercado para entender os hábitos de consumo de uma família com crianças ou das próprias mães.

2. Decisores de empresas

Decisores de empresas são sócios-proprietários, diretores e gestores de empresas. Escolha esse público quando quiser fazer pesquisas B2B com decisores de empresas em geral.

Esse perfil é ideal para entender como os gestores tomam decisões ou se comportam no dia a dia das empresas.

3. E-consumidores

São considerados e-consumidores as pessoas que fizeram pelo menos uma compra online de produtos ou serviços nos últimos 6 meses.

Faça pesquisas com esse público se você tem ou pretende montar um e-commerce e entenda o comportamento de compra das pessoas que já têm o hábito de pesquisar e comprar produtos online.

Descubra as categorias de produtos e serviços mais compradas, os fatores que influenciam decisão de compra, os problemas mais recorrentes e muito mais.

4. Pets

Ao escolher o perfil Pets, serão entrevistadas apenas pessoas que possuem pelo menos um cachorro ou gato em sua residência.

O mercado de pets não para de crescer. Se você possui uma marca de produtos ou serviços voltados para cães e gatos, ou pretende investir nesse mercado, é importante conhecer os hábitos de consumo e as preferências desse público.

5. Smartphones

Respondem às pesquisas desse perfil todos os usuários que possuem um smartphone. Ou seja, um aparelho sensível ao toque e com acesso à internet.

As pesquisas com esse público ajudam a entender o comportamento relacionado à redes sociais, aplicativos, games, mensageria e outras formas de comportamento digital.

6. Motorizados

São considerados motorizados aqueles que têm um carro em sua residência e que dirigem pelo menos duas vezes por semana.

Você pode fazer pesquisa de mercado com esse público se oferece produtos ou serviços relacionados à indústria automobilística. Além disso, pode fazer pesquisas para entender comportamentos de mobilidade e muitos outros.

7. Plano de saúde

Entender o comportamento de quem tem um plano de saúde é o interesse de operadoras, médicos, governo e diversas outras empresas e prestadores de serviços de saúde.

8. M-Consumidores

M-Consumidores são os consumidores mobile. Participam das pesquisas aqueles que fizeram pelo menos uma compra de produtos ou serviços através de dispositivos móveis nos últimos 6 meses. Consideramos dispositivos móveis tablets e/ou smartphones.

Essas pesquisas são fundamentais para entender como os M-Consumidores pesquisam produtos nos dispositivos móveis, com qual frequência costumam comprar, quais categorias de produtos e serviços preferem comprar por dispositivos móveis e muito mais.

9. Bancarizados

Faça pesquisas com quem tem conta em banco para entender o perfil, os hábitos e as preferências desse público.

10. Viajantes

Consideramos viajantes as pessoas que viajaram nos últimos 12 meses ou que pretendem viajar nos próximos 6 meses. Pode ser viagem a trabalho ou a lazer, com deslocamento mínimo de 100km do local de residência. O viajante pode usar qualquer meio de transporte, mas precisa ter feito pelo menos uma pernoite na cidade de destino.

Como fazer pesquisa de mercado com segmentação específica

Agora você vai ver como fazer pesquisa de mercado com segmentação específica é bem simples. Ao acessar o site do Opinion Box, faça o seu cadastro gratuito ou o login na sua conta.

Primeiramente, escolha fazer uma pesquisa no Painel de Respondentes. Depois, você vai começar a criar o seu questionário. Você pode usar um dos nossos modelos prontos e editáveis ou começar um do zero. Se precisar de dicas para criar o seu questionário, não deixe de conferir o nosso kit de questionário exclusivo. Lá você encontra tudo o que precisa para criar um questionário de pesquisa de sucesso.

Recomendado para você:  [KIT QUESTIONÁRIO] Fazer pesquisa de mercado online ficou ainda mais fácil

Depois que o questionário estiver pronto, chegou a hora de definir o público. Basta escolher o número de entrevistas que você quer fazer e depois clicar em segmentação específica. Os 10 perfis vão aparecer disponíveis para você escolher o que quiser.

O preço da sua pesquisa vai variar de acordo com o perfil e o número de entrevistas. Quando estiver satisfeito, clique em finalizar compra. Em no máximo 5 dias úteis você vai ter os resultados completos da sua pesquisa. Você pode calcular automaticamente o preço da sua pesquisa no nosso simulador online.

Descubra aqui mais dicas sobre como fazer pesquisa de mercado na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box.

Precisa de ajuda?

Quer saber como fazer pesquisa de mercado com uma segmentação específica diferente? Está na dúvida de qual é o público ideal da sua pesquisa? Não tem problema! Nós temos um time de especialistas pronto para te ajudar. Podemos responder às suas dúvidas ou cuidar do seu projeto de pesquisa de mercado do início ao fim. Conte com a gente!

Também poderá gostar de:

Como fazer pesquisa de mercado sem sair da frente do computador Quando você ouve falar em pesquisa de mercado, qual é a primeira coisa que vem na sua mente? Pode ser que pense em entre...
Como fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começa... A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta para empresas de diferentes mercados e tamanhos. Ela vai oferecer insi...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail