Case de pesquisa de mercado: um estudo sobre voluntariado e engajamento

Daniela Schermann
Case de pesquisa de mercado: um estudo sobre voluntariado e engajamento

Uma das coisas mais interessantes de se trabalhar com pesquisa de mercado é a variedade de assuntos, temas e situações que nos envolvemos diariamente. A cada projeto, temos novos aprendizados, conhecimentos e curiosidades que nos ajudam a compreender melhor os consumidores, as pessoas e o mundo. São diferentes tipos de case de pesquisa de mercado que tornam nossa experiência mais rica.

Conhecemos pessoas, empresas e projetos sobre os mais diferentes temas e com trajetórias incríveis. A Santo Caos, por exemplo, é um cliente que admiramos muito e que, a cada projeto de pesquisa de mercado que realiza com a gente, nos inspira mais.

Fundada em 2013, a Santo Caos é uma consultoria de engajamento, que fortalece as conexões entre diferentes públicos e instituições. No final de 2016, a empresa realizou mais um estudo com a gente. O tema, dessa vez, foi voluntariado e engajamento. Além da pesquisa quantitativa com o Opinion Box, a Santo Caos também fez uma pesquisa qualitativa, e os resultados foram muito bacanas.

Case de pesquisa de mercado: objetivos do estudo

De acordo com a Santo Caos, o voluntariado ainda não tem o peso estratégico que deveria ter no mundo corporativo. O objetivo da empresa, portanto, era entender o comportamento, a percepção e a relação das pessoas com o voluntariado. Para isso, foram entrevistadas 828 pessoas de todas as regiões do país.

Principais resultados

A pesquisa descobriu vários dados interessantes. A primeira grande conclusão é que os funcionários que são voluntários pela empresa são 16% mais engajados com a empresa. E 93% dos voluntários empresariais sentem que são reconhecidos em suas empresas. Além disso, 89% dos gestores consideram que o voluntariado empresarial faz a pessoa ser um profissional melhor.

Outro dado relevante que a pesquisa descobriu foi que o voluntariado, além de gerar engajamento, também é facilmente compartilhável. 77% dos voluntários já levaram uma outra pessoa para fazer ações de voluntariado.

Jean Soldatelli, sócio-diretor da Santo Caos, comentou sobre a pesquisa de mercado: “O estudo traz uma nova visão para o voluntariado, indo além do bem que ele faz para a sociedade, mas entendendo também o retorno que ele traz ao voluntário e às empresas que promovem o voluntariado. O Opinion Box teve o papel de nos conectar a voluntários e não-voluntários de todo o Brasil, nos auxiliando a ter essa percepção e a conseguir fazer esse estudo pioneiro no país.”

Confira outros resultados da pesquisa sobre voluntariado e engajamento.

Quer fazer sua pesquisa de mercado e obter seus próprios insights? Converse com o Opinion Box. E confira outros cases de pesquisa de mercado aqui no blog.

Também poderá gostar de: