Como a pesquisa de mercado pode ajudar sua estratégia de social media

Pedro D'Angelo
Como a pesquisa de mercado pode ajudar sua estratégia de social media

Todo mundo sabe que a internet é onde tudo acontece atualmente. E a rede de computadores, já há um certo tempo, é a plataforma mais visível de relacionamento entre marcas e clientes. Se você está pensando em abrir um negócio ou sua empresa ainda não está presente na internet de forma concreta, é bem provável que entrar nas redes sociais esteja em seus planos. E com razão, uma vez que a presença nas mídias da internet contribui – e muito – para o crescimento de um empreendimento, seja para aumentar as vendas, cativar clientes, melhorar a imagem da marca e estreitar o relacionamento com o público em geral.

Como qualquer outro projeto interno de uma empresa, construir presença nas redes sociais deve partir de uma base teórica que justifique os passos que serão dados. Se aqui no blog já ensinamos como as redes sociais podem ajudar a sua pesquisa de mercado, hoje vamos falar do contrário: como utilizar a pesquisa de mercado para construir e aprimorar sua estratégia de social media.

Conheça seu público

Antes de implantar uma estratégia sólida de social media, é preciso saber exatamente quem vai consumir o seu conteúdo. Para isso, você deve ter em mente o tipo de pessoa que compõe seu público e já consome ou consumirá eventualmente o seu produto. Para isso, determine suas Buyer Personas, ou seja, os clientes ideais do seu negócio.

No Marketing, as Buyer Personas permitem entender se o seu cliente está mais preocupado com preço baixo ou se está disposto a pagar mais caro por um acabamento diferenciado, ajudam a definir em quais canais investir a sua campanha e também quais tipos conteúdos ele gostaria de receber através do Marketing Digital. Para saber mais sobre o assunto, aproveite, já disponibilizamos aqui um questionário com 25 perguntas que não podem faltar em uma pesquisa de definição de Buyer Personas.

Onde está seu futuro seguidor?

Apenas conhecer o público não é o bastante na hora de definir uma estratégia de social media. Além de saber quem é o seu consumidor, você tem que encontrá-lo onde ele está, ir até ele. Para isso, existe um tipo de pesquisa especificamente para traçar o perfil do seu futuro seguidor: a pesquisa de hábitos de mídia. Pesquisar esse assunto é uma forma tradicional de saber onde o consumidor passa seu tempo e consome informações. Nesse caso, pergunte ao seu público quanto tempo ele costuma passar online em que redes sociais está cadastrado e com que frequência as acessa, se está conectado mais pelo celular ou pelo computador e quais os horários em que mais usa a internet.

Como sua marca é vista?

As redes sociais também podem ajudar a construir ou desconstruir a imagem de uma marca. A forma de falar na internet e o conteúdo gerado devem condizer com o posicionamento da empresa e a imagem que ela deseja manter. Se está na dúvida em relação a isso, pesquise com seu público a forma como ele enxerga o seu negócio. Assim, é possível saber se sua marca é vista como mais formal, mais descontraída, mais ou menos acessível e, assim, alinhar melhor o discurso que será adotado no meio online.

Recomendado para você: Pesquisa de imagem de marca: O que é, como fazer e o que você pode aprender com ela

Usando pesquisas para engajar

No mundo das redes sociais, é sempre bom lembrar: engajamento é tudo. E responder pesquisas pode ser uma ótima forma de promover engajamento entre público e marca. Oferecer aos seguidores um questionário em que eles possam opinar sobre seu produto, por exemplo, não só pode ajudar a aprimorar o seu serviço, mas também estabelece um canal de comunicação saudável que empodera clientes e os faz se sentir realmente relevantes para a marca que eles consomem.

Fazendo sua pesquisa no Opinion Box, uma das formas de coleta das respostas é justamente pelas redes sociais. Ao invés de enviar o questionário para nosso painel de respondentes ou para sua própria lista de e-mail, considere gerar um link para ser compartilhado em sua página no Facebook, no perfil do Twitter ou em qualquer outro site. Quer saber mais sobre as formas de coleta das respostas ou como fazer o melhor questionário para suas redes sociais? Entre em contato conosco agora mesmo.

Também poderá gostar de: