Como criar um questionário: 6 vídeos hilários da internet trazem 6 dicas para sua pesquisa

Daniela Schermann
Como criar um questionário: 6 vídeos hilários da internet trazem 6 dicas para sua pesquisa

Fazer uma pesquisa de mercado online está cada vez mais rápido, fácil e barato. Com as ferramentas digitais e os materiais gratuitos disponíveis, qualquer pessoa ou empresa pode criar o seu questionário, enviá-lo para o seu público-alvo e analisar os resultados sem sair da frente do computador.

Ainda assim, existem algumas técnicas que são essenciais para você fazer sua pesquisa de mercado. Nós reunimos aqui 6 dicas de como criar um questionário. E para que você jamais se esqueça delas, ilustramos cada uma com um vídeo famoso da internet:

1. Clareza no enunciado

Seja sempre muito claro ao redigir o enunciado das suas perguntas:

Perguntas mal elaboradas e confusas atrapalham a compreensão do respondente e você não vai conseguir obter as respostas que queria com a sua pesquisa.

2. Objetividade

É muito importante ser objetivo nos seus questionários. Perguntas retóricas, muito óbvias e desnecessárias não precisam ser feitas, ou você pode acabar obtendo respostas que não deseja:

3. Cuidado com perguntas abertas

Perguntas abertas são aquelas em que o respondente escreve as respostas com suas próprias palavras. Elas são muito úteis para que você consiga captar a opinião e a percepção sobre algum tema que esteja pesquisando. No entanto, é preciso tomar muito cuidado ao utilizá-las, pois você pode obter respostas não muito claras:

Recomendado para você:  Perguntas abertas: usar ou não na sua pesquisa de mercado?

4. Evite perguntas tendenciosas

Acredite ou não, muitas vezes fazemos perguntas tendenciosas em nossos questionários sem nem perceber. Um adjetivo que utilizamos, a forma como redigimos a questão ou até mesmo a ordem das perguntas no questionário podem acabar direcionando os entrevistados para respostas diferentes daquelas que eles dariam espontaneamente.

Além disso, ao analisar os dados, cuidado com conclusões equivocadas ou precipitadas, que influenciam a sua leitura sobre os dados e tiram a transparência dos resultados.

5. Respostas diferentes do que você esperava

Ao criar uma pesquisa de mercado, é normal que você queira testar uma hipótese ou validar uma ideia. Mas tenha em mente que, muitas vezes, as respostas podem ser diferentes daquelas que você esperava:

Se você não estiver pronto para lidar com resultados adversos, talvez não seja a hora de você fazer sua pesquisa.

6. Abandono de questionário

Ao fazer uma pesquisa de mercado em nosso painel de respondentes, nós garantimos a entrega completa da sua amostra. No entanto, se você fizer a pesquisa com seus próprios contatos, é preciso ter em mente que algumas pessoas vão abandonar seu questionário no meio:

Não dá pra correr atrás de cada respondente como a repórter fez, mas existem algumas dicas que diminuem a taxa de abandono da sua pesquisa: pesquisas mais curtas, paginação e outros pontos podem evitar que seus entrevistados abandonem o seu questionário.

Gostou das nossas dicas? Quer começar a criar seu questionário? Então baixe o nosso infográfico que ensina Como criar um questionário infalível e cadastre-se agora mesmo no Opinion Box.

Também poderá gostar de:

7 GIFs de Orange Is The New Black para entender pesquisa de mercado Pesquisa de mercado já é um termo bastante comum na vida de muitas pessoas e empresas. Mesmo assim, muita gente ainda nã...
Como fazer um teste de questionário infalível Para que a sua pesquisa de mercado conquiste os resultados esperados e forneça os dados que você está precisando para to...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail