Como escolher uma empresa de pesquisa de mercado online

Daniela Schermann
Como escolher uma empresa de pesquisa de mercado online

As soluções de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, fáceis e baratas. Hoje, qualquer empreendedor, profissional de marketing ou consultor pode criar a sua pesquisa de mercado sozinho, sem sair da frente do computador. Basta escolher uma solução de pesquisa de mercado online e fazer a sua pesquisa. No entanto, é preciso ficar atento a alguns pontos. Por isso, hoje vamos mostrar como escolher uma empresa de pesquisa de mercado online com segurança.

Defina o tipo de pesquisa de mercado online

Antes de escolher uma empresa de pesquisa de mercado online, é preciso definir o tipo de pesquisa, que você quer fazer. Existem diversas soluções para você criar o seu questionário de pesquisa. Existem algumas opções de Painel de Respondentes. Existem empresas que oferecem metodologias específicas de pesquisa online. E existem também algumas soluções que oferecem diferentes modalidades em uma única solução. Analise qual é a sua necessidade e procure quais são as empresas que oferecem a solução que você procura.

Como escolher uma empresa de pesquisa de mercado

Agora, além dos diferenciais mais tradicionais, como preço e tempo de mercado, destacamos aqui alguns outros pontos que vale a pena você ficar atento para não errar na hora de escolher uma empresa de pesquisa de mercado online:

1. Clientes

A carteira de clientes de uma empresa é uma das melhores formas de entender a experiência e a credibilidade que essa empresa possui. Normalmente, as marcas expõem em seu site os principais clientes. Este é um ponto que vale a pena levar em consideração. Se, além das marcas, houver depoimentos, melhor ainda.

Veja se são clientes conhecidos e o que eles dizem sobre a empresa. Se for possível, entre em contato com uma ou duas das empresas citadas e busque referência.

2. O perfil do Painel de Respondentes

Se você vai contratar um Painel de Respondentes, é fundamental buscar entender qual o perfil dos consumidores que compõem esse painel. De nada adianta a empresa de anunciar que possui um painel com mais de um milhão de respondentes, se ela mal sabe dizer quais são as características desses respondentes.

Ao escolher uma empresa de pesquisa de mercado online que tenha um Painel, é preciso entender como ela recruta e mantém engajado os respondentes para o painel. Se você quiser fazer uma pesquisa cujo perfil seja semelhante ao perfil dos internautas brasileiros, você não poderá fazê-la em um painel que tenha 70% de homens da classe AB, pois esse será o perfil predominante nas respostas.

3.Processos de auditoria

Toda e qualquer empresa de pesquisa de mercado online depende de sua credibilidade para sobreviver. Por isso, os processos de auditoria e checagem das entrevistas são muito importantes para garantir a veracidade das respostas.

No Painel de Respondentes do Opinion Box, por exemplo, todos os cadastros são realizados via CPF, que são checados na Receita Federal. As informações cadastrais são confirmadas e atualizadas ao longo das pesquisas. Nosso sistema conta também com outros sistemas de auditoria, como checagem de IP, conferência de data e horário do cadastro, conferência do email cadastrado e outros. Por fim, contamos com um sistema de verificação do preenchimento correto ao longo das pesquisas, como atenção e velocidade, dentre outros.

4. Tempo de coleta e cronograma da pesquisa

Agilidade é um grande diferencial que as pesquisas de mercado online trazem para seus clientes. Por isso, antes de contratar uma empresa de pesquisa de mercado online, verifique como é o cronograma do seu projeto de pesquisa. Não deixe de perguntar quanto tempo a pesquisa demora para acontecer. Desconfie de empresas com painel de respondentes que estipulam prazos de coleta muito longos.

5. Suporte e atendimento

Muitos tipos de pesquisa online podem ser feitos sozinho, sem que o usuário precise da ajuda de ninguém. Mas e se surgir uma dúvida? E se houver algum problema?

Procure avaliar quais são os canais de atendimento que a empresa oferece e pergunte antes qual o tipo de suporte e atendimento que você poderá contar durante o projeto.

Ficou com alguma dúvida? Converse com o time de especialistas do Opinion Box. Nós podemos te ajudar.

Como escolher uma empresa de pesquisa de mercado online

Também poderá gostar de:

Como fazer pesquisa de mercado sem sair da frente do computador Quando você ouve falar em pesquisa de mercado, qual é a primeira coisa que vem na sua mente? Pode ser que pense em entre...
Felipe Schepers responde: Painel de Respondentes e outras dúvidas Fazer uma pesquisa de mercado está cada vez mais fácil, mas não quer dizer que não surjam algumas dúvidas no meio desse ...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail