Opinion Box e Mobile Time pesquisam: Comércio móvel no Brasil

Daniela Schermann
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Opinion Box e Mobile Time pesquisam: Comércio móvel no Brasil

Você costuma fazer compras através do seu smartphone? O Opinion Box e o Mobile Time se uniram mais uma vez para pesquisar o comércio móvel no Brasil. Esta é a quarta edição da pesquisa, tem como objetivo entender o comportamento de compra mobile dos consumidores.

Veja quais foram os principais resultados:

A pesquisa

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Comércio Móvel no Brasil foi realizada pela plataforma de pesquisa de mercado online do Opinion Box em março de 2017.

Nesta edição, foram entrevistados 1.958 brasileiros que acessam a internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Esta é a quarta edição da pesquisa, que vem sendo realizada periodicamente desde 2015. A edição anterior foi realizada há seis meses, em setembro de 2016.

Quem são os consumidores móveis brasileiros?

Se compararmos os resultados desta pesquisa com a edição anterior, a proporção de brasileiros que realizam compras pelo smartphone cresceu dentro da margem de erro, passando de 71% em setembro de 2016 para 73% agora.

Por outro lado, 75% dos entrevistados afirmam que atualmente fazem mais compras pelo smartphone do que faziam há seis meses. Ou seja, ainda que o número de consumidores móveis não tenha aumentado significativamente, eles estão gastando mais através deste canal.

E qual o perfil desses consumidores? O hábito de fazer compras pelo celular está presente de forma equivalente entre homens (74%) e mulheres (72%), mas é mais comum entre as pessoas de classes mais altas (77% nas classes AB) do que mais baixas (81% nas classes CDE).

Além disso, quanto mais jovem, maior a probabilidade de a pessoa ser um consumidor móvel. 75% dos entrevistados entre 16 e 49 anos afirmam que já fizeram compras de mercadoria pelo smartphone. Esse número cai para 55% entre aqueles com 50 anos ou mais.

Um dado curioso é que a região com a maior proporção de consumidores móveis no Brasil é o Nordeste. 78% dos nordestinos já fizeram pelo menos uma compra de mercadoria pelo celular. No sul, esse número cai para 74%. Sudeste e Centro-Oeste empatam com 71% e o Norte é a região com menor proporção de consumidores móveis, com 69%.

Como é a experiência de compra no comércio móvel?

A boa notícia é que a satisfação do brasileiro em relação à sua experiência de compra pelo smartphone continua alta. 95% dos consumidores móveis estão satisfeitos, sendo que a praticidade é apontada como a principal vantagem por 67% dos entrevistados. 52% destacaram a comodidade, 45% gostam da velocidade e 44% afirmam que os descontos encontrados no canal são o grande atrativo.

As categorias de produto mais comercializadas pelos smartphones são eletroeletrônicos (49%), roupas (47%), livros (36%), eletrodomésticos (34%) e refeições (31%).

Entre os 5% dos insatisfeitos com a experiência de compra pelos smartphones, 49% destacaram a dificuldade de encontrar o produto ou serviço desejado no app ou site da loja e 25% apontaram problemas com o sistema de pagamento.

Relatório completo da pesquisa de comércio móvel no Brasil

Quer conferir os resultados completos da pesquisa com gráficos, comparações com as edições anteriores e as análises detalhadas do Fernando Paiva, editor do Mobile Time? É só baixar o relatório gratuitamente.

Os resultados podem ser compartilhados, desde que sejam dados os devidos créditos à fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box: Comércio móvel no Brasil – Fevereiro de 2017.

E para fazer a sua própria pesquisa de mercado e obter insights exclusivos sobre seu mercado ou produto e sobre o comportamento de compra dos seus consumidores, entre em contato com o Opinion Box.

Opinion Box e Mobile Time pesquisam: Comércio móvel no BrasilOpinion Box e Mobile Time pesquisam: Comércio móvel no BrasilOpinion Box e Mobile Time pesquisam: Comércio móvel no BrasilOpinion Box e Mobile Time pesquisam: Comércio móvel no Brasil

Também poderá gostar de:

AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail