3 profissões que estão em alta e o que elas têm a ver com pesquisa de mercado

Daniela Schermann
3 profissões que estão em alta e o que elas têm a ver com pesquisa de mercado

O mercado de trabalho está sempre em constante transformação. Seja por mudanças no cenário macroeconômico, por novidades tecnológicas ou por inúmeros outros fatores, há momentos em que algumas profissões estão mais em alta do que outras. E com o passar dos anos, esse cenário tende a mudar novamente.

Como os mais diversos processos vem sendo automatizados, a capacidade analítica vem se tornando um diferencial cada vez mais importante para os profissionais de diversas áreas, assim como a capacidade de se adaptar às mudanças e às inovações.

Veja três profissões relacionadas ao mundo da pesquisa de mercado que já estão em alta e que devem se valorizar ainda mais nos próximos anos:

Analista de Big Data

Esse profissional é o responsável por processar, analisar e criar relatórios a partir de grandes volumes de dados, que vão permitir diferentes insights, como por exemplo, entender melhor sua base de clientes.

A utilização do big data para compreender o comportamento de compras e de uso dos clientes é uma forma de pesquisa de mercado. Fazendo isso é possível gerar informações muito interessantes e com aplicações que vão ampliar as vendas e melhorar a experiência do seu cliente ou usuário.

Muitas áreas já vem fazendo grande avanço na utilização desses grandes bancos de dados. Alguns exemplos são o mercado de Telecom, os serviços de streaming de música e filmes, como Netflix e Spotify, as lojas de e-commerce e muitos outros, mas ainda há muitos desafios a serem explorados para quem quer utilizar o Big Data.

Recomendado para você: Eleições de Obama: resultado da parceria entre Big Data e pesquisas

Especialista em Marketing Digital

Conforme o comportamento do consumidor muda, as empresas precisam entender e se adaptar a essas novidades. Nos novos processos de compra, o Marketing Digital se torna essencial e demanda cada vez mais dos profissionais. É preciso dominar ferramentas e saber traçar estratégias para que sua marca seja encontrada e relevante no ambiente virtual.

Entre os conhecimentos que o Especialista em Marketing Digital precisa ter, está a pesquisa digital. Essa é a melhor forma de conhecer o seu consumidor, os seus hábitos de compra e medir a satisfação dos seus clientes, entre outras inúmeras possibilidades.

Analista de Pesquisa de Mercado

O analista de pesquisa de mercado, ou quem trabalha com inteligência de mercado tem um mercado, muito vasto para explorar.

Como nós já dissemos aqui no blog, a pesquisa se torna cada vez mais importante em tempos de crise. Henrique Bessa, diretor da Michael Page, deu um rápido depoimento para a Exame.com em que ele destaca a importância da inteligência de mercado para que as marcas consigam se destacar em cenários mais competitivos e acirrados:

Também poderá gostar de:

5 séries de TV para quem faz pesquisas de mercado É fácil pensar em exemplos de filmes e séries para publicitários, administradores e empreendedores. Mas se você pensa qu...
5 termos de pesquisa de mercado que você precisa conhecer Para fazer uma pesquisa de mercado, você não precisa ser um especialista. Basta conhecer algumas técnicas e seguir algum...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail