Opinion Box e SouBH: case de pesquisa de mercado para portal de notícias

Pedro D'Angelo
Opinion Box e SouBH: case de pesquisa de mercado para portal de notícias

Quando você lê uma notícia, uma matéria jornalística, para onde seu olho vai primeiro? Vou confessar que, correndo o olhar sobre um texto, eu acabo procurando números e sinais de porcentagem. Na minha experiência, como leitor, jornalista e como profissional de pesquisa de mercado, os dados de pesquisa em uma notícia são sempre o que me atrai logo de cara no texto. Por isso, acredito que os dados cumprem um papel importante em um texto jornalístico.

Uma pesquisa de mercado tem muito a acrescentar em uma reportagem. Para explicar o porquê disso e explicar como usar os dados, vou te contar sobre um case muito legal que temos no Opinion Box. É a nossa parceria com o portal de notícias SouBH, que vem unindo dados de pesquisa a reportagens super especiais sobre nossa cidade.

Por que fazer jornalismo com dados

Antes de mais nada, por que é importante usar dados de pesquisa no jornalismo? E como fazer isso?

Os dados de pesquisa em um texto jornalístico servem, basicamente, para embasar o texto. Além disso, eles costumam servir de ponto de partida para o jornalista construir um tema. E também o ajuda a guiar a reportagem sempre se baseando em dados, e nunca em achismos. Assim, é possível mostrar o que a população, ou parte dela, pensa sobre determinado tema ou assunto. Nas pesquisa periódicas que fazemos com o SouBH, é exatamente assim que funciona.

Desenvolvemos juntos algumas pesquisas em torno de temas pertinentes sobre Belo Horizonte. A partir do tema, entrevistamos a população através de um questionário de pesquisa de mercado online. Com os dados coletados, a equipe de jornalismo do SouBH parte para a investigação jornalística do caso. Os jornalistas entrevistam a população, órgãos públicos e demais envolvidos na história. Assim conseguimos criar, em conjunto, textos ricos em informação e que desvendam os hábitos, o comportamento e a opinião do belo-horizontino sobre temas diversos.

Seguindo esse formato, já descobrimos com o SouBh que:

Viu como os dados ajudam a enriquecer o conteúdo e oferecer uma base sólida para o jornalismo? Todos os dados levantados pelas pesquisas do SouBH têm validade estatística ao representar o universo de internautas da cidade, com entrevistas coletadas em todas as regiões da cidade, com pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais, de ambos os sexos.

Quem pode fazer uma pesquisa de mercado

Se você chegou até aqui nesse texto, provavelmente você já tem a resposta dessa pergunta. Foi-se o tempo que as pesquisas de mercado eram tarefas inalcançáveis, realizadas apenas por especialistas em pesquisa. Agora você também pode!

Com as plataformas digitais, fazer uma pesquisa ficou muito mais fácil. Os resultados chegam mais rápido, para combinar com a vida corrida do profissional de comunicação, e o custo está cada vez mais acessível. É possível realizar uma pesquisa até mesmo gratuitamente. Essa é a missão que tentamos cumprir todos os dias no Opinion Box: democratizar as pesquisas de mercado.

Como usar dados de pesquisa no jornalismo

E na prática, usar dados de pesquisa de mercado no jornalismo não é nada difícil. O que os jornalistas precisam fazer é se dedicar a encontrar as informações mais pertinentes, com as fontes certas e a confiabilidade indispensável.

Para fazer isso, você precisa:

  • Definir o objeto de estudo, o tema que será abordado tanto na reportagem quando na pesquisa inicial;
  • Escolher as fontes de dados que serão utilizadas. Primeiro, será feita uma Desk Research? Uma pesquisa de mercado online?
  • Quem será o público da pesquisa? Esse público corresponde aos principais envolvidos e interessados na matéria que for desenvolver?
  • Criar o questionário. Executar a pesquisa e coletar os dados;
  • Analisar os dados da pesquisa, retirando as informações relevantes jornalisticamente;
  • Apurar mais informações, entrevistar fontes e escrever o texto jornalístico.

Seguindo esses seis passos você terá um material rico e confiável. É só cumprir todas as etapas corretamente que o texto vai transmitir valor real para o seu público. O leitor e o jornalismo agradecem.

Que tipo de dados você pode obter

E agora que já falamos sobre a parte prática, resta exemplificar que tipo de dados você pode obter para o conteúdo jornalístico. Assim como na parceria com o SouBH, é possível descobrir mais sobre a opinião da população de forma geral. As pesquisas de mercado online podem ajudar a levantar insatisfações da população, seus hábitos de compra e consumo, a forma como eles avaliam empresas e instituições e muito mais.

Basta ter um objetivo claro, redigir as perguntas corretamente, aplicá-las ao público certo e os dados chegarão até você. Se precisar de ajuda, confira nossa seção de dicas de pesquisa. Nosso objetivo aqui no blog é ajudar em todas as etapas das pesquisas, desde a definição do problema da pesquisa até a análise dos dados.

Sobre o SouBH

O SouBH é o portal mais completo sobre a capital mineira. Desde 2010, o site é a referência ao mostrar o que a cidade tem de melhor em gastronomia, negócios, cultura, arte, festas e shows, moda, turismo e tudo mais sobre o dia a dia em BH. Tanto o portal quanto o Opinion Box são mineiros de coração e trabalham para conhecer melhor e informar o belo-horizontino. Conheça o conteúdo mais completo sobre BH.

Quer fazer uma pesquisa de mercado?

Depois dessas informações, surgiu uma oportunidade de fazer uma pesquisa de mercado? Conheça as soluções do Opinion Box para entrevistar internautas de todo o Brasil. Temos mais de 150 mil respondentes prontos para dar sua opinião sobre qualquer assunto, nas mais diversas pesquisas online.

Por fim, se tiver alguma dúvida sobre pesquisa de mercado, não deixe de entrar em contato com nosso time. Estamos aqui para ajudar. Assine nossa newsletter, acompanhe nosso blog e não perca o conteúdo mais completo sobre pesquisa de mercado online no Brasil.

Também poderá gostar de: