Os tipos de pesquisa de mercado para pesquisas de bens de consumo

Daniela Schermann
Os tipos de pesquisa de mercado para pesquisas de bens de consumo

Entender o comportamento do consumidor é fundamental para quem trabalha com bens de consumo. Como saber a melhor forma de desenvolver, divulgar e vender produtos sem conhecer de perto o seu público-alvo?

Existem diversos tipos de pesquisa de mercado que as empresas de bens de consumo podem fazer. Não só para conhecer o comportamento do consumidor, mas também para traçar estratégias de comunicação, entender se os clientes estão satisfeitos e muitas outras informações importantes.

Por isso, se você trabalha em uma empresa de bens de consumo, preste muita atenção e boa leitura!

Por que fazer pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta estratégica para ajudar as empresas a tomar decisões. Ela oferece dados e informações sobre seu mercado, público-alvo, concorrentes e sobre seu próprio negócio.

Com estas informações em mãos, é possível tomar decisões com mais segurança, sem medo de errar. Assim, antes de lançar um novo produto, colocar no ar uma campanha ou tomar uma decisão estratégica, é preciso fazer uma pesquisa de mercado e ouvir o que as pessoas pensam sobre sua marca, produto ou serviço.

Tipos de pesquisa de mercado para bens de consumo

O mercado de bens de consumo é muito grande e variado, por isso, existem diferentes tipos de pesquisa que podem ser feitas. Conheça algumas delas e veja quais se adaptam melhor à sua empresa:

Comportamento do consumidor

As pesquisas de comportamento do consumidor vão te ajudar a entender melhor o seu público-alvo. É possível conhecer os hábitos de compras tanto dos seus clientes quanto de potenciais clientes.

Entenda como os consumidores pesquisam produtos, quais itens pesam mais na hora de decidir por uma marca e quais meios de pagamento preferem. Além disso, entenda os desejos, medos e anseios que movem o consumidor. Dessa forma, é possível ter insights importantes para desenvolver novos produtos, campanhas ou outras ações.

Teste de produto

Antes de lançar um produto, é possível identificar qual será a aceitação deste produto no mercado. Entenda se o produto vai agradar os consumidores, se eles pagariam por ele e quanto.

Mesmo produtos que já estão no mercado podem ser testados para entender a aceitação e opinião das pessoas em relação a ele.

Teste de embalagem

Produtos incríveis em embalagens erradas não vendem. A embalagem é o que é exibido em campanhas, é a primeira coisa que o cliente vê e o que ele toca antes de decidir pela compra. Por isso, não dá para errar na embalagem.

Qual o tamanho ideal para uma embalagem de leite? Qual cor combina mais com uma embalagem de shampoo? Uma pesquisa de teste de embalagem responde diversas perguntas que vão tornar seu produto mais atraente e eficiente.

Teste de campanha

Você testou seu produto, testou a embalagem e agora tem certeza que seu produto será um sucesso. Mas, ao criar a campanha para divulgar o produto, alguma coisa deu errado. Resultado: as unidades encalharam nas prateleiras.

Entender qual a forma mais atraente de divulgar um produto, destacar os atributos certos e passar uma mensagem clara para seus clientes é fundamental para que os resultados aconteçam.

Por isso, antes de colocar um anúncio na TV, na revista ou mesmo nas plataformas digitais, faça um teste de campanha e entenda como o conceito e as peças serão avaliadas pelos consumidores.

Pesquisa de elasticidade de preço

Precificar produtos nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso entender os custos embutidos em cada unidade, considerar as tributações, definir uma margem de lucro e ainda levar em conta os preços praticados pelos seus concorrentes.

O problema, ainda, é que, ao encontrar o equilíbrio entre todas essas variáveis e disponibilizar o produto no mercado, você pode descobrir que, por diversos motivos, seus consumidores simplesmente não estão dispostos a pagar aquele valor.

Antes de precificar um produto, é fundamental fazer uma pesquisa de elasticidade de preço e entender quanto seus clientes estão dispostos a pagar por uma unidade.

Pesquisas com colaboradores

As pessoas que trabalham em qualquer empresa podem contribuir e muito com o desenvolvimento do produto. São os colaboradores que estão em contato com os clientes, que conhecem de perto os processos da empresa e que podem sugerir melhorias, cortes de gastos ou novas oportunidades.

Além disso, é importante manter seus funcionários satisfeitos e engajados. Por isso, ouça o que eles têm a dizer sobre sua marca e produto, sobre o ambiente de trabalho e sobre sua própria função na empresa.

Pesquisa de imagem de marca

O que os consumidores pensam sobre sua marca ou produto? Se você não sabe responder essa pergunta com precisão, é preciso fazer uma pesquisa de imagem de marca.

E lembre-se, se a sua resposta começa com “eu acho que eles pensam que…” a pesquisa se torna ainda mais importante. A pesquisa de mercado existe para acabar com o achismo. É preciso entender quais diferenciais, defeitos e atributos estão associados à sua marca.

Com essas informações, é possível entender como se comunicar com seus clientes, oportunidades de melhorias e os desafios da marca.

Como fazer pesquisa de mercado

Agora que você já conheceu os principais tipos de pesquisa de mercado, deve estar se perguntando como fazer uma pesquisa de mercado.

Hoje, é possível fazer uma pesquisa de mercado online de forma simples, rápida e acessível.Aqui no Opinion Box, nós entregamos pesquisas de mercado completas, em média, em cinco dias úteis.

Além disso, nós temos um painel de respondentes em todo o país com mais de 100 mil consumidores online, prontos para responder à sua pesquisa. Você pode segmentar os entrevistados de acordo com o perfil demográfico ou por características mais específicas. Por exemplo, você pode fazer pesquisas apenas com mães, motorizados, pessoas responsáveis pela compras da casa, pessoas que consomem carnes etc.

Os respondentes são qualificados e auditados constantemente para garantir a credibilidade dos dados. Você mesmo pode criar o seu questionário e lançar a sua pesquisa sozinho, ou contar com o apoio do nosso time de especialistas. Cuidamos do seu projeto do início ao fim.

Quer conhecer o Opinion Box e saber o que os seus consumidores pensam? Entre em contato com a gente.

Também poderá gostar de:

Comportamento do consumidor: quem são as pessoas que compram e consome... Entender o comportamento do consumidor é entender como as pessoas pesquisam e consomem produtos e serviços. É entender q...
Pesquisa de Mercado: O que é, como fazer e questionários de pesquisa No dia a dia do seu trabalho, como você costuma tomar decisões importantes? A pesquisa de mercado é uma importante ferra...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail