Como definir o problema da sua pesquisa de mercado

Pedro D'Angelo
Como definir o problema da sua pesquisa de mercado

O primeiro passo para fazer uma pesquisa de mercado é organizar o projeto como um todo. Para isso, é essencial definir claramente o problema da sua pesquisa antes de partir para as próximas etapas.

O problema da sua pesquisa é aquilo que você está procurando saber. Toda pesquisa deve ter um objetivo, uma necessidade real de informação que aquelas entrevistas vão trazer para quem está fazendo a pesquisa.

Mas como definir o problema da sua pesquisa? A melhor forma é colocar em prática um exercício bem simples. Elabore uma pergunta que você quer ver respondida pela sua pesquisa. Por que meus clientes não estão satisfeitos? Qual o melhor preço para este produto? Para quem eu devo vender meus produtos?

Vale escrever em um papel, abrir um documento do Word ou qualquer coisa do tipo. O importante é que você passe para a próxima fase só depois que tiver conseguido chegar a uma pergunta direta e objetiva.

Uma pergunta de cada vez

Quando começamos a planejar uma pesquisa de mercado, é normal querer investigar diferentes assuntos e entender tudo de uma vez. Mas é preciso definir com clareza qual resposta você quer obter com a sua pesquisa. Seu questionário não vai conseguir esclarecer todas as suas perguntas de uma só vez, então seja claro ao estabelecer aonde quer chegar.

Pesquisas que não tem um problema claro ou tentam responder várias questões ficam confusas, dificultam o raciocínio dos respondentes e – pior ainda – geram resultados inconclusivos.

Problemas de pesquisa de mercado

Definir o problema da pesquisa é um exercício simples, mas por ser tão importante, pode ser um pouco difícil de se colocar em prática. Mesmo assim, não se preocupe, vamos te ajudar a visualizar como são algumas das perguntas mais frequentes que uma pesquisa de mercado tenta responder.

Algumas perguntas comuns que podem ser o problema de uma pesquisa de mercado:

  • Existe demanda para o meu negócio no mercado?
  • Quanto devo cobrar pelo meu produto?
  • Meus futuros clientes fazem compras em e-commerce?
  • Meus clientes estão satisfeitos?
  • O que meu público vai achar desta campanha?
  • Por que os clientes não voltam a comprar na minha loja?
  • Como os clientes avaliam o meu atendimento?

Alinhando o problema e o questionário

Definida a pergunta principal que sua pesquisa deve responder, é hora de alinhar o problema com o questionário da pesquisa. Elabore o questionário de acordo com o problema que você definiu, inclusive colocando as perguntas em uma ordem coerente.

Se o objetivo da sua pesquisa é descobrir quanto o cliente pagaria pelo produto, por exemplo, é fácil estruturar a ordem das perguntas. Comece perguntando quanto ele costuma gastar com esse tipo de produto. Depois, pergunte quanto ele acha que seria um valor muito caro e/ou muito barato. Por fim, pergunte diretamente quanto ele consideraria pagar pelo seu próprio produto.

Caso esteja fazendo uma pesquisa de satisfação, cujo objetivo é medir a satisfação dos clientes, pergunte primeiro como o cliente avalia cada aspecto da experiência dele com sua marca. Em seguida, peça justificativas. Por fim, peça para que ele dê uma nota geral, avaliando o serviço.

Organizando o questionário de acordo com o objetivo, é mais fácil analisar os resultados e tirar conclusões a partir deles.

Problema da pesquisa X Amostra da pesquisa

O problema da sua pesquisa de mercado também deve estar de acordo com a amostra da pesquisa, ou seja, o recorte da população que responderá ao questionário.

Se o objetivo da sua pesquisa é avaliar uma campanha voltada para o público de mães com filhos pequenos, tenha certeza de que apenas esse público específico responderá à pesquisa.

Recomendado: Amostra: como definir quantas entrevistas fazer em uma pesquisa de mercado

Analisando os resultados da pesquisa mercadológica

Depois de feita a pesquisa, será possível conferir quão bem definido foi o seu problema. Dessa forma, na hora de analisar os dados, eles obviamente devem responder à sua pergunta inicial.

Se deu certo, parabéns! Seu problema foi bem definido e seus resultados trarão bons insights. Se não deu, é porque talvez seja hora de repensar sua estratégia de pesquisa. E nós podemos ajudar. Entre em contato com nosso time de especialistas e agende um horário para que possamos te ajudar com seu projeto.

Também poderá gostar de:

6 erros imperdoáveis na hora de fazer uma pesquisa de mercado Fazer uma pesquisa de mercado não precisa ser complicado, mas é preciso tomar alguns cuidados durante o processo para qu...
Quando fazer sua pesquisa de mercado com um painel de respondentes Antes de mais nada, o que é um Painel de Respondentes? É uma base online de consumidores que se cadastram para participa...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail