Como elaborar uma apresentação de sucesso com os resultados da sua pesquisa

Pedro D'Angelo
Como elaborar uma apresentação de sucesso com os resultados da sua pesquisa

Depois de elaborar todo o seu projeto, criar um questionário, definir uma amostra e coletar respostas, o que fazer? Sim, é hora de apresentar os resultados. Seja para sua equipe, para o cliente ou para os diretores da sua empresa, elaborar uma boa apresentação de resultados é uma forma de validar todo o trabalho realizado antes e durante a pesquisa.

É a partir da apresentação que todos os envolvidos no projeto terão uma visão ampla de tudo que a pesquisa ajudou a alcançar e de quais serão os próximos passos a partir dos resultados.

Vamos então conferir algumas dicas para saber a melhor forma de mostrar o que as respostas da sua pesquisa puderam proporcionar:

Foco no objetivo da pesquisa

No início do seu projeto, você tinha em mente um problema de pesquisa, certo? Depois da coleta das respostas é hora de resgatá-lo, para que ele seja o protagonista da apresentação dos resultados. Obviamente, durante a pesquisa, vários insights inesperados podem – e provavelmente vão – aparecer.

Ao montar a apresentação, porém, o foco deve ser sempre o objetivo definido lá atrás, aquela pergunta crucial que a pesquisa tentou responder desde o início. No fim, é isso que todos querem saber: e aí, os clientes estão satisfeitos com seu serviço? Os consumidores estão dispostos a pagar o preço que você esperava no seu produto?

Visual x funcionalidade

Como em qualquer apresentação que você for fazer, a de resultados de pesquisa deve ser atrativa, didática e fácil de se entender. Para mostrar dados, utilize gráficos para facilitar a compreensão e, claro, deixar o visual mais interessante.

Se gerar gráficos no Excel ou outros programas não é uma tarefa agradável, lembre-se que no Opinion Box, a própria plataforma te oferece todas as respostas já nesse formato – é só conferir na aba de resultados da pesquisa, no painel do usuário.

A apresentação certa para o público certo

Assim como é muito importante pensar no seu público alvo na hora de elaborar o questionário e disparar a pesquisa, ao apresentar os dados é a mesma coisa. É essencial resumir os resultados principais e filtrar o que realmente é relevante para quem verá a apresentação.

Se os dados serão mostrados para os diretores da sua empresa, por exemplo, que tem uma agenda mais apertada, resuma mais a apresentação. Se quem vai ver a apresentação é o time de marketing, que poderá aproveitar todos os dados obtidos, seja mais detalhado.

Recomendado para você: [Infográfico] Como definir o público ideal para a sua pesquisa

Cruzando os dados

Ao analisar os resultados da sua pesquisa, aproveite para relacionar os dados das suas respostas. Utilize dados secundários para obter informações adicionais e explorar as possibilidades que só a pesquisa podia ter oferecido. Isso pode oferecer novas perspectivas dentro do próprio universo da sua pesquisa e te ajudar a pensar em estratégias mais proveitosas que serão adotadas após o fim do projeto.

Tire suas conclusões

Para terminar a apresentação, reveja os resultados e resuma suas conclusões. De forma clara e objetiva, coloque os pontos principais que foram identificados com as respostas, resumindo o processo de análise para partir para os próximos passos. Essa é uma forma de validar tudo o que já foi apresentado e já propor algumas ações e reflexões em cima do que você obteve com as respostas do questionário.

Também poderá gostar de: